Início do Conteúdo

Clique na imagem para ampliar:

dipe22

Acima estão os principais números da pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 2022 (fonte - Relatório de Gestão do HCPA). 

 

A pesquisa tem um papel central no HCPA desde a sua criação, constituindo, juntamente com a assistência e o ensino, os três pilares que compõem a missão institucional.

À Diretoria de Pesquisa compete definir e implantar as políticas de pesquisa na instituição. O foco das ações coordenadas pela Diretoria de Pesquisa se concentra no apoio aos mais de 660 projetos submetidos, na transferência de resultados de pesquisa para a sociedade, tendo como principais direcionadores a relevância e aplicabilidade das pesquisas desenvolvidas, o comprometimento com as políticas públicas e a formação de recursos humanos qualificados. Nesse sentido, o HCPA é um polo de geração de conhecimento em saúde que produz por ano mais de 800 publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais e atua como catalisador do desenvolvimento de produtos e processos inovadores aplicáveis às práticas de saúde para a população.

O HCPA é hoje um dos mais importantes cenários de prática para pesquisadores em formação no país, e conquistou uma posição de destaque na produção e disseminação de conhecimentos em saúde, sendo reconhecido no cenário científico nacional e internacional e colocando a ciência a serviço da transformação de realidades.

A Diretoria de Pesquisa desenvolve suas ações através dos seguintes serviços e unidades: Serviço de Bioética, Serviço de Pesquisa Clínica, Serviço de Pesquisa Experimental, Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Biomédica, Serviço de Gestão em Pesquisa e Assessoria a Projetos e Captação de Recursos de Pesquisa. Para tal, conta com uma equipe de 55 profissionais contratados, além de seis professores da UFRGS.