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Nadine Oliveira Clausell
Diretora-Presidente
Possui graduação em medicina na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1981), seguida de residência médica em Medicina Interna no Hospital de Clínicas de Porto Alegre de 1981-1984. Realizou mestrado em cardiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Concluiu o doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares na University of Toronto/Canadá (1993) com bolsa CAPES seguido de Pós-doutorado na mesma instituição com foco em pesquisa em mecanismos imunoinflamatórios na insuficiência cardíaca com Fellowship da Heart and Stroke Foundation of Ontorio/Canadá. Admitida em 1997 por concurso público como professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é professora titular por concurso público. Desde 2002 no CNPq o grupo de pesquisa, Aspectos patogênicos e clínicos envolvidos na progressão da insuficiência cardíaca sob sua liderança. Com linhas de pesquisa em insuficiência cardíaca, inflamação e seus aspectos patogênicos, seus projetos envolvendo pesquisa aplicada, bancada e experimentação animal transitam na área de Pesquisa Translacional com enfoque fisiopatogênico, diagnóstico e terapêutico dos pacientes com insuficiência cardíaca. Também foi coordenadora do PPG Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS (Conceito 6 CAPES) durante seis anos. Entre 2004 e 2012 coordenou o Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), exercendo a liderança gerencial em pesquisa da Instituição. Sob sua liderança o HCPA foi contemplado no Edital DECIT/FINEP para a Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) em Hospital de Ensino. Entre 2012 e 2016 exerceu a Vice-Presidência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente exerce a Presidência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Brasil Silva Neto
Diretor Médico
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Residência médica em Cirurgia Geral e Urologia realizadas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1998-2003). Mestre e Doutor em Medicina: Ciências Cirúrgicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004-2005 e 2006-2008). Aprovado em 1o lugar através de concurso público (2009), é Professor Associado I do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina/UFRGS. Foi bolsista do programa de Doutorado Sandwich da CAPES. Research Associate - Lahey Clinic Medical Center em Boston-USA (2006-2008). Tem como principal área de atuação a Urologia Oncológica e Cirurgia Minimamente Invasiva. Foi Coordenador da Semana Científica do HCPA (2011 e 2012). Junto ao Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do HCPA, foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa e Co-Editor da Revista HCPA. Professor Permanente do PPG em Medicina: Ciências Cirúrgicas. Chefe do Serviço de Urologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2013-2016) Chefe-Substituto (2011-2015) e Chefe do Departamento de Cirurgia da FAMED/UFRGS (2016). Foi Membro e Presidente da Comissão de Ética Médica do HCPA entre 2013-2015. Participou, em Agosto/2013, da primeira Cirurgia Robótica realizada no Rio Grande do Sul e desenvolve projetos na área de Cirurgia Robótica e Cirurgia Minimamente Invasiva junto ao Grupo de Cirurgia Robótica Urológica do HCPA e Uro-Oncologia. Foi Paraninfo das ATMs 2013/1 e 2015/1. Professor Homenageado das ATMs 2014/1, 2014/2, 2017/1 da Faculdade de Medicina - UFRGS. Membro da Diretoria da SBU/RS gestão 2016/17 e 2018/19. Atualmente exerce o cargo de Diretor Médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Jorge Luis Bajerski
Diretor Administrativo
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Diretor Administrativo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Professor dos cursos de especialização do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da saúde - IAHCS. É conselheiro fiscal da BB Previdência - Fundo de Pensão do Banco do Brasil desde 2015 e desde 2017 atua como Presidente do Conselho Fiscal da BB Previdência - Fundo de Pensão do Banco do Brasil. Foi Professor do Curso de Mestrado Profissional em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas entre 2014 e 2016. Foi Professor dos cursos de graduação em Administração Hospitalar e Administração de Empresas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - de 03/1995 a 02/2009.

Ninon Girardon Rosa
Diretora de Enfermagem
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Diretora de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, gestão em enfermagem, tecnologias do cuidado e saúde coletiva.

