Início do Conteúdo

LABORATÓRIOS TEMÁTICOS

 

PESQUISA CLÍNICA ACADÊMICA

Trabalha na área de diabetes e suas complicações, metabolismo, obesidade e Nutrição. As linhas de pesquisa contam com projetos que abrangem desde estudos mecanísticos da gênese do diabetes e suas complicações; otimização de métodos laboratoriais para o controle do diabetes e detecção de complicações; avaliação da eficácia e segurança de intervenções farmacológicas ou não no manejo do diabetes e obesidade; revisões sistemáticas e meta-análises e uso da telemedicina na transferência do cuidado de serviços terciários para a rede básica de saúde.

Pesquisadores responsáveis:

Andrea Carla Bauer - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cristiane Bauermann Leitao - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Daisy Crispim Moreira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fernando Gerchman - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Joíza Lins Camargo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Luciana Verçoza Viana - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Luis Henrique Santos Canani - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marcello Casaccia Bertoluci - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mauro Czepielewski  - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rogerio Friedman - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.     

Sandra Pinho Silveiro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tatiana Helena Rech - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Themis Zelmanovitz – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ticiana da Costa Rodrigues - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O grupo é liderado por professores da Escola de Enfermagem da UFRGS e enfermeiros do HCPA. Tem como objetivo o estudo de: intervenções de cuidado nos comportamentos de saúde; metodologias robustas (ensaios clínicos randomizados, coorte, revisão sistemática e meta-análise, custo-efetividade, validação e desenvolvimento de instrumentos e escores); processo de Enfermagem aliado à linguagem padronizada e sistemas eletrônicos de registro; estudo de indicadores clínicos como registros de enfermagem, quedas, lesão por pressão, dispositivos vasculares.

Pesquisadores responsáveis:

Amália de Fátima Lucena - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Eneida Rejane Rabelo da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Graziella Badin Aliti - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Isabel Cristina Echer - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Karina de Oliveira Azzolin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marco Aurélio Lumertz Saffi - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Miriam de Abreu Almeida - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O grupo tem como objetivo o estudo da fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das doenças da tireoide. É um centro de referência internacional no diagnóstico e tratamento dos carcinomas de tireoide, particularmente no diagnóstico molecular do carcinoma medular de tireoide. Desenvolve projetos de pesquisa acadêmica com apoio de agências de fomento nacional e internacional, bem como estudos patrocinados para tratamento de doença avançada.

Pesquisadores responsáveis:

Ana Luiza Silva Maia - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jose Miguel Silva Dora - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Poli Mara Spritzer - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rafael Selbach Scheffel - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Simone Magagnin Wajner - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O grupo tem por objetivo contribuir para o conhecimento sobre a história natural de doenças genéticas raras e também para o desenvolvimento de novos tratamentos, a partir da iniciativa dos seus pesquisadores. O grupo de pesquisadores envolvidos na proposta está em situação privilegiada para desenvolver essas atividades, uma vez que tem acesso a um número relevante de pacientes afetados em todo o país e tem uma ampla experiência em conduzir estudos clínicos observacionais e de história natural, vários deles em parceria com centros de primeira linha de outras regiões do mundo.

Pesquisadores responsáveis:

Roberto Giugliani - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Taiane Alves Vieira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Grupo multidisciplinar de pesquisadores cujo foco de pesquisa é a fisiopatologia e o manejo das doenças respiratórias. As linhas de pesquisa abordam a epidemiologia das doenças respiratórias, seus mecanismos e métodos diagnósticos e o efeito de intervenções (educação, medicamentos, fisioterapia e reabilitação, utilização de órteses endobrônquicas, estratégias de cuidado na UTI e transplante pulmonar).

Pesquisadores responsáveis:

Alexandre Simões Dias - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cassiano Teixeira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cristiano Feijó Andrade - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Danilo C Berton - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Denise Rossato Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gilberto Friedman - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Hugo Goulart de Oliveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marli Maria Knorst - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Paulo de Tarso Dalcin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Thiago Lisboa - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Formado por pesquisadores clínicos de diferentes disciplinas médicas, residentes e alunos de graduação e pós-graduação, com o intuito desenvolver projetos de pesquisa colaborativos que envolvam diferentes especialidades, compartilhando interfaces transversalmente para o avanço do conhecimento na Cardiologia de forma interdisciplinar. Áreas de interesse: insuficiência cardíaca, transplante cardíaco, interações cardio-renais, imagem cardiovascular e melhoria da qualidade, custo e avaliações da aplicabilidade de protocolos (efetividade) neste contexto.

