Início do Conteúdo

NÚCLEOS TEMÁTICOS 

Criado em 2008, sendo o primeiro grupo de pesquisa do HCPA a fazer avaliação de tecnologias em saúde para doenças raras.  Desde então, proveu suporte direto ou indireto para o desenvolvimento de diversos projetos, que resultaram em 24 teses de doutorado, 34 dissertações de mestrado e 399 publicações, beneficiando direta ou indiretamente o desenvolvimento de cerca de duas centenas de alunos e pesquisadores.  O grupo conta atualmente com 38 integrantes.

Pesquisador responsável:

Ida Vanessa Doederlein Schwartz - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Concentra projetos de pesquisa realizados junto ao Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde (PPGANS), bem como em parcerias com outros PPGs da UFRGS, nas linhas de pesquisa em Nutrição Clínica e Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva. O Cesan busca promover a integração e o aperfeiçoamento de pesquisadores que atuam na área, bem como educação continuada aos profissionais envolvidos na assistência nutricional.

Pesquisadores responsáveis:

Ana Beatriz Almeida de Oliveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ilaine Schuch - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jussara Carnevale de Almeida -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Martine Elisabeth Kienzle Hagen - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Raquel Canuto - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vera Lúcia Bosa - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vivian Cristine Luft - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Zilda Elisabeth de Albuquerque Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento técnico-científico da Medicina – Ginecologia, com caráter interdisciplinar. As linhas de pesquisa são desenvolvidas por docentes,  pós-graduandos, graduandos e bolsistas, focando em efeitos do estrogênio e opções sobre sintomas da menopausa e osteoporose, nutrição no climatério, anticoncepção, síndrome pré-menstrual, fisioterapia sobre as funções gineco-obstétricas e carcinoma de endométrio / endométrio.

Pesquisadores responsáveis:

Edison Capp - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maria Celeste Osório Wender - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Trabalha em conjunto há 25 anos, na área de diabetes e suas complicações, metabolismo, obesidade e Nutrição. As linhas de pesquisa contam com projetos que abrangem desde estudos mecanísticos da gênese do diabetes e suas complicações; otimização de métodos laboratoriais para o controle do diabetes e detecção de complicações; avaliação da eficácia e segurança de intervenções farmacológicas ou não no manejo do diabetes e obesidade; revisões sistemáticas e meta-análises e uso da telemedicina na transferência do cuidado de serviços terciários para a rede básica de saúde.

Pesquisadores responsáveis:

Andrea Carla Bauer - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cristiane Bauermann Leitao - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Daisy Crispim Moreira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fernando Gerchman - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Joíza Lins Camargo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Luciana Verçoza Viana - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Luis Henrique Santos Canani - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marcello Casaccia Bertoluci - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mauro Czepielewski  - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rogerio Friedman - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

Sandra Pinho Silveiro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tatiana Helena Rech - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Themis Zelmanovitz – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ticiana da Costa Rodrigues - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tem por objetivo capacitar pessoas em habilidades científico-tecnológicas, desenvolvendo pesquisas pré-clínicas e clínicas, em uma perspectiva translacional. Por meio das linhas de pesquisa “Neuromodulação não farmacológica periférica e central” e “Neuromodulação por métodos farmacológicos”, o núcleo busca compreender os processos de neuroplasticidade envolvidos no processamento da dor, os  mecanismos de doenças e novas terapêuticas no tratamento da dor.

Pesquisadores responsáveis:

Iraci Lucena da Silva Torres - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Wolnei Caumo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atua na biologia celular e terapia do câncer. Avalia a interação entre autofagia, apoptose, senescência, vesículas extracelulares e reprogramação celular através de modelos translacionais que integram análises in silico, modelos pré-clínicos (in vitro e in silico) e estudos de amostras clínicas. Com esta estratégia, busca responder perguntas que atendam à prática clínica com múltiplas metodologias, que podem, inclusive, ser criadas.

Pesquisadores responsáveis:

Eduardo Cremonese Fillippi Chiela - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Patricia Luciana da Costa Lopez - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Laboratório de Pediatria Translacional tem como missão integrar a pesquisa clínica e epidemiológica em Pediatria com a pesquisa experimental. Neste espaço são estudados temas vinculados à saúde da criança, a influência do meio no padrão saúde-doença e cuidados no câncer infantil. Através da melhor compreensão de mecanismos bioquímicos, genéticos e epigenéticos, buscamos obter novas informações e desenvolver tecnologias para qualificar o cuidado em Pediatria e Oncologia Pediátrica.

Pesquisadores responsáveis:

Clécio Homrich da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Juliana Rombaldi Bernardi - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marcelo Zubaran Goldani - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Estuda modelos experimentais de doença hepática gordurosa alcoólica e não-alcoólica (DHGNA) e carcinogênese  - carcinoma hepatocelular (HCC) - em roedores. Seus estudos envolvem especialmente a relação da microbiota intestinal com o risco cardiovascular e a resposta inflamatória e tumorigênese na DHGNA em animais e humanos. Desenvolve, ainda, modelos experimentais em doença inflamatória intestinal. O grupo tem experiência com marcadores moleculares, inflamatórios, genéticos, miRNAs, microbiota e exossomas.

Pesquisadores responsáveis:

Mário Reis Álvares-da-Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Valesca Dall'alba - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Investiga o impacto dos distúrbios do sono sobre o sistema cardiovascular, os marcadores imunoinflamatórios, o cronotipo e o padrão alimentar, além de intervenções que possam prevenir ou tratar as doenças do sono, e possíveis preditores de risco para apneia do sono. Ele é composto por profissionais da área da saúde incluindo médicos, biomédicos, educadores físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos.

