O INCT BioOncoPed irá integrar a comunidade de pesquisa em câncer infantil no Brasil, em colaboração com grupos internacionais de excelência. O INCT irá combinar pesquisa biológica com pesquisa clínica aplicada à melhoria dos protocolos de tratamento existentes e aumento dos índices de cura. Irá agregar além disso aplicações da pesquisa à assistência médica, à inovação e empreendedorismo para gerar novos produtos e serviços qualificados, bem como ao apoio aos pacientes e suas famílias, bem como iniciativas de comunicação e educação para a comunidade. As estratégias incluem análises genômicas avançadas, sequenciamento, bioinformática, modelos celulares, desenho e síntese de novos compostos terapêuticos e ensaios clínicos inovadores.
Contato:
Localização: Centro de Pesquisa Experimental - Sala 12210
Coordenação: Rafael Roesler
Telefone: (51) 3359.7616
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O INCT Biofotônica Translacional em Odontologia tem como objetivo desenvolver, validar e aplicar tecnologias biofotônicas para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças orais. Atua na pesquisa translacional, integrando ciência básica e clínica, com foco em lasers, fotobiomodulação, diagnóstico óptico e inovação tecnológica aplicada à Odontologia. Contato: Localização: Centro de Pesquisa Experimental Coordenação: Manoela Domingues Martins Telefone: (51) 3308.5011 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O INRaras visa a desenvolver estratégias e mecanismos para acelerar o diagnóstico dos indivíduos com doenças raras (DR), incluindo mapeamento de fluxos de acesso aos exames genômicos; oferecimento de exoma para pacientes sem definição diagnóstica; avaliação de estratégias para otimizar e reduzir custos de exames; estabelecimento de um registro nacional de DR; provimento de inovação em bioinformática; e promoção ações de capacitação e divulgação científica. Reúne 7 instituições nucleadoras, pioneiras no campo das DR e distribuídas nas cinco regiões do Brasil: UFRGS e HCPA (Instituições Sede), UNB, IFF/FIOCRUZ, Instituto René Rachou/FIOCRUZ, UFBA, e UFPA. A atuação em rede e as ações previstas podem colocar o Brasil em uma situação internacional de vanguarda e fortalecer o Sistema Único de Saúde.
Contato:
Localização: Centro de Pesquisa Clínica - 5° andar
Coordenação: Ida Vanessa D. Schwartz
Telefone: (51) 3359.6344/ (51) 3359.6371
O INCT-SMD visa consolidar e expandir a rede criada em 2008 com o INCT-TM, focando desafios nacionais em saúde mental. Introduzirá modelos de IA (Inteligência Artificial) para prever desfechos clínicos relevantes, como suicídio, transtornos mentais, recaídas em episódios de humor, incapacidade funcional e permitir intervenções precoces, além de desenvolver aplicativos para depressão. A rede será ampliada nacional e internacionalmente, integrando centros de excelência e fortalecendo a colaboração científica.
Contato:
Localização: Centro de Pesquisa Clínica e Centro de Pesquisa Experimental - Sala 12117
Coordenação: Flávio Kapczinski
Telefone: (51) 3359.8845
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O INCT-Saúde Única, Ciências Ômicas e Resistência Antimicrobiana (SOMAR) expande a rede científica consolidada no INCT-Instituto Nacional de Pesquisa em Resistência Antimicrobiana (INPRA). Visa desenvolver e implementar estratégias inovadoras e integradas de vigilância genômica e diagnóstico molecular para monitorar e compreender a disseminação de bactérias multirresistentes aos antibióticos, bem como patógenos de importância zoonótica, nos setores de saúde humana, animal e ambiental.
Contato:
Localização: Centro de Pesquisa Experimental - Sala 12211
Coordenação: Afonso Luis Barth
Telefone: (51) 3359.8607


