Pesquisadores responsáveis:

Anderson Donelli da Silveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Andreia Biolo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Helena Barreto dos Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Luís Beck da Silva Neto - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maurício Pimentel - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nadine Oliveira Clausell - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ricardo Stein - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Roberto Ceratti Manfro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Caracteriza-se por ser inovador, transdisciplinar e translacional. Tem como objetivos principais identificar marcadores que auxiliem na compressão dos processos fisiológicos e fisiopatológicos da dor crônica e das doenças neuropsiquiátricas. Estas técnicas disruptivas introduzem uma nova perspectiva no diagnóstico e na tomada de decisão no tratamento da dor, nas doenças psiquiátricas e na neuroreabilitação.

Pesquisador responsável:

Wolnei Caumo- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A parte translacional do grupo de pesquisa associado ao Laboratório de Psiquiatria Molecular funciona como área de apoio para o desenvolvimento de projetos acadêmicos clínicos. O grupo vem desenvolvendo estudos clínicos de tratamentos inovadores, como a avaliação da eficácia dos derivados canabinóides em pacientes com depressão bipolar. Além dos projetos acadêmicos, o grupo trabalha em parceria com a indústria farmacêutica em clinical trials.

Pesquisadores responsáveis:

Adriane Ribeiro Rosa - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Clarissa Severino Gama - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ives Cavalcante Passos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Márcia Kauer Sant'Anna - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maria Ines Rodrigues Lobato - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mauricio Kunz - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pedro Vieira da Silva Magalhães - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Estuda doenças neurogenéticas, a maioria delas condições raras, negligenciadas e com poucos tratamentos disponíveis. Seu objetivo é investigar epidemiologia, fatores causais, fenótipos, história natural, biomarcadores, tratamentos e aspectos evolucionários e farmacogenéticos. As linhas de pesquisa estudam ataxias e doença de Huntington, paraparesias espásticas, doenças neuromusculares genéticas, leucodistrofias e doença de Parkinson.

Pesquisadores responsáveis:

Artur Schumacher Schuh - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jonas Alex Morales Saute - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laura Bannach Jardim - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maira Rozenfeld Olchik - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maria Luiza Saraiva Pereira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Nuclimed foi o primeiro grupo de pesquisa oficial do HCPA, com ampla experiência em condução de estudos clínicos e o primeiro grupo a conduzir um estudo de fase I na instituição. Em 2019, agregou à equipe pesquisadores expoentes do HCPA/UFRGS da Medicina Interna-infectologia e da Genética Médica. O “novo” NUCLIMED continuará atuando nas áreas de pesquisa acadêmica e patrocinada, principalmente nas áreas de farmacologia de doenças infecciosas e genéticas.

Pesquisadores responsáveis:

Eduardo Sprinz - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ida Vanessa Doederlein Schwartz - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Luciano Zubaran Goldani - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Paulo Dornelles Picon - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Têmis Maria Félix - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Reúne pesquisadores com expertise na área clínica e experimental com intersecção no estudo do humor, ritmos biológicos e qualidade de vida. Na área experimental, estuda ritmos biológicos, estresse, inflamação, neurotrofinas e melatonina.  Na área de desenvolvimento de medidas e intervenções (psicoterapias), é sede do centro brasileiro (Grupo WHOQOL). Pretende implementar projeto amplo com repercussão na instituição como a aplicação do Measurement-based care para tomada de decisões.

Pesquisadores responsáveis:

Marcelo Pio de Almeida Fleck - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marco Antonio Caldieraro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maria Paz Loayza Hidalgo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Neusa Sica da Rocha - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laboratório temático para estudos clínicos; testes fisiopatológicos e clínicos relacionados às funções cardiovascular, respiratória e metabólica; sínteses de evidências e análises de dados secundários; e análises de gestão e otimização de processos de saúde. O núcleo visa a pesquisa translacional em todos seus estágios, desde o contexto controlado de laboratório, passando pelas melhores práticas na assistência, desdobrando-se até seu uso nos serviços de saúde e disponibilização à comunidade.

