O estágio obrigatório é definido no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Para realizar este tipo de estágio no HCPA a instituição de ensino deve ter acordo de cooperação vigente.

Com o acordo de cooperação vigente, o supervisor de estágio da instituição de ensino deve realizar o contato diretamente com a área pretendida para realização do estágio. Após o aceite da área, o aluno deve encaminhar a documentação para o Programa de Estágios da Diretoria de Ensino, respeitando cronograma anual para o ingresso.

Cronograma de ingresso de estágio obrigatório 2022 (clique aqui)

As instituições de ensino privadas e as públicas municipais e estaduais que desejam realizar acordo de cooperação com o HCPA devem preencher o formulário para manifestação de interesse, disponível abaixo em Novos acordos de cooperação. Após análise entraremos em contato com as instituições cadastradas.

A realização de estágio no HCPA de alunos de instituições públicas federais deve ser encaminhado através da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As vagas de estágio são preenchidas prioritariamente por alunos da UFRGS e instituições de ensino públicas federais conveniadas com essa universidade; as demais vagas são preenchidas pelos alunos selecionados das instituições de ensino com acordo de cooperação vigente com o HCPA.

O requerimento de estágio passa a ser on-line e preenchido em duas etapas: pela área concedente de estágio no HCPA e pelo candidato.

• Documentos necessários para encaminhamento on-line:

1. Carteira de Identidade (RG): A cópia do documento deve ser frente e verso da carteira de identidade ou frente e verso de outro documento oficial que contenha os dados do RG (número, data de expedição do RG e órgão expedidor do RG obrigatoriamente);

2.  Comprovante de situação cadastral do CPF: o candidato deve acessar o site da Receita Federal (disponível aqui) para a emissão do comprovante;

3. Certidão de quitação eleitoral: O candidato deve acessar o site da Tribunal Superior Eleitoral (disponível aqui) para a emissão da certidão e estar QUITE.

4. Comprovante de matrícula atualizado: A data de emissão deve estar atualizada;

5. Apólice de Seguro*: O candidato deve entrar em contato com a instituição de ensino. O documento deve conter o número da apólice e o nome da seguradora. *Dispensável para alunos da EPS.

6. Comprovante de residência: Somente serão aceitos comprovantes de água, luz ou telefone/internet, devendo estar no nome do aluno ou dos pais do mesmo. Caso o documento esteja em nome de outra pessoa, deverá ser feita uma declaração a próprio punho assinada conforme documento oficial, juntamente com a cópia frente e verso do documento do titular.

7. Print da tela do site dos correios com o número do CEP que consta no comprovante de residência (água, luz ou telefone): Site dos Correios para a conferência (disponível aqui).

8. Carteira de vacinação para COVID-19: Cópia frente e verso da carteira de vacinação ou Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 (disponível no aplicativo Conecte SUS) com QRcode.

Os novos acordos de cooperação entre o HCPA e instituições de ensino privadas para a realização de estágio obrigatório terão contrapartida financeira de 30% do valor da mensalidade da disciplina paga pelos alunos, independente do número de horas e da duração do estágio.

Os acordos de cooperação serão realizados com Universidades e Centros Universitários que possuírem nota 4 ou 5 na última apuração do Índice Geral de Cursos (IGC);

A manifestação de interesse das instituições de ensino privadas e públicas municipais e estaduais deve ser realizada através do preenchimento de formulário específico, disponível abaixo.

Os acordos serão firmados, conforme as vagas disponíveis para o curso solicitado. Iniciaremos com o projeto piloto para o Curso de Medicina (internato).

A cada nova etapa de análise, entraremos em contato com a instituição de ensino para iniciar a tramitação do processo.

Formulário para manifestação de Interesse - Acordo de Cooperação

Contato
Sala 6147 - 6º andar (Bloco C)
Segunda a sexta das 8h às 17h