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A transparência é um dos valores fundamentais do Hospital de Clínicas, que mantém canais de comunicação permanentes para divulgação de informações, prestação de contas e interação dos usuários com a instituição. São exemplos a Ouvidoria, o SIC, o portal na internet, os perfis das mídias sociais e as divulgações de notícias na imprensa.

O HCPA também observa as normas de governança corporativa e de transparência na administração pública descritas nas leis federais 13.303/2016 e 12.527/2011, decreto 8.945/2016 e resolução CGPAR 05/2015. Aqui, nesta página da Transparência, são disponibilizados, proativamente, documentos e conteúdos que proporcionam pleno acesso do cidadão a todas informações relevantes sobre a governança da instituição, suas políticas, normas, projetos, ações, resultados e muito mais. 

Em uma instituição pública como o HCPA, a Governança Corporativa compreende os mecanismos para o desenvolvimento de políticas capazes de garantir que os resultados desejados pela sociedade sejam definidos e alcançados.
Envolve um conjunto de princípios, regras e processos que regem a gestão da instituição, suas relações internas e externas e os mecanismos de controle.

CARTA ANUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA

O HCPA publica e divulga anualmente sua Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa, com a finalidade de dar transparência aos compromissos assumidos pela instituição, em vinculação com políticas públicas; às entregas para a sociedade, na forma de assistência, ensino e pesquisa em saúde; ao desempenho institucional em relação às metas propostas; e à aplicação de recursos para o atingimento dos resultados.

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2021

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2020

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2019

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2018

Missão
Ser um referencial público em saúde, prestando assistência de excelência, gerando conhecimento, formando e agregando pessoas de alta qualificação.

Propósito
Vidas fazendo mais pela vida.

Valores
- Respeito à pessoa

Reconhecer o direito de cada um de tomar decisões e agir em um ambiente de acolhida, valorização, confiança e respeito às individualidades.

- Competência técnica

Promover o aprimoramento permanente da excelência, agilidade e efetividade dos serviços prestados pela instituição.

- Trabalho em equipe

Estimular e proporcionar condições para a atuação integrada, coesa e colaborativa entre os membros de um mesmo grupo e entre os integrantes de diferentes equipes.

- Comprometimento institucional

Promover e estimular a responsabilidade dos colaboradores com os resultados institucionais, sustentada pelo orgulho de integrar e ajudar a construir permanentemente uma instituição de excelência.

- Austeridade

Gerir o patrimônio público com parcimônia, integridade, honestidade e efetividade, comprometendo todos os colaboradores com esta postura.

- Responsabilidade social

Comprometer-se com a saúde integral das pessoas e com a sustentabilidade econômica e ambiental, contribuindo para a qualidade de vida, a cidadania e o desenvolvimento do país.

- Transparência

Manter canais de comunicação permanentes para a divulgação de informações e prestação de contas sobre as ações institucionais, construindo uma relação de confiança com colaboradores e sociedade.

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 1) Órgão com poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao objeto da instituição. Possui competência para alterar o capital social e o Estatuto da empresa, bem como para eleger seus conselheiros a qualquer tempo. É composta pela União, única acionista do HCPA.

2) Órgão que visa auxiliar a União na verificação da conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores e conselheiros fiscais. 

3) Órgão permanente de fiscalização, de atuação colegiada e individual.

4) Órgão colegiado de deliberação estratégica e controle da gestão.

5) Órgão de controle interno, que auxilia o Poder Executivo e o Conselho de Administração no controle da gestão, visando à melhoria dos processos de controle internos, da qualidade
e segurança das informações e dos ativos, além de opinar sobre questões contábeis e financeiras.

6) Canal de comunicação que representa o usuário na instituição.

7) Órgão de suporte ao Conselho de Administração no que se refere ao exercício de suas funções de auditoria e de fiscalização sobre a qualidade das demonstrações contábeis e a efetividade dos controles internos e das auditorias interna e independente.