Pesquisadores responsáveis:

Beatriz D´Agord Schaan - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Carisi Anne Polanczyk - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Daniel Umpierre de Moraes - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Graciele Sbruzzi - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rodrigo Ferrari da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A missão do grupo é ser um programa de pesquisa em nível de excelência internacional, promovendo a capacitação dos profissionais na pesquisa de ponta sobre o transtorno, possibilitando a difusão de conhecimentos e a melhoria do atendimento dos portadores, assim como, geração de tecnologias inovadoras em diagnóstico e tratamento. O programa é hoje o principal centro de pesquisa sobre o transtorno na América Latina e um dos cinco mais produtivos do mundo sobre o TDAH.

Pesquisadores responsáveis:

Claiton Henrique Dotto Bau - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Eugenio Horácio Grevet - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Luis Augusto Paim Rohde - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Programa de Transtornos do Desenvolvimento Emocional tem o objetivo de entender a etiologia, fisiopatologia, tratamento e prognóstico dos transtornos emocionais ao longo do ciclo vital e seus impactos na saúde pública. O programa é formado por três frentes de pesquisa: Programa de Depressão na Infância e Adolescência (ProDIA), Seção de Afetos Negativos e Processos Sociais (Sanps) e Programa de Transtornos de Ansiedade – Adulto e Infantil (Protan/Protaia). As três frentes de pesquisa contemplam depressão, irritabilidade e ansiedade. O grupo de pesquisa atua desenvolvendo pesquisa clínica de caráter primário, estudos epidemiológicos e com utilização de dados secundários. Além disso, atua ativamente na tradução dos achados científicos para a sociedade.

Pesquisadores responsáveis:

Christian Kieling - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Giovanni Abrahão Salum Júnior - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gisele Gus Manfro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

PESQUISA CLÍNICA PATROCINADA

Com mais de 20 anos de atuação, o grupo participou de estudos fase I, II, III e IV, bem como de estudos de história natural e programas de registro. Tendo se firmado ao longo do tempo como grupo líder no continente latino-americano em relação aos estudos clínicos para doenças lisossômicas, tem sido procurado para desenvolver estudos clínicos em outras doenças genéticas. Já foi inspecionado duas vezes pelo FDA, com resultados muito positivos. Conta com um grupo robusto de coordenadoras de estudos e de sub-investigadores, e com uma estrutura sólida em relação a apoio administrativo, gerencial e logístico.

Pesquisador responsável:

Roberto Giugliani - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Desenvolve estudos de iniciativa do investigador e conduz estudos clínicos patrocinados - nacionais e internacionais - na área de Hematologia benigna e maligna, adulto e pediátrico. A equipe possui qualificação na área e permanece em constante atualização. O desenvolvimento de estudos clínicos visa o conhecimento da eficácia e segurança de novas terapias, priorizando a segurança dos participantes de pesquisa.

Pesquisadores responsáveis:

Cristiane Seganfredo Weber - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laura Maria Fogliatto - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Liane Esteves Daudt - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lucia Mariano da Rocha Silla - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mariana Bohns Michalowski - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rosane Isabel Bittencourt - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tem como objetivo o estudo da fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das doenças da tireoide. Centro de referência internacional no diagnóstico e tratamento dos carcinomas de tireóide, particularmente no diagnóstico molecular do carcinoma medular de tireoide. Desenvolve projetos de pesquisa acadêmica com apoio de agências de fomento nacional e internacional, bem como estudos patrocinados para tratamento de doença avançada.

Pesquisadores responsáveis:

Ana Luiza Silva Maia - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Daisy Crispim Moreira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

José Miguel Silva Dora - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rafael Selbach Scheffel - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Simone Magagnin Wajner - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Estudos clínicos em doenças hepáticas, em especial doença hepática gordurosa alcoólica e não-alcooólica (DHGNA) e carcinoma hepatocelular (HCC), bem como em cirrose compensada e descompensada, incluindo acute-on-chronic liver failure (ACLF). Conduz, ainda, estudos em hepatites virais, colestases, doença inflamatória intestinal e transplante de fezes. Avalia em seus projetos desfechos clínicos e epidemiológicos e marcadores moleculares, inflamatórios, genéticos, miRNAs, microbiota e exossomas.

