Apresentação

A evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem sido gigantesca e vem atingindo todos os setores, inclusive o da saúde, possibilitando a organização dos processos e tornando os serviços prestados aos clientes mais humano​s​, integra​is​ e individualizado​s​.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre sempre ​liderou iniciativas inovadoras e protagonistas​,​ que o elevaram à condição de referência para diversas instituições de saúde no Brasil.

Desde o ano de 2009, por solicitação do Ministério da Educação (MEC), atua no projeto Aplicativos para Gestão de Hospitais Universitários (AGHU)​,​ que tem por objetivo a transferência do ​m​odelo de ​g​estão ​h​ospitalar do HCPA para todos os demais Hospitais Universitários Federais (HUFs), através da implantação do sistema informatizado desenvolvido no ​Clínicas.

A Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) é o órgão responsável pela gestão da TIC no HCPA e tem como missão ​"​prover TIC com segurança, agilidade e inovação,​ ​apoiando as demais áreas para a realização da Missão Institucional​'​ e como visão ​"​ser um referencial de TIC para a área de saúde promovendo a transformação digital com reconhecimento externo​"​.

capa video cgtic 1977 2000

Conteúdo revisado em 11/09/2019