8) Dirige, supervisiona, coordena e controla as atividades e as políticas de assistência, ensino, pesquisa e administração.

9) Órgão executivo de administração e representação, que assegura o funcionamento regular do HCPA, em conformidade com o Conselho de Administração.

10) Órgão responsável por promover o ambiente de gestão de riscos e compliance, garantindo a manutenção de controles capazes de mitigar os riscos em níveis aceitáveis, bem como levar a cultura de integridade a toda instituição. 

Atendimento ao público:

Rua Ramiro Barcelos, 2350

Bairro Santa Cecília - Porto Alegre / RS

Telefone: 51 3359-8000

 

ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS

Assembleia Geral

De 15 a 30 de abril de 2020**
A AGO será agendada pela PGFN em um dia entre 15 de abril e 30 de abril

Conselho Fiscal

Ministério da Educação:
ODIMAR BARRETO DOS SANTOS currículo - Titular 
EDILSON URBANO DA SILVA currículo - Suplente
DANILO DUPAS RIBEIRO currículo - Titular
JOÃO CARLOS GONÇALVES BARRETO currículo - Suplente

Ministério da Economia:
MARCELO CALLEGARI HOERTEL currículo - Titular
FERNANDO JOSÉ ALVES DOS SANTOS currículo - Suplente  

Cronograma de reuniões do Conselho Fiscal

MÊS DIA
Janeiro 28
Fevereiro 25
Março 11***, 15** e 17 ord.
Abril 29
Maio

26

Junho 23
Julho 21
Agosto 25
Setembro 22
Outubro 20
Novembro 17
Dezembro 15

**AGO em abril- Reunião conjunta Conselhos Administração e Fiscal (Participação do Comitê de Auditoria)
***Reunião Extraordinária - com auditoria independente.

Conselho de Administração

Recentes:

Arquivo

VICTOR GODOY VEIGA - currículo
Representante do Ministério da Educação
Nomeado no Conselho de Administração nº 453 de 28/09/2020;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária n° 15 de 20/10/2020.

DJACI VIEIRA DE SOUSA -
currículo
Representante do Ministério da Educação
Nomeado no Conselho de Administração nº 460 de 26/04/2021;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 20 de 02/06/2021.

RODRIGO OTÁVIO MOREIRA DA CRUZ - currículo
Representante do Ministério da Saúde
Nomeado no Conselho de Administração nº 461 de 31/05/2021;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária n° 20 de 02/06/2021.

ADRIANA DENISE ACKER - currículo
Representante do Ministério da Economia
Nomeada no Conselho de Administração nº 452 de 31/08/2020;
Eleita em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.

LEANDRO GOSTISA - currículo
Representante do Ministério da Economia
Nomeado no Conselho de Administração nº 452 de 31/08/2020;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.

HELIO HENKIN - currículo
Representante da Reitoria da UFRGS
Nomeado no Conselho de Administração nº 452 de 31/08/2020;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.

PATRICIA HELENA LUCAS PRANKE - currículo
Representante da Reitoria da UFRGS
Nomeada no Conselho de Administração nº 457 de 25/01/2021;
Eleita em Assembleia Geral Extraordinária nº 17 de 09/02/2021.

LÚCIA MARIA KLIEMANN - currículo
Representante da Faculdade de Medicina da UFRGS
Nomeada no Conselho de Administração nº 452 de 31/08/2020;
Eleita em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.

ANA MARIA MÜLLER DE MAGALHÃEScurrículo
Representante da Escola de Enfermagem da UFRGS
Nomeada no Conselho de Administração nº 460 de 26/04/2021;
Eleita em Assembleia Geral Extraordinária nº 20 de 02/06/2021.

NADINE DE OLIVEIRA CLAUSELL - currículo
Diretora-presidente do HCPA
Nomeada no Conselho de Administração nº 452 de 31/08/2020;
Eleita em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.

EVANDRO LUIS FAGUNDES - currículo 
Representante do Empregados do HCPA
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 006 de 02/07/2018;
Prorrogado prazo em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.