Pesquisadores responsáveis:

Carlos Fernando de Magalhães Francesconi - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cristina Flores - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Hugo Cheinquer - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mario Reis Alvares-da-Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Iniciou suas atividades em 2005, especialmente focado no desenvolvimento de pesquisa clínica patrocinada. O grupo conta com equipe de coordenação dedicada exclusivamente para pesquisa clínica. Realiza estudos multicêntricos internacionais e nacionais de relevância para assistência aos pacientes com diferentes categorias de doenças que afetam os rins e trato urinário. Entre as principais doenças renais estão a doença renal crônica nos diferentes estágios, incluindo as terapias renais substitutivas, a injúria renal aguda, as glomerulopatias entre outras situações que impactam na saúde renal.

Pesquisadores responsáveis:

Andrea Carla Bauer - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Carlos Alberto Prompt - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cristina Karohl - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Elvino José Guardão Barros - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fernando Saldanha Thomé - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Francisco José Veríssimo Veronese - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nos últimos 40 anos, centenas de projetos de pesquisa patrocinada foram desenvolvidos pelo núcleo, o que contribuiu para o aprimoramento na terapêutica de doenças como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, espondiloartrites, artrite psoriásica, osteoartrite e osteoporose. A atividade de pesquisa permitiu aos pacientes acesso a terapias inovadoras. Atualmente, cerca de 20 projetos de pesquisa patrocinada abrangendo diversas enfermidades da área da Reumatologia encontram-se em andamento.

Pesquisadores responsáveis:

Charles Lubianca Kohem – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Claiton Viegas Brenol - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

João Carlos Tavares Brenol - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Odirlei André Monticielo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rafael Mendonça da Silva Chakr - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ricardo Machado Xavier - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nos últimos anos o grupo do Laboratório de Investigação em Neurociência consolidou atividades da pesquisa acadêmica e patrocinada nas áreas de demência/doença de Alzheimer e de doença cerebrovascular. Participa, no momento, do maior ensaio clínico multicêntrico internacional, como centro coordenador no Brasil, para avaliar a eficácia de uma droga anti-amilóide para fases precoces da doença de Alzheimer (trial Graduate). Na área de cerebrovascular, lidera pesquisa de ponta brasileira vinculada ao MS.

Pesquisadores responsáveis:

Márcia Lorena Fagundes Chaves - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sheila C. Ouriques Martins - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Artur Francisco Schumacher Schuh - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Nuclimed foi o primeiro grupo de pesquisa oficial do HCPA, com ampla experiência em estudos clínicos e o primeiro grupo a conduzir um estudo de fase I na instituição. Em 2019, agregou à equipe pesquisadores expoentes do HCPA/UFRGS da Medicina Interna-Infectologia e Genética Médica. O novo núcleo continuará atuando nas áreas de pesquisa acadêmica e patrocinada, principalmente nas áreas de farmacologia de doenças infecciosas e genéticas.

Pesquisadores responsáveis:

Eduardo Sprinz - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ida Vanessa Doederlein Schwartz - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Luciano Zubaran Goldani - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Paulo Dornelles Picon - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Têmis Maria Félix - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atua na área de pesquisa clínica patrocinada, com atividades integradas com outros serviços clínicos e cirúrgicos, de acordo com as especificidades de cada projeto. É reconhecido pela indústria farmacêutica, através de monitorias internas e externas, pela agilidade no recrutamento de pacientes e confiabilidade dos procedimentos nas diversas etapas das pesquisas. Atualmente participa de dez projetos de pesquisa clínica, dos quais quatro estão na fase de recrutamento. Em 2019 foram atendidos, em média,  60 pacientes por semana. No último ano, o grupo vem apoiando e orientando estudos de pesquisa acadêmica. A meta é incrementar a relação com projetos acadêmicos e ampliar assim a sua relação com a comunidade científica nos próximos anos.

