Início do Conteúdo

 

A transparência é um dos valores fundamentais do Hospital de Clínicas, que mantém canais de comunicação permanentes para divulgação de informações, prestação de contas e interação dos usuários com a instituição. São exemplos a Ouvidoria, o SIC, o portal na internet, os perfis das mídias sociais e as divulgações de notícias na imprensa.

O HCPA também observa as normas de governança corporativa e de transparência na administração pública descritas nas leis federais 13.303/2016 e 12.527/2011, decreto 8.945/2016 e resolução CGPAR 05/2015. Aqui, nesta página da Transparência, são disponibilizados, proativamente, documentos e conteúdos que proporcionam pleno acesso do cidadão a todas informações relevantes sobre a governança da instituição, suas políticas, normas, projetos, ações, resultados e muito mais. 

Em uma instituição pública como o HCPA, a Governança Corporativa compreende os mecanismos para o desenvolvimento de políticas capazes de garantir que os resultados desejados pela sociedade sejam definidos e alcançados.
Envolve um conjunto de princípios, regras e processos que regem a gestão da instituição, suas relações internas e externas e os mecanismos de controle.

CARTA ANUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA

O HCPA publica e divulga anualmente sua Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa, com a finalidade de dar transparência aos compromissos assumidos pela instituição, em vinculação com políticas públicas; às entregas para a sociedade, na forma de assistência, ensino e pesquisa em saúde; ao desempenho institucional em relação às metas propostas; e à aplicação de recursos para o atingimento dos resultados.

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2023

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2022

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2021

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2020

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2019

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2018

Missão
Prestar assistência humanizada e de excelência, gerar conhecimento e inovação e formar pessoas comprometidas com nossos valores.

Visão
Ser protagonista na transformação de realidades em saúde.

Propósito
Vidas fazendo mais pela vida.

Valores
- Respeito à pessoa

Reconhecer o direito de cada um de tomar decisões e agir em um ambiente de acolhida, valorização, confiança e respeito às individualidades.

- Competência técnica

Promover o aprimoramento permanente da excelência, agilidade e efetividade dos serviços prestados pela instituição.

- Trabalho em equipe

Estimular e proporcionar condições para a atuação integrada, coesa e colaborativa entre os membros de um mesmo grupo e entre os integrantes das diferentes equipes.

- Comprometimento institucional

Promover e estimular a responsabilidade dos colaboradores com os resultados institucionais, sustentada pelo orgulho de integrar e ajudar a construir permanentemente uma instituição de excelência.

- Austeridade e Integridade

Gerir o patrimônio público com parcimônia, integridade, honestidade e efetividade, comprometendo todos os colaboradores com esta postura.

- Responsabilidade social

Comprometer-se com a saúde integral das pessoas e com a sustentabilidade econômica e ambiental, contribuindo para a qualidade de vida, a cidadania e o desenvolvimento do país.

- Transparência

Manter canais de comunicação permanentes para a divulgação de informações e a prestação de contas sobre as ações institucionais, construindo uma relação de confiança com colaboradores e sociedade.

DO HCPA:

  • O capital do HCPA pertence integralmente à União.

Base jurídica da estrutura organizacional e das competências

Regimentos

Regulamentos

Normas

Códigos

EXTERNOS:

grafico relatorio video rev1

 1) Órgão com poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao objeto da instituição. Possui competência para alterar o capital social e o Estatuto da empresa, bem como para eleger seus conselheiros a qualquer tempo. É composta pela União, única acionista do HCPA.

2) Órgão que visa auxiliar a União na verificação da conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores e conselheiros fiscais. 

3) Órgão permanente de fiscalização, de atuação colegiada e individual.

4) Órgão colegiado de deliberação estratégica e controle da gestão.

5) Órgão de controle interno, que auxilia o Poder Executivo e o Conselho de Administração no controle da gestão, visando à melhoria dos processos de controle internos, da qualidade e segurança das informações e dos ativos, além de opinar sobre questões contábeis e financeiras.

6) Canal de comunicação que representa o usuário na instituição.

7) Órgão de suporte ao Conselho de Administração no que se refere ao exercício de suas funções de auditoria e de fiscalização sobre a qualidade das demonstrações contábeis e a efetividade dos controles internos e das auditorias interna e independente.

8) Dirige, supervisiona, coordena e controla as atividades e as políticas de assistência, ensino, pesquisa e administração.

9) Órgãos executivos de administração e representação, que asseguram o funcionamento regular do HCPA, em conformidade com o Conselho de Administração.