Patrícia Ashton-Prolla
Diretora de Pesquisa
Graduada em Medicina (1992) e doutora em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela UFRGS (1999). Residência no Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA (1993-1995), Fellow em genética clínica (1995-1997) e em genética clínica molecular (1997-1999) no Mount Sinai School of Medicine de Nova Iorque, EUA. Pós-doutorado (CNPq) no Serviço de Genética Médica do HCPA na área de oncogenética. Atualmente, é Diretora de Pesquisa no Hospital de línicas de Porto Alegre, professora associada do Departamento de Genética da UFRGS e professora do núcleo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (CAPES nota 7) e Medicina: Ciências Médicas (CAPES nota 6) na mesma Universidade. Docente da Escola Latino Americana de Genética Humana (ELAG), membro do comitê consultivo, Regional America Latina da AACR e do painel de especialistas da Rede Colaborativa Global de Doenças Raras da OMS (WHO CGN4RD) Atua predominantemente em oncogenética, com ênfase em Aconselhamento Genético e Diagnóstico Molecular. É membro titular da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica.

Luciana Paula Cadore Stefani
Diretora de Ensino
É professora na área de Anestesia do Departamento de Cirurgia (Adjunto) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), residência em Anestesiologia pelo Centro de Ensino e Treinamento do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Título de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira e Título Superior de Anestesiologia (TSA). É doutora em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS (2012). É co-responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento (CET) do Serviço de Anestesiologia e Medicina Perioperatória do HCPA (Sampe). Atua como professora da graduação da Faculdade de Medicina da UFRGS com foco em atividades no Laboratório de Simulação da UFRGS-HCPA. É preceptora na área de Medicina Perioperatória e coordena um grupo de pesquisa na área de risco do paciente cirúrgico e desfechos perioperatórios. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas- UFRGS.


Odimar Barreto dos Santos
Representante Ministério da Educação
Major da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, corporação onde atuou como pregoeiro e chefe de justiça e disciplina no SJD (Setor de Justiça e Disciplina). É pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil e mestre em Ciência da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desde 2020 atua no Ministério da Educação como Assessor Especial do Ministro do Estado da Educação. Preside o Conselho Fiscal da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS).

José de Castro Barreto Júnior
Representante Ministério da Educação
José de Castro Barreto Junior é engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (2001); possui pós-graduação em Orçamento Público pelo Instituto Legislativo Brasileiro (2016). Atuou no Ministério do Desenvolvimento Regional como Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Secretário-Executivo Adjunto. Na Controladoria-Geral da União foi Coordenador da Coordenação-Geral de Auditoria da Área de Saúde. Atualmente, exerce o cargo de Secretário-Adjunto da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação. 

Danilo Dupas Ribeiro
Representante Ministério da Educação
Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É mestre em Administração na área de concentração em Finanças pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), economista e especialista em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou como Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), do Ministério da Educação (de agosto de 2020 a fevereiro de 2021). Antes de integrar a equipe do MEC, atuou no setor educacional por mais de vinte anos, tendo destaque no Fundo Mack Pesquisa, do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), em que ocupou a posição de Gerente Administrativo nos últimos cinco anos. Atuou como professor nas áreas de gestão, planejamento e inovação. Ocupou a função de assistente de Desenvolvimento de Comércio Exterior no Polo de Desenvolvimento e Inovação, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sorocaba (SP). Foi membro do Conselho de Economia da Associação Comercial de São Paulo.

João Carlos Gonçalves Barreto
Representante Ministério da Educação
Conselheiro Fiscal Suplente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) – 2021; Integrante do grupo de trabalho envolvido na elaboração do Planejamento Estratégico da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República - 2015; Representante titular da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos na Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) - 2010; Representante titular do Ministério do Planejamento na Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (CONAETI) - 2004/2008 – recepção da Comenda da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, no Grau de Comendador, em função das contribuições aos trabalhos do grupo.

Marcelo Callegari Hoertel
Representante Ministério da Economia
Possui mestrado na Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Economia da Empresa. Ensino Superior Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Curso Engenharia Química. Atualmente Auditor Federal de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional, Atividades desenvolvidas: Equalização de Taxas de Juros de Financiamentos Agrícolas na COPEC, Análise de Demonstrativos Contábeis de Empresas Públicas na COPAR e Verificação de Limites e Condições para a Contratação de Operações de Crédito pelos Estados, DF e Municípios na COPEM. 

Fernando José Alves dos Santos
Representante Ministério da Economia
Possui pós-graduação em Economia na Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ e graduação em Economia na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE .


 

José de Castro Barreto Junior
Representante do Ministério da Educação
José de Castro Barreto Junior é engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (2001); possui pós-graduação em Orçamento Público pelo Instituto Legislativo Brasileiro (2016). Atuou no Ministério do Desenvolvimento Regional como Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Secretário-Executivo Adjunto. Na Controladoria-Geral da União foi Coordenador da Coordenação-Geral de Auditoria da Área de Saúde. Atualmente, exerce o cargo de Secretário-Adjunto da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação. 

Djaci Vieira de Sousa
Representante do Ministério da Educação
Servidor público federal do Ministério da Economia desde o ano de 1995, Bacharel em Direito com pós-graduação em Direito Público Instituto Processus, 2009. Está atuando na área administrativa há 25 anos, entre as atividades exercidas ocupou o cargo de Chefe da Assessoria Técnica e Administrativa do Gabinete do Ministro de Estado do Planejamento (atual Ministério da Economia) durante oito anos, sendo responsável pela análise dos atos normativos submetidos ao titular da pasta, coordenação de atividades administrativas relativas à gestão dos recursos humanos, materiais, patrimoniais e supervisionar a elaboração e execução do orçamento disponibilizado no âmbito do Gabinete do Ministro. Atualmente, exerce a função de Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Educação, responsável pelo preparo do despacho dos expedientes/atos administrativos a serem submetidos à assinatura do Titular da Pasta; acompanhar as atividades de comunicação social do Ministério da Educação, dos projetos de interesse que estão em tramitação no Congresso Nacional e das atividades que, em âmbito internacional, contribuam para a atuação institucional deste Ministério.

Rodrigo Otávio Moreira da Cruz
Representante do Ministério da Saúde
Possui graduação em Engenheira Civil e Ambiental pela Universidade de Brasília (2005), graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2007), mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de Brasília (2008 e 2013). Possui registro como Engenheiro Civil e Advogado e, atualmente é servidor público da carreira de Analista de Infraestrutura e ocupa o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Saúde.

Adriana Denise Acker
Representante do Ministério da Economia
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale (1998). Atualmente é Diretora Superintendente da Hospital Nossa Senhora da Conceição. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Waldeir Machado da Silva
Representante do Ministério da Economia
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília(2002), graduação em Direito pela Faculdade Processus(2013) e especialização em Pós-Graduação em Direito Público pela Faculdade FORTIUM(2008). Atualmente é Diretor do Ministério da Economia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Hélio Henkin
Representante da Reitoria da UFRGS
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É professor associado na Faculdade de Economia da UFRGS, onde já atuou como Diretor de 2008 a 2016. Foi Pró-Reitor de Planejamento e Administração da UFRGS de 2016 a 2020. Foi Diretor Superintendente e Diretor Técnico do SEBRAE/RS de 1989 a 2001. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Estudos Industriais e Economia da Estratégia Competitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, estratégia competitiva e planejamento empresarial, comércio exterior, dinâmica da inserção externa brasileira, políticas de promoção das exportações e do desenvolvimento industrial e de pequenas e médias empresas. Tem sido membro de conselhos de comércio exterior de entidades empresariais (Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e Conselho do Prêmio Exportação RS). Obteve o Prêmio BNDES de Economia em 1993. 

Patrícia Helena Lucas Pranke
Representante da Reitoria da UFRGS
Professora titular da disciplina de Hematologia clínica e orientadora e professora no programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - Fisiologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atual vice-reitora da UFRGS (2020-2024). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado sanduíche no laboratório de células-tronco do New York Blood Center, Nova York, Estados Unidos (2002), na área de células-tronco. Pós-doutorado na Phillip Marburg University, Marburg, Alemanha (2008 e 2010) na área de nanotecnologia e engenharia de tecidos/medicina regenerativa. Membro da diretoria da Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais (gestão 2014 a 2016 e gestão 2018 a 2020) e da comissão científica desde 2014. Membro do conselho da sociedade internacional, eleita 3 vezes: Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society- Americas (gestão 2015 a 2017, gestão 2018 a 2019 e gestão 2020 a 2021) (https://termis.org/chapters-americas-council). Membro das comissões científicas e organizadoras dos eventos da Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society: em 2015, em Boston, em 2016, em San Diego e em 2017, na Charlotte, Carolina do Norte, Estados Unidos. Presidente da comissão latino-americana do TERMIS-AM. Membro do grupo diretor do - International Stem Cell Banking Initiative (ISCBI) (https://www.iscbi.org/about), desde 2012. Foi uma das duas cientistas brasileiras que prestou assessoria ao Senado e Congresso Federal na elaboração da lei de Biossegurança, que aprovou as pesquisas com células-tronco embrionárias humanas no Brasil (2003 a 2005). Pesquisador bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora 2 do CNPq. Diretório de grupo de pesquisa CNPq: Células-tronco e Nanotecnologia para a Engenharia de Tecidos: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3484316229010287. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4698-6314. Membro da Comissão do Programa de Pós-graduação em Fisiologia. Pesquisador da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, membro pesquisador da International Society for Stem Cell Research. Atual presidente do conselho do Instituto de Pesquisa com Células-tronco. Fundadora e primeira presidente do Instituto de Pesquisa Com Célula-tronco. Tem experiência na área de células-tronco e nanotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: células tronco adultas, sangue de cordão umbilical, células tronco embrionárias/pluripotentes, nanotecnologia, engenharia de tecidos e medicina regenerativa. 