Pesquisador responsável:

Adamastor Humberto Pereira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atua no desenvolvimento de projetos de pesquisa clínica, trabalhando no novo conhecimento oncológico e proporcionando a pacientes a participação em estudos com novas drogas e indicações terapêuticas. A principal atividade é a realização de estudos clínicos oncológicos de fases II, III e IV, além de novo e recente desenvolvimento de uma equipe específica para atuar nos desafiadores estudos de fase I, dentro da missão do HCPA. A PCO é um grupo autossustentável, autogerido e importante captador de recursos da iniciativa privada para o HCPA. Estas características têm colocado o HCPA/CPC/PCO em destaque no meio de pesquisa clínica oncológica brasileira.

Pesquisadores responsáveis:

Pedro Emanulel Rubini Liedke - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rodrigo Perez Pereira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sergio Jobim de Azevedo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

OUTRAS ESTRUTURAS DO CPC

Atua na produção de evidências sobre incorporação de novos procedimentos, processos, equipamentos, sistemas, medicamentos e outras tecnologias em saúde, atendendo a demandas da sociedade através da transferência do conhecimento e da formação de recursos humanos para os setores governamental e produtivo. A pesquisa do INCT se concentra em temas como doenças crônicas e infecciosas, prevenção e gestão, atenção primária e alta complexidade.

Contato:

Localização: Centro de Pesquisa Clínica - sala 21507

Coordenação: Carisi Anne Polanczyk

Site: http://www.iats.com.br/

Telefone: (51) 3359.6325 / 3359.6367

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O INRaras visa a desenvolver estratégias e mecanismos para acelerar o diagnóstico dos indivíduos com doenças raras (DR), incluindo mapeamento de fluxos de acesso aos exames genômicos; oferecimento de exoma para pacientes sem definição diagnóstica; avaliação de estratégias para otimizar e reduzir custos de exames; estabelecimento de um registro nacional de DR; provimento de inovação em bioinformática; e promoção ações de capacitação e divulgação científica. Reúne 7 instituições nucleadoras, pioneiras no campo das DR e distribuídas nas cinco regiões do Brasil: UFRGS e HCPA (Instituições Sede), UNB, IFF/FIOCRUZ, Instituto René Rachou/FIOCRUZ, UFBA, e UFPA. A atuação em rede e as ações previstas podem colocar o Brasil em uma situação internacional de vanguarda e fortalecer o Sistema Único de Saúde. 

Contato:

Localização: Centro de Pesquisa Clínica - 5° andar

Coordenação: Ida Vanessa D. Schwartz

Telefone: (51) 3359.6344/ (51) 3359.6371

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A partir da sua sede no HCPA e das suas bases nas instituições associadas (UFRGS, UFRJ, Fiocruz, UPFA e Cemic), atua na investigação de doenças genéticas raras em comunidades específicas, tendo por objetivo o diagnóstico, manejo e prevenção dessas condições. Aplica os conceitos da Genética Médica Populacional, uma nova disciplina resultante da convergência entre Genética médica, humana, epidemiológica e comunitária.

Contato:

Localização: Centro de Pesquisa Clínica - sala 21506

Coordenação: Roberto Giugliani

Site: http://inct.cnpq.br/web/inct-inagemp

Telefone: (51) 3359.6338  

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Congrega os principais grupos de pesquisa, ensino e assistência médica no país, na área da saúde endocrinológica e reprodutiva da mulher, com o objetivo de consolidar uma proposta conjunta de pesquisa e desenvolvimento que se traduza em reais benefícios para a ciência, para o país e para a sociedade. Os projetos de pesquisa e desenvolvimento incluídos no INCT de Hormônios e Saúde da Mulher buscam, por um lado, rastrear, identificar, prevenir e tratar condições de maior risco relacionadas com a Endocrinologia Feminina, da infância à terceira idade, e, de outro, reconhecer situações ambientais, sociais, biológicas e genéticas que possam representar fatores de proteção à mulher.

Contato:

Localização: Centro de Pesquisa Clínica - sala 21607

Coordenação: Poli Mara Spritzer

Site: https://www.hormona.com.br/en/ 
Telefone: (51) 3359.8027

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.