Pesquisadores responsáveis:

Denis Martinez - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ruy Silveira Moraes Filho - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Concentra suas atividades no uso de bancos de dados públicos, epidemiológicos e genômicos, na pesquisa básica e translacional. As linhas de pesquisa são relacionadas à epidemiologia, mecanismos moleculares e terapias de alvo molecular no câncer e nas anomalias congênitas. Pretende contribuir para o entendimento de fatores etiológicos, fatores de risco genéticos e/ou ambientais e sua interrelação, focando na prevenção ou redução dos índices de condições genéticas no Brasil.

Pesquisadores responsáveis:

Fernanda Sales Luiz Vianna - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gabriel de Souza Macedo – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lucas Rosa Fraga - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Patricia Ashton Prolla - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Suzi Alves Camey - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Têmis Maria Félix - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Reúne pesquisadores com expertise na área clínica e experimental com intersecção no estudo do humor, ritmos biológicos e qualidade de vida. Na área experimental, estuda ritmos biológicos, estresse, inflamação, neurotrofinas e melatonina.  Na área de desenvolvimento de medidas e intervenções (psicoterapias), é sede do centro brasileiro (Grupo WHOQOL). Pretende implementar projeto amplo com repercussão na instituição como a aplicação do Measurement-based care para tomada de decisões.

Pesquisadores responsáveis:

Marcelo Pio de Almeida Fleck - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marco Antonio Caldieraro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maria Paz Loayza Hidalgo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Neusa Sica da Rocha - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Genética Reprodutiva e a Teratogênese são áreas muito importantes. Desde 1990, o Sistema Nacional de Informações sobre Agentes Teratogênicos (Siat) presta assistência, ensino e pesquisa, contribuindo para a avaliação de teratógenos já estabelecidos e descrição de novos teratógenos. Adicionalmente, vários estudos buscam causas genéticas de falhas reprodutivas. Entre os projetos atuais estão a teratogênese do álcool, os mecanismos teratogênicos do zika vírus, o impacto dos testes genéticos pré-implantacionais para doenças monogênicas.

Pesquisadores responsáveis:

Lavinia Schuler-Faccini - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maria Teresa Vieira Sanseverino - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tem como principal objetivo desenvolver projetos de pesquisa clínica e experimental com potencial impacto social, através da inovação, da internacionalização e da formação de pesquisadores qualificados. As linhas de pesquisa englobam aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, clínicos e terapêuticos das artropatias inflamatórias e das doenças autoimunes, incluindo artrite psoriásica, artrite reumatoide, esclerose sistêmica, espondiloartrites, lúpus eritematoso sistêmico, osteoartrite e sarcopenia.

Pesquisadores responsáveis:

Charles Lubianca Kohem – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Claiton Viegas Brenol - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

João Carlos Tavares Brenol - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Odirlei André Monticielo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rafael Mendonça da Silva Chakr - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ricardo Machado Xavier - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tem o objetivo de entender a etiologia, fisiopatologia, tratamento e prognóstico dos transtornos emocionais ao longo do ciclo vital e seus impactos na saúde pública. O programa é formado por três frentes de pesquisa: Programa de Depressão na Infância e Adolescência (ProDIA), Seção de Afetos Negativos e Processos Sociais (Sanps) e  Programa de Transtornos de Ansiedade – Adulto e Infantil (Protan/Protaia). As três frentes de pesquisa contemplam depressão,  irritabilidade e ansiedade. O grupo de pesquisa atua desenvolvendo pesquisa clínica de caráter primário, estudos epidemiológicos e com utilização de dados secundários. Além disso, atua ativamente na tradução dos achados científicos para a sociedade. 

Pesquisadores responsáveis:

Christian Kieling - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Giovanni Abrahão Salum Júnior - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gisele Gus Manfro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

LABORATÓRIOS COMPARTILHADOS DO GPPG 

Atua na pesquisa, interação e apoio em Bioinformática e Biologia Computacional no HCPA. Seu objetivo é a geração e disseminação de conhecimento científico de excelência, desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada, formação de recursos humanos, e auxílio a pesquisadores na viabilização de soluções computacionais para análise de dados genômicos através de consultorias e colaborações científicas. Principais linhas de pesquisa: análise de variantes, transcriptoma e epigenoma; biologia de sistemas; metagenômica; e mineração de dados biológicos e clínicos para descoberta de padrões.

Pesquisadora responsável 

Mariana Recamonde Mendoza - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


  

O Lapebec tem como finalidade realizar pesquisas interdisciplinares. Serve de referência para pesquisadores e alunos de todos os níveis, da iniciação científica ao pós-doutorado na linha de pesquisa em Bioética Complexa. O Lapebec sedia o Núcleo Interinstitucional de Bioética, cadastrado como grupo de pesquisa no CNPq desde 1998. Oferece uma infraestrutura de informática para dar suporte para pesquisa, com o armazenamento e avaliação de dados quantitativos e qualitativos de pesquisa.

Pesquisador responsável
José Roberto Goldim - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

OUTRAS ESTRUTURAS DO BLOCO C 

É uma das unidades que compõem o Centro Colaborador em Álcool e Drogas que o HCPA mantém em convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e tem como foco a pesquisa, o ensino e o treinamento de profissionais em projetos de grande magnitude na área de abuso de substâncias. 

Pesquisador responsável:

Flavio Pechansky - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.