Lúcia Maria Kliemann
Representante da Faculdade de Medicina da UFRGS
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Ciências em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Medicina: Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é Diretora da Faculdade de Medicina da UFRGS, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atuação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Conselheira Consultiva da Fundação Médica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer ginecológico, câncer colorretal e oftalmopatologia - doenças da córnea e retinopatia. 

Ana Maria Muller de Magalhães
Representante da Escola de Enfermagem da UFRGS
Possui Graduação Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Doutora em Enfermagem- UFRGS (2012). Realizou doutorado sanduíche na University of Alberta, Edmonton, Canadá com a Profa. Patricia Marck em estudos da linha "Safer Systems" e métodos fotográficos participativos. Exerceu a função de Chefe do Serviço de Enfermagem Cirúrgica (1997-2004) e a função de Coordenadora do Grupo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2004-2008 e 2013-2016). É Professora Associada do Departamento de Assistência e Orientação Profissional - DAOP da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF-UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem (NEGE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e organização de serviços de enfermagem, planejamento de recursos humanos, dimensionamento de pessoal de enfermagem, carga de trabalho e segurança do paciente. 

Nadine Oliveira Clausell
Diretora-Presidente
Possui graduação em medicina na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1981), seguida de residência médica em Medicina Interna no Hospital de Clínicas de Porto Alegre de 1981-1984. Realizou mestrado em cardiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Concluiu o doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares na University of Toronto/Canadá (1993) com bolsa CAPES seguido de Pós-doutorado na mesma instituição com foco em pesquisa em mecanismos imunoinflamatórios na insuficiência cardíaca com Fellowship da Heart and Stroke Foundation of Ontorio/Canadá. Admitida em 1997 por concurso público como professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é professora titular por concurso público. Desde 2002 no CNPq o grupo de pesquisa, Aspectos patogênicos e clínicos envolvidos na progressão da insuficiência cardíaca sob sua liderança. Com linhas de pesquisa em insuficiência cardíaca, inflamação e seus aspectos patogênicos, seus projetos envolvendo pesquisa aplicada, bancada e experimentação animal transitam na área de Pesquisa Translacional com enfoque fisiopatogênico, diagnóstico e terapêutico dos pacientes com insuficiência cardíaca. Também foi coordenadora do PPG Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS (Conceito 6 CAPES) durante seis anos. Entre 2004 e 2012 coordenou o Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), exercendo a liderança gerencial em pesquisa da Instituição. Sob sua liderança o HCPA foi contemplado no Edital DECIT/FINEP para a Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) em Hospital de Ensino. Entre 2012 e 2016 exerceu a Vice-Presidência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente exerce a Presidência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

Evandro Luis Fagundes
Representante do Empregados do HCPA
Ensino superior em processos gerenciais pela Faculdade Tecnológica Caxias do Sul - FTEC. Extensão em Administração de Recursos Humanos pela Faculdade Sul Mineira (EAD). Supervisor de Segurança Patrimonial no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


Rene Guimarães Andrich
Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), Dissertação com Conceito A, especialização em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e graduação em Ciências Contábeis pela FAE Centro Universitário (1994). CIA (Certified Internal Auditor), CCSA (Certified in Control Self Assessment) e CRMA (Certificate in Risk Management Assurance) no The Institute of Internal Auditors (2007, 2009 e 2012). Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. Professor convidado da FAE Business School para o curso de extensão em Contabiliade Internacional. Professor do módulo de Auditoria Interna e Perícia, Análise de Demonstrações Contábeis e Controladoria do MBA de Controladoria e Finanças da Opet. Professor de Contabilidade Gerencial da FIEP. Fundador e atual coordenador do GAIP - Grupo de Auditores Internos do Paraná. Instrutor do curso de Comitê Auditoria do IBGC. Membro do IIA. Membro do IBGC. Membro da Comissão de Finanças do IBGC. Membro da Comissão de Riscos do IBGC. Membro do ARC - Academic Relations Committee do IIA Global. Carreira de 28 anos atuando em áreas de Auditoria Interna e Externa, Controle Interno, Gestão de Riscos, Compliance, Governança e Contabilidade, atuando em organizações de grande porte. Atualmente é Presidente de Comitê de Auditoria Estatutário em estatal federal e em estatal estadual, membro de Comitê de Auditoria Estatutário em estatal estadual e membro suplente do Conselho Fiscal de instituição financeira de grande porte, Presidente de Conselho de Administração de entidade do terceiro setor, Professor, Mentor e Instrutor em cursos de Compliance, Controles Internos e Auditoria Interna. Na atuação como Membro de Comitê de Auditoria participou da implantação e desenvolvimento de Comitês de Auditoria, tendo como principal atribuição supervisionar as atividades dos auditores independentes, de controle interno, de auditoria interna, de elaboração das demonstrações financeiras e de riscos. Como executivo foi responsável pela gestão de atividades de Auditoria Interna, Riscos, Controles Internos, Compliance, Canal de Denúncias e Investigação de Fraudes em organizações de grande porte, com destaque para a atuação como Head de Auditoria Interna para América Latina na Electrolux, onde participou de projetos na Europa, Ásia e Estados Unidos. Foi auditor externo de Big4.

Aquiles de Mattos
Possui graduação em Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu. Corretor de Imóveis – Creci RS 17.900. 

Hélio Henkin
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É professor associado na Faculdade de Economia da UFRGS, onde já atuou como Diretor de 2008 a 2016. Foi Pró-Reitor de Planejamento e Administração da UFRGS de 2016 a 2020. Foi Diretor Superintendente e Diretor Técnico do SEBRAE/RS de 1989 a 2001. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Estudos Industriais e Economia da Estratégia Competitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, estratégia competitiva e planejamento empresarial, comércio exterior, dinâmica da inserção externa brasileira, políticas de promoção das exportações e do desenvolvimento industrial e de pequenas e médias empresas. Tem sido membro de conselhos de comércio exterior de entidades empresariais (Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e Conselho do Prêmio Exportação RS). Obteve o Prêmio BNDES de Economia em 1993. 



Hélio Henkin
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É professor associado na Faculdade de Economia da UFRGS, onde já atuou como Diretor de 2008 a 2016. Foi Pró-Reitor de Planejamento e Administração da UFRGS de 2016 a 2020. Foi Diretor Superintendente e Diretor Técnico do SEBRAE/RS de 1989 a 2001. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Estudos Industriais e Economia da Estratégia Competitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, estratégia competitiva e planejamento empresarial, comércio exterior, dinâmica da inserção externa brasileira, políticas de promoção das exportações e do desenvolvimento industrial e de pequenas e médias empresas. Tem sido membro de conselhos de comércio exterior de entidades empresariais (Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e Conselho do Prêmio Exportação RS). Obteve o Prêmio BNDES de Economia em 1993.

Ana Maria Muller de Magalhães
Possui Graduação Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Doutora em Enfermagem- UFRGS (2012). Realizou doutorado sanduíche na University of Alberta, Edmonton, Canadá com a Profa. Patricia Marck em estudos da linha "Safer Systems" e métodos fotográficos participativos. Exerceu a função de Chefe do Serviço de Enfermagem Cirúrgica (1997-2004) e a função de Coordenadora do Grupo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2004-2008 e 2013-2016). É Professora Associada do Departamento de Assistência e Orientação Profissional - DAOP da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF-UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem (NEGE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e organização de serviços de enfermagem, planejamento de recursos humanos, dimensionamento de pessoal de enfermagem, carga de trabalho e segurança do paciente.

Rene Guimarães Andrich
Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), Dissertação com Conceito A, especialização em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e graduação em Ciências Contábeis pela FAE Centro Universitário (1994). CIA (Certified Internal Auditor), CCSA (Certified in Control Self Assessment) e CRMA (Certificate in Risk Management Assurance) no The Institute of Internal Auditors (2007, 2009 e 2012). Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. Professor convidado da FAE Business School para o curso de extensão em Contabiliade Internacional. Professor do módulo de Auditoria Interna e Perícia, Análise de Demonstrações Contábeis e Controladoria do MBA de Controladoria e Finanças da Opet. Professor de Contabilidade Gerencial da FIEP. Fundador e atual coordenador do GAIP - Grupo de Auditores Internos do Paraná. Instrutor do curso de Comitê Auditoria do IBGC. Membro do IIA. Membro do IBGC. Membro da Comissão de Finanças do IBGC. Membro da Comissão de Riscos do IBGC. Membro do ARC - Academic Relations Committee do IIA Global. Carreira de 28 anos atuando em áreas de Auditoria Interna e Externa, Controle Interno, Gestão de Riscos, Compliance, Governança e Contabilidade, atuando em organizações de grande porte. Atualmente é Presidente de Comitê de Auditoria Estatutário em estatal federal e em estatal estadual, membro de Comitê de Auditoria Estatutário em estatal estadual e membro suplente do Conselho Fiscal de instituição financeira de grande porte, Presidente de Conselho de Administração de entidade do terceiro setor, Professor, Mentor e Instrutor em cursos de Compliance, Controles Internos e Auditoria Interna. Na atuação como Membro de Comitê de Auditoria participou da implantação e desenvolvimento de Comitês de Auditoria, tendo como principal atribuição supervisionar as atividades dos auditores independentes, de controle interno, de auditoria interna, de elaboração das demonstrações financeiras e de riscos. Como executivo foi responsável pela gestão de atividades de Auditoria Interna, Riscos, Controles Internos, Compliance, Canal de Denúncias e Investigação de Fraudes em organizações de grande porte, com destaque para a atuação como Head de Auditoria Interna para América Latina na Electrolux, onde participou de projetos na Europa, Ásia e Estados Unidos. Foi auditor externo de Big4.


Celso Dall’Igna
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Residência Médica em Otorrinolaringologia (1980), Estagiário da Universidade de Bordeaux-França (1981), Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é proprietário de Consultório Privado, e Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como chefe do Serviço de ORL do Hospital de Clínicas de Porto Alegre até dezembro de 2012 e é médico responsável pelo Ambulatório de Zumbido. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Otorrinolaringologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, zumbido, vertigem, cirurgia otológica e implante coclear, e otorrinolaringologia geral.


Gustavo Salomão Pinto
Possui Mestrado em controladoria e Contabilidade, Graduação em Ciências contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Foi professor de graduação em ciências contábeis na Fadergs(centro universitário integrante da rede de ensino Laureate Universities). Possui 15 anos de experiência em auditoria e consultoria, voltados ao exame de demonstrações financeiras, controles internos e mapeamento de processos e avaliação de riscos corporativos, foi gerente de auditoria na Ernst & Young Auditores, exercendo liderança gerencial e técnica na instituição É integrante do Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI). No HCPA exerceu os cargos de analista de auditoria e supervisor de controles internos, atuando também na coordenação das comissões de inventários de estoques e revisão dos processos de gestão e fiscalização de contratos. Atualmente é coordenador de Gestão de Riscos e Integridade Corporativa da instituição.


Laís Maciel Guterres Zeilmann
Coordenadoria de Gestão de Convênios e Particulares e Coordenadoria Administrativa
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Franciscana (2006). Atualmente é coordenadora de Gestão de Convênios e Particulares e coordenadora interina da Coordenadoria Administrativa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

Camila Barths
Coordenadoria de Comunicação
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Tem experiência profissional na área de Comunicação e Relações Públicas, com atuação em atendimento, planejamento e organização de eventos, cerimonial e protocolo e comunicação interna, nas áreas educacional e da saúde. Atualmente é Relações Públicas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, exercendo a função de Coordenadora de Comunicação. Tem interesse em temáticas ligadas à Comunicação Organizacional, Saúde e Práticas Socioculturais. 

Jorge Giora
Coordenadoria de Engenharia e Manutenção
Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977). Atualmente é coordenador da Gerência de Engenharia e Manutenção do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Possui especialização nas áreas de Engenharia Clínica, Administração Hospitalar e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atua, ainda, como desenhista de concreto armado e técnico orçamentário. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas. 

Luciana Raupp Rios Wohlgemuth
Coordenadoria de