10) Órgão responsável por promover o ambiente de gestão de riscos e compliance, garantindo a manutenção de controles capazes de mitigar os riscos em níveis aceitáveis, bem como levar a cultura de integridade a toda instituição. 

Atendimento ao público:

Rua Ramiro Barcelos, 2350

Bairro Santa Cecília - Porto Alegre / RS

Telefone: 51 3359-8000

ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS

Assembleia Geral

Atas Assembleia Geral 2023

Atas Assembleia Geral 2022

Atas Assembleia Geral 2021

Atas Assembleia Geral 2020

Atas Assembleia Geral 2019

Atas Assembleia Geral 2018

Atas Assembleia Geral 2017

Conselho Fiscal

Atas Conselho Fiscal 2023

Atas Conselho Fiscal 2022

Atas Conselho Fiscal 2021

Atas Conselho Fiscal 2020

Atas Conselho Fiscal 2019

Atas Conselho Fiscal 2018

Atas Conselho Fiscal 2017

Ministério da Educação:
JANAÍNA CARLA FARIAS currículo - Titular 
MARCELO MENDONÇA - currículo - Suplente
GILVANA PONTE LINHARES DA SILVA currículo - Titular
CARGO VAGO - Suplente
 
Ministério da Economia:
HILTON FERREIRA DOS SANTOS currículo - Titular e presidente
CARGO VAGO - Suplente
Conselho de Administração

Atas Conselho de Administração 2023

Atas Conselho de Administração 2022

Atas Conselho de Administração 2021

Atas Conselho de Administração 2020

Atas Conselho de Administração 2019

Atas Conselho de Administração 2018

Arquivo atas Conselho de Administração anteriores 2018

ANA MARIA MÜLLER DE MAGALHÃEScurrículo
Representante da Escola de Enfermagem da UFRGS
Nomeada no Conselho de Administração nº 460 de 26/4/2021;
Eleita em Assembleia Geral Extraordinária nº 20 de 2/6/2021.

ANDRÉ TIAGO DA LUZ TARTAS - currículo 
Representante do Empregados do HCPA
Nomeado no Conselho de Administração nº 479 de 29/8/2022;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 27 de 28/9/2022.

ANGELO VINICIUS A. DO NASCIMENTO AZEVEDO RODAcurrículo
Representante do Ministério da Educação
Nomeado no Conselho de Administração nº 498 de 31/7/2023;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 31 de 27/7/2023.

DANILO KNIJNIK - currículo
Representante da Reitoria da UFRGS
Nomeado no Conselho de Administração nº 479 de 29/8/2022;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 27 de 28/9/2022.

JULIANA MARIA DE ALMEIDA BARROS - currículo
Representante do Ministério da Fazenda
Aprovada no Conselho de Administração nº 500 de 28/8/2023;
Eleita em Assembleia Geral Extraordinária nº 32 de 22/9/2023.

LÚCIA MARIA KLIEMANN - Presidente - currículo
Representante da Faculdade de Medicina da UFRGS
Nomeada no Conselho de Administração nº 452 de 31/8/2020;
Eleita em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.

MÁRCIO TAVARES DOS SANTOS - currículo
Representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Aprovado e nomeado no Conselho de Administração nº 500 de 28/8/2023;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 32 de 22/9/2023.

MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO - currículo
Representante do Ministério da Educação
Nomeada no Conselho de Administração nº 497 de 26/6/2023;
Eleita em Assembleia Geral Extraordinária nº 31 de 27/7/2023. 

NADINE DE OLIVEIRA CLAUSELL - currículo
Diretora-presidente do HCPA
Nomeada no Conselho de Administração nº 452 de 31/8/2020;
Eleita em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.

NILTON PEREIRA JÚNIOR - currículo
Representante do Ministério da Saúde
Aprovado no Conselho de Administração nº 500 de 28/8/2023;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 32 de 22/9/2023.

PATRICIA HELENA LUCAS PRANKE - currículo
Representante da Reitoria da UFRGS
Nomeada no Conselho de Administração nº 457 de 25/1/2021;
Eleita em Assembleia Geral Extraordinária nº 17 de 9/2/2021.

* Prazo de gestão unificado de dois anos, a partir de 2 de julho de 2022.

