Início do Conteúdo

jorge luiz gross molduraO professor, pesquisador e médico Jorge Luiz Gross, após concluir a pós-graduação na USP Ribeirão Preto, em 1975, retornou à UFRGS, onde havia cursado a Faculdade de Medicina. No jovem Hospital Escola da Universidade, o HCPA, colaborou na organização dos ambulatórios, criando aquele que viria a ser o Serviço de Endocrinologia. Unindo clínica, pesquisa e ensino, formou gerações de médicos e pesquisadores.

Na UFRGS e no HCPA, colaborou na criação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do HCPA (GPPG), dando os primeiros passos na organização da pesquisa clínica no hospital. Participou da criação da Biblioteca do HCPA, que por muitos anos abrigou a biblioteca da Famed. Junto a outros professores, criou o Programa de Pós-graduação da Clínica Médica e o de Endocrinologia. Foi fundamental na concepção e execução da obra do prédio que hoje abriga o Centro de Pesquisa Experimental (CPE) que leva seu nome.

Tinha como principais interesses de pesquisa as complicações crônicas do diabetes mellitus e a alimentação saudável, tendo publicado mais de 300 trabalhos. Em 1983, realizou pós-doutorado no Guy's Hospital, em Londres, onde tornou-se amigo do professor Viberti. Como fruto dessa colaboração, implementou um método de medida da função renal muito utilizado em pesquisa e que foi incorporado à rotina assistencial dos pacientes do HCPA. Em 2011, participou de um treinamento avançado de meta-análise na Universidade de Bristol (Inglaterra) e, no seu retorno, treinou pessoas que hoje são referência nacional nesse tipo de estudo.

Seu legado no ensino foi expressivo: formou 31 mestres e 32 doutores. Destacava-se pela capacidade de integrar várias áreas do conhecimento e de transmitir informações complexas como poucos. Faleceu em 2017, mas seus princípios e ideais estão presentes nas pessoas que levam seus ensinamentos adiante, transmitindo-os às novas gerações.