Início do Conteúdo

residencias medica slider

O Programa de Residência Médica (PRM) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, que tem como objetivo a qualificação de profissionais nas áreas médicas, sob orientação de médicos de elevada qualificação profissional e ética, sendo o padrão ouro para obtenção do título de especialista em diferentes áreas da Medicina. 

Em todos os programas são desenvolvidas atividades práticas, sob a forma de estágio hospitalar supervisionado por preceptores e especialistas, cumprindo uma carga horária de 60 horas semanais, incluindo um plantão de 24h. As atividades teóricas, seminários e estágios seguem as normas estabelecidas por cada Programa de Residência Médica, conforme Resoluções da CNRM.

A instituição conta com mais de 560 médicos residentes. A cada ano o HCPA oferece cerca 280 novas vagas para médicos residentes, distribuídos em 45 PRMs e 41 áreas de atuação.

A Comissão de Residência Médica (Coreme) faz a gestão dos Programas de Residência Médica e das Áreas de Atuação oferecidos pelo HCPA, trabalhando em conjunto com os serviços e a Diretoria Executiva do  hospital. A Coreme é uma instância auxiliar da Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), sendo formada por um coordenador, um professor representante da Faculdade de Medicina da UFRGS, um supervisor (preceptor) e um residente de cada uma das grandes áreas (Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Interna, Pediatria e Psiquiatria).

Mais informações sobre alguns dos programas oferecidos podem ser conferidas no canal do YouTube do hospital, através dos links abaixo: 

PEDIATRIA  I MEDICINA INTERNA  I  CIRURGIA GERAL                                       

 

 

Programas de Residência (clique aqui)

Processo Seletivo (clique aqui)

Estágio Optativo (clique aqui)

 

 

Contato

Residência Médica

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Fone: (51) 3359.6216
Sala 6155 - 6º andar (Bloco C)