Início do Conteúdo

O INCT BioOncoPed irá integrar a comunidade de pesquisa em câncer infantil no Brasil, em colaboração com grupos internacionais de excelência. O INCT irá combinar pesquisa biológica com pesquisa clínica aplicada à melhoria dos protocolos de tratamento existentes e aumento dos índices de cura. Irá agregar além disso aplicações da pesquisa à assistência médica, à inovação e empreendedorismo para gerar novos produtos e serviços qualificados, bem como ao apoio aos pacientes e suas famílias, bem como iniciativas de comunicação e educação para a comunidade. As estratégias incluem análises genômicas avançadas, sequenciamento, bioinformática, modelos celulares, desenho e síntese de novos compostos terapêuticos e ensaios clínicos inovadores.

Contato:

Localização: Centro de Pesquisa Experimental - sala 12210

Coordenação: Rafael Roesler

Telefone: (51) 3359.7616

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O INRaras visa a desenvolver estratégias e mecanismos para acelerar o diagnóstico dos indivíduos com doenças raras (DR), incluindo mapeamento de fluxos de acesso aos exames genômicos; oferecimento de exoma para pacientes sem definição diagnóstica; avaliação de estratégias para otimizar e reduzir custos de exames; estabelecimento de um registro nacional de DR; provimento de inovação em bioinformática; e promoção ações de capacitação e divulgação científica. Reúne 7 instituições nucleadoras, pioneiras no campo das DR e distribuídas nas cinco regiões do Brasil: UFRGS e HCPA (Instituições Sede), UNB, IFF/FIOCRUZ, Instituto René Rachou/FIOCRUZ, UFBA, e UFPA. A atuação em rede e as ações previstas podem colocar o Brasil em uma situação internacional de vanguarda e fortalecer o Sistema Único de Saúde. 

Contato:

Localização: Centro de Pesquisa Clínica - 5° andar

Coordenação: Ida Vanessa D. Schwartz

Telefone: (51) 3359.6344/ (51) 3359.6371

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A partir da sua sede no HCPA e das suas bases nas instituições associadas (UFRGS, UFRJ, Fiocruz, UPFA e Cemic), atua na investigação de doenças genéticas raras em comunidades específicas, tendo por objetivo o diagnóstico, manejo e prevenção dessas condições. Aplica os conceitos da Genética Médica Populacional, uma nova disciplina resultante da convergência entre Genética médica, humana, epidemiológica e comunitária.

Contato:

Localização: Centro de Pesquisa Clínica - sala 21506

Coordenação: Roberto Giugliani

Site: https://www.inagemp.bio.br/ 

Assista aqui o vídeo apresentando o trabalho desenvolvido durante os último anos.

Telefone: (51) 3359.6338

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tem como objetivos formar uma rede integrada de pesquisadores e instituições no Brasil envolvidos no tema da resistência bacteriana para estimular, aprimorar, inovar e ampliar o conhecimento dos mecanismos de resistência. O Inpra também objetiva a formação de recursos humanos especializados, a padronização de técnicas de detecção de resistência e a instrumentação de laboratórios para produção de dados representativos da realidade brasileira.

Contato:

Localização: Centro de Pesquisa Experimental - sala 12211

Coordenação: Afonso Luis Barth

Site: https://inpra.com.br/

Assista aqui o vídeo apresentando o trabalho desenvolvido durante os último anos.

Telefone: (51) 3359.8607

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Congrega os principais grupos de pesquisa, ensino e assistência médica no país, na área da saúde endocrinológica e reprodutiva da mulher, com o objetivo de consolidar uma proposta conjunta de pesquisa e desenvolvimento que se traduza em reais benefícios para a ciência, para o país e para a sociedade. Os projetos de pesquisa e desenvolvimento incluídos no INCT de Hormônios e Saúde da Mulher buscam, por um lado, rastrear, identificar, prevenir e tratar condições de maior risco relacionadas com a Endocrinologia Feminina, da infância à terceira idade, e, de outro, reconhecer situações ambientais, sociais, biológicas e genéticas que possam representar fatores de proteção à mulher.

Contato:

Localização: Centro de Pesquisa Clínica - sala 21607

Coordenação: Poli Mara Spritzer

Site: https://www.hormona.com.br/en/

Telefone: (51) 3359.8027

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atua na produção de evidências sobre incorporação de novos procedimentos, processos, equipamentos, sistemas, medicamentos e outras tecnologias em saúde, atendendo a demandas da sociedade através da transferência do conhecimento e da formação de recursos humanos para os setores governamental e produtivo. A pesquisa do INCT se concentra em temas como doenças crônicas e infecciosas, prevenção e gestão, atenção primária e alta complexidade.

Contato:

Localização: Centro de Pesquisa Clínica - sala 21507

Coordenação: Carisi Anne Polanczyk

Site: http://www.iats.com.br/

Assista aqui o vídeo apresentando o trabalho desenvolvido durante os último anos.

Telefone: (51) 3359.6325 / 3359.6367

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.