NÚCLEOS TEMÁTICOS

Criado em 2008, sendo o primeiro grupo de pesquisa do HCPA a fazer avaliação de tecnologias em saúde para doenças raras.  Desde então, proveu suporte direto ou indireto para o desenvolvimento de diversos projetos, que resultaram em 24 teses de doutorado, 34 dissertações de mestrado e 399 publicações, beneficiando direta ou indiretamente o desenvolvimento de cerca de duas centenas de alunos e pesquisadores.  O grupo conta atualmente com 38 integrantes.

Pesquisador responsável:

Concentra projetos de pesquisa realizados junto ao Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde (PPGANS), bem como em parcerias com outros PPGs da UFRGS, nas linhas de pesquisa em Nutrição Clínica e Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva. O Cesan busca promover a integração e o aperfeiçoamento de pesquisadores que atuam na área, bem como educação continuada aos profissionais envolvidos na assistência nutricional.

Pesquisadores responsáveis:

Trabalha em conjunto há 25 anos, na área de diabetes e suas complicações, metabolismo, obesidade e Nutrição. As linhas de pesquisa contam com projetos que abrangem desde estudos mecanísticos da gênese do diabetes e suas complicações; otimização de métodos laboratoriais para o controle do diabetes e detecção de complicações; avaliação da eficácia e segurança de intervenções farmacológicas ou não no manejo do diabetes e obesidade; revisões sistemáticas e meta-análises e uso da telemedicina na transferência do cuidado de serviços terciários para a rede básica de saúde.

Pesquisadores responsáveis:

Concentra suas atividades no uso de bancos de dados públicos, epidemiológicos e genômicos, na pesquisa básica e translacional. As linhas de pesquisa são relacionadas à epidemiologia, mecanismos moleculares e terapias de alvo molecular no câncer e nas anomalias congênitas. Pretende contribuir para o entendimento de fatores etiológicos, fatores de risco genéticos e/ou ambientais e sua interrelação, focando na prevenção ou redução dos índices de condições genéticas no Brasil.

Pesquisadores responsáveis:

Reúne pesquisadores com expertise na área clínica e experimental com intersecção no estudo do humor, ritmos biológicos e qualidade de vida. Na área experimental, estuda ritmos biológicos, estresse, inflamação, neurotrofinas e melatonina.  Na área de desenvolvimento de medidas e intervenções (psicoterapias), é sede do centro brasileiro (Grupo WHOQOL). Pretende implementar projeto amplo com repercussão na instituição como a aplicação do Measurement-based care para tomada de decisões.

Pesquisadores responsáveis:

A Genética Reprodutiva e a Teratogênese são áreas muito importantes. Desde 1990, o Sistema Nacional de Informações sobre Agentes Teratogênicos (Siat) presta assistência, ensino e pesquisa, contribuindo para a avaliação de teratógenos já estabelecidos e descrição de novos teratógenos. Adicionalmente, vários estudos buscam causas genéticas de falhas reprodutivas. Entre os projetos atuais estão a teratogênese do álcool, os mecanismos teratogênicos do zika vírus, o impacto dos testes genéticos pré-implantacionais para doenças monogênicas.

Pesquisadores responsáveis:

Tem como principal objetivo desenvolver projetos de pesquisa clínica e experimental com potencial impacto social, através da inovação, da internacionalização e da formação de pesquisadores qualificados. As linhas de pesquisa englobam aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, clínicos e terapêuticos das artropatias inflamatórias e das doenças autoimunes, incluindo artrite psoriásica, artrite reumatoide, esclerose sistêmica, espondiloartrites, lúpus eritematoso sistêmico, osteoartrite e sarcopenia.

LABORATÓRIOS COMPARTILHADOS DA DIRETORIA DE PESQUISA

Atua na pesquisa, interação e apoio em Bioinformática e Biologia Computacional no HCPA. Seu objetivo é a geração e disseminação de conhecimento científico de excelência, desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada, formação de recursos humanos, e auxílio a pesquisadores na viabilização de soluções computacionais para análise de dados genômicos através de consultorias e colaborações científicas. Principais linhas de pesquisa: análise de variantes, transcriptoma e epigenoma; biologia de sistemas; metagenômica; e mineração de dados biológicos e clínicos para descoberta de padrões.

Pesquisadora responsável

O Lapebec tem como finalidade realizar pesquisas interdisciplinares. Serve de referência para pesquisadores e alunos de todos os níveis, da iniciação científica ao pós-doutorado na linha de pesquisa em Bioética Complexa. O Lapebec sedia o Núcleo Interinstitucional de Bioética, cadastrado como grupo de pesquisa no CNPq desde 1998. Oferece uma infraestrutura de informática para dar suporte para pesquisa, com o armazenamento e avaliação de dados quantitativos e qualitativos de pesquisa.

Pesquisador responsável

OUTRAS ESTRUTURAS DO BLOCO C

É uma das unidades que compõem o Centro Colaborador em Álcool e Drogas que o HCPA mantém em convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e tem como foco a pesquisa, o ensino e o treinamento de profissionais em projetos de grande magnitude na área de abuso de substâncias.

Pesquisador responsável: