Início do Conteúdo

A atividade de Acolhimento tem como objetivo recepcionar, sensibilizar e familiarizar os novos alunos e residentes com a cultura e o funcionamento do hospital, proporcionando aos mesmos uma melhor compreensão sobre as atitudes técnicas e eticamente adequadas esperadas nas diferentes etapas da formação e especialização na instituição. Nessa atividade, são repassadas informações importantes, que visam aperfeiçoar os processos de cuidado e reforçar os padrões de qualidade e segurança dos pacientes, profissionais e alunos. 

O Acolhimento aos alunos da UFRGS que irão realizar estágio e atividades práticas acadêmicas no HCPA acontece sempre no início do semestre. O nível de aprofundamento do conteúdo abordado depende da etapa do curso em que os alunos se encontram. 

Esta atividade é realizada para os acadêmicos de Medicina do 4º e 9º semestres; para os acadêmicos da área da saúde, a partir do semestre de cada curso onde se iniciam as atividades acadêmicas envolvendo assistência a pacientes do hospital e quando os alunos iniciam os estágios finais dos cursos. 

Além destes, também é realizado, mensalmente, Acolhimento para os alunos de mobilidade acadêmica (nacional e internacional) na UFRGS, que realizam estágios optativos no HCPA.

Considerando as orientações e ações de enfrentamento ao coronavírus/covid-19, as últimas atividades de Acolhimento de novos alunos da UFRGS foram realizadas de forma virtual.

No primeiro dia de estágio os alunos são acolhidos e informados sobre aspectos importantes para o início do estágio na instituição.

A área concedente do estágio no HCPA, é responsável por realizar o acolhimento setorial do estagiário, prestando treinamento das atividades, orientações quanto às rotinas do setor, utilização do sistema informatizado, equipamento de proteção individual (EPI), entre outras.

Na primeira semana de estágio, os bolsistas recebem através do seu e-mail institucional o link de acesso ao hotsite da Integração Institucional de Estágios e o convite para participar de uma roda de conversa, a qual visa retomar os assuntos abordados na integração virtual e esclarecer dúvidas. O encontro acontece presencialmente ou de forma virtual, de acordo com o número de alunos ingressantes, e é utilizada a plataforma de aprendizado Kahoot que, através do jogo, estimula a participação, facilita o aprendizado e torna esse momento proveitoso e descontraído.

No primeiro dia da Residência é realizada a atividade de Acolhimento, onde os  residentes recebem as boas-vindas da direção do hospital e informações sobre o Plano de Negócios e Gestão Estratégica e políticas institucionais, seguidas de palestras sobre qualidade e  segurança no HCPA, controle de infecção, biossegurança, prontuário do paciente,  código de conduta, mídias sociais e orientações específicas sobre os programas de  residência e gerais, necessárias para a adaptação do residente às particularidades da  instituição. 

Considerando as orientações e ações de enfrentamento ao coronavírus/covid-19, as últimas atividades de Acolhimento foram realizadas de forma virtual..

 

Matriz de Capacitação

O hospital possui uma Matriz de Capacitação que foi elaborada visando sistematizar as ações de capacitação dos profissionais e alunos, considerando os diversos vínculos, funções e áreas de atuação no hospital. Os temas estão diretamente relacionados às orientações estratégicas da instituição e à qualificação das práticas de assistência e de segurança dos pacientes, profissionais e alunos. 

Profissionais e alunos de diferentes vínculos ligados aos processos de ensino no HCPA são inseridos no Moodle para a realização dos cursos EAD vinculados a essa Matriz.

 

Contato
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (51) 3359.6264
Sala 6168 - 6º andar (Bloco C)