* Prazo de gestão unificado de dois anos, a partir de 31 de agosto de 2020.


Cronograma de reuniões do Conselho de Administração

MÊS DIA
Janeiro 25
Fevereiro 22
Março 15**
Abril 26
Maio

31

Junho 28
Julho 26
Agosto 30
Setembro 27
Outubro 25
Novembro 22
Dezembro 13/20

** AGO em março - reunião conjunta Conselhos Administração e Fiscal (Participação do Comitê de Auditoria)

 Diretoria Executiva

Diretora-Presidente
Professora NADINE OLIVEIRA CLAUSELL - currículo 
Diretor Médico  
Professor MILTON BERGER - currículo
Diretor Administrativo
JORGE LUIS BAJERSKI - currículo 

Diretor de Enfermagem

VAGO

Diretor de Ensino

VAGO

Diretor de Pesquisa

VAGO

 

* Prazo de gestão unificado de dois anos, a partir de 2 de julho de 2020


Cronograma de reuniões da Diretoria Executiva

MÊS DIA
Janeiro 4
Fevereiro 3*
Março 1
Abril 5
Maio

3

Junho 7
Julho 5
Agosto 2
Setembro 6
Outubro 4
Novembro 3*
Dezembro 29/11

 - Segundas-feiras dias 1º de fevereiro e 1º de novembro são vésperas de feriados (2 fevereiro e 2 novembro).

 

ÓRGÃOS DE APOIO

Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração

HÉLIO HENKIN - Currículo
ANA MARIA MÜLLER DE MAGALHÃES - Currículo
RENE GUIMARÃES ANDRICH - Currículo

 

Comitê de Auditoria

 

RENE GUIMARAES ANDRICH  currículo - Presidente
AQUILES DE MATTOS currículo
MARCO ANTONIO MAYER FOLETTO 

Horário de início das reuniões: 8h

MÊS

REUNIÃO 1

REUNIÃO 2

Janeiro

17

28

Fevereiro

6

10

Março

5

25

Abril

9

30

Maio

7

28

Junho

4

25

Julho

9

30

Agosto

6

26

Setembro

9

30

Outubro

8

28

Novembro

12

25

Dezembro

3

15

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC
MILTON RIBEIRO - Ministro 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CARLOS ANDRÉ BULHÕES  currículo - Reitor 

Coordenadoria Administrativa
João Antônio Paim Rodrigues - currículo 
Sala 2219 - 2º andar Norte
Fone: (51) 3359-8180
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Coordenadoria de Clientes Institucionais
Laís Maciel Guterres Zeilmann - currículo
Sala 2219 - 2º andar Norte
Fone: (51) 3359-8250
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Coordenadoria de Comunicação
Camila Barths - currículo 
Sala 2200B - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8773
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Coordenadoria de Engenharia e Manutenção
Jorge Giora - currículo
Sala 0065 D - Subsolo Norte
Fone: (51) 3359-8817
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Coordenadoria de Gestão Contábil
Luciana Raupp Rios Wohlgemuth - currículo
Sala 170 - 1º andar Sul
Fone: (51) 3359-8946
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Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação
André Mena Ávila - currículo 
Sala 2282 - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8014
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Coordenadoria de Gestão de Pessoas
Ligia Ventura - currículo 
Sala 2223 - 2º andar Norte
Fone: (51) 3359-8219
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Coordenadoria de Gestão de Riscos e de Integridade Corporativa
Gustavo Salomão Pinto - curriculo
Sala 24101 - 1º andar
Fone: (51) 3359-7865
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Coordenadoria de Gestão Financeira
Neiva Teresinha Finato - currículo 
Sala 170 - 1º andar Sul
Fone: (51) 3359-8104
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Coordenadoria de Hotelaria
Denise Severo dos Santos - currículo
Sala 2100 A - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8251
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Coordenadoria de Suprimentos
Simone Dalla Pozza Mahmud - currículo 
Sala 169 - 1º andar Sul
Fone: (51) 3359-8170
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Coordenadoria Jurídica
Jairo Henrique Gonçalves
Sala 2204 - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8207
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Controladoria Geral da União (CGU)
2011
Certificado de Auditoria

2012
– Documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas

2013
Relatório de Auditoria
Certificado de Auditoria

2014 – Documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas 
 
2015 – Documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas  
 

2016
Relatório e Certificado de Auditoria


2017
– documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas

2018
Relatório de Auditoria
Certificado de Auditoria
 
2019 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas
 
 
Tribunal de Contas da União (TCU)

2012
– documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas

2013

2014
–documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas 
 
2015 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas  

2016 - Acórdão 6.557/2018 - TCU 2ª Câmara

2017 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas

2018 – Acórdão 5.882/2020 - TCU 1ª Câmara

2019 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas

 

Auditoria Externa
Os relatórios dos auditores constam dos seguintes Relatórios de Gestão:
 
Auditoria Interna
Plano anual
Relatório anual
 
 
 

Riscos corporativos 

A gestão dos riscos corporativos é efetuada pela Coordenadoria de Gestão de Riscos e Integridade Corporativa (CGRIC), que desenvolve ações de capacitação e auxilia os gestores no estabelecimento de níveis adequados de aceitabilidade de risco e de suficiência dos controles internos.

A definição das áreas para mapeamento e avaliação de riscos corporativos considera a relevância e o risco inerente de cada processo.

Como instituição acreditada internacionalmente – e, portanto, compromissada com a qualidade e segurança da assistência – e empresa pública alinhada a práticas de compliance, o HCPA possui ações sistemáticas para identificação, monitoramento e mitigação dos riscos aos quais está exposto, procurando minimizar seus impactos.

Riscos assistenciais

O HCPA conta com a Gerência de Risco Sanitário-Hospitalar (GR) para avaliar e combater os riscos à saúde e segurança dos pacientes. Uma de suas principais frentes de atuação diz respeito ao monitoramento de incidentes e eventos que poderiam ter resultado ou resultaram em dano ao paciente, compreendendo as seguintes categorias: circunstância notificável, quase erro, incidente sem dano incidente com dano (evento adverso).

Riscos internos

Financeiros | de imagem  | de pessoal | tecnológicos.

Riscos externos

Econômicos | legais e regulatórios | socioambientais | naturais | tecnológicos.

Integridade

O incentivo à ética e à conduta adequada de todos os colaboradores é uma prática constante no HCPA.  A direção, comunidade interna e terceiros têm sua conduta norteada pelos princípios de integridade corporativa, que visam garantir a proteção do interesse público e a promoção do bem comum.

A instituição conta com um Código de Conduta e Integridade, que é amplamente divulgado por meio de campanhas institucionais e cursos em plataforma digital. Quando há ciência de eventual dano ao erário ou ocorrências disciplinares, os fatos são apurados em sindicância ou Processo Administrativo Disciplinar, conforme avaliação e decisão da Diretoria Executiva. Destacam-se, ainda, os controles de acesso ao patrimônio e aos sistemas informatizados e bancos de dados da empresa. São definidos diferentes perfis de acesso, de acordo com as atribuições de cada função, e as aprovações e controles ocorrem dentro do sistema hierárquico existente.

Supervisão e controle

O HCPA mantém um sistema de controles internos que visa minimizar a ocorrência de fraudes, erros e práticas ineficazes de gestão. A legitimidade e a legalidade dos atos são avaliadas pela Coordenadoria de Gestão de Auditoria Interna (CGaudi), por meio de ações definidas em seu plano anual, elaborado com base em riscos e sintonizado com o planejamento estratégico da instituição.

Os mecanismos de avaliação desenvolvidos pela CGaudi visam examinar os resultados da instituição nos aspectos de economicidade, eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, de pessoal e demais sistemas administrativos operacionais. Os resultados são periodicamente acompanhados pelo Conselho de Administração e apresentados às instâncias de governança do HCPA.