 Diretoria Executiva

Diretora-Presidente
Professora NADINE OLIVEIRA CLAUSELL - currículo 

Diretor Médico  
Professor BRASIL SILVA NETO -currículo

Diretor Administrativo
JORGE LUIS BAJERSKI - currículo 

Diretora de Enfermagem
NINON GIRADON DA ROSA - currículo

Diretora de Pesquisa
PATRICIA ASHTON-PROLLA - currículo

Diretora de Ensino
LUCIANA PAULA CADORE STEFANI - currículo

 * Prazo de gestão unificado de dois anos, a partir de 2 de julho de 2022, conforme Reunião Conselho de Administração nº 476, de 27 de junho de 2022.

ÓRGÃOS DE APOIO

Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração

Atas Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração 2022

Atas Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração 2021

Atas Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração 2020

Atas Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração 2019

Atas Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração 2018

Atas Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração 2017

ANA MARIA MÜLLER DE MAGALHÃES - Presidente - Currículo
DANILO KNIJINIK - Currículo
LUIZ JOSÉ NOGUEIRA LIMA - Currículo

Comitê de Auditoria

Atas Comitê de Auditoria 2022

Atas Comitê de Auditoria 2021

Atas Comitê de Auditoria 2020

Atas Comitê de Auditoria 2019

FERNANDO NASCIMENTO ZATTA - Presidente - currículo 
LUIZ JOSÉ NOGUEIRA LIMA - currículo
CARGO VAGO

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC
VICTOR GODOY VEIGA - currículo - Ministro (interino)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CARLOS ANDRÉ BULHÕES  currículo - Reitor 

Coordenadoria de Gestão dos Negócios Assistenciais
Laís Maciel Guterres Zeilmann - currículo
Sala 2219 - 2º andar Norte
Fone: (51) 3359-8250
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria de Comunicação
Camila Barths - currículo 
Sala 2200B - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8773
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria de Engenharia e Manutenção
Talita Uzeika - currículo
Edifício da Engenharia Predial
Fone: (51) 3359-8145
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria de Gestão Contábil
Luciana Raupp Rios Wohlgemuth - currículo
Sala 170 - 1º andar Sul
Fone: (51) 3359-8946
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação
André Mena Ávila - currículo 
Sala 2282 - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8014
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria de Gestão de Auditoria Interna
Gustavo Salomão Pinto - curriculo
Sala 2200E - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8629
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria de Gestão de Pessoas
Marisol Silveira de Oliveira - currículo
Sala 2223 - 2º andar Norte
Fone: (51) 3359-8219
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria de Gestão de Riscos e de Integridade Corporativa
Guilherme Leal Camara - currículo
Sala 24101 - 1º andar
Fone: (51) 3359-7865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria de Gestão Financeira
Neiva Teresinha Finato - currículo 
Sala 170 - 1º andar Sul
Fone: (51) 3359-8104
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria de Hotelaria
Patricia da Silva Lima de Souza - currículo
Sala 2100 A - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8251
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria de Suprimentos
Simone Dalla Pozza Mahmud - currículo 
Sala 169 - 1º andar Sul
Fone: (51) 3359-8170
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria Jurídica
Jairo Henrique Gonçalves - currículo
Sala 2204 - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8207
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Coordenadoria de Gestão de Riscos e integridade Corporativa (CGRIC) foi criada em 2017, por determinação da Lei 13.303, de 30 de junho de 2016, e tem como objetivo assessorar a presidência do HCPA no controle da gestão, visando a prevenção de riscos e a integridade corporativa da instituição.

Clique aqui para acessar o site

 

RELATÓRIO DE GESTÃO

Relatório de 2022 - on-line I PDF

   

 Controladoria Geral da União (CGU)

 2022 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

Tribunal de Contas da União (TCU)

2022 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

 

Controladoria Geral da União (CGU) 

2011

Relatório de Auditoria

Certificado de Auditoria

2012 
– Documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

2013
Relatório de Auditoria

Certificado de Auditoria

2014 – Documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas 

2015 – Documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas  

2016
Relatório e Certificado de Auditoria

2017 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

2018
Relatório de Auditoria
Certificado de Auditoria

2019 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

2020 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

2021 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

Tribunal de Contas da União (TCU)

2011

2012 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

2013

2014
 –documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

2015 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas  

2016 - Acórdão 6.557/2018 - TCU 2ª Câmara

2017 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

2018 – Acórdão 5.882/2020 - TCU 1ª Câmara

2019 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

2020 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

2021 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de auditoria de prestação de contas

Normas Gerais da Auditoria Interna

Auditoria Interna
Plano anual 

2024
2023

2022


Relatório anual

2022

 

Auditoria Interna

Plano anual

2015
2016
2017
2018
2019
2020 
2021

Relatório anual

2015
2016
2017
2018
2019

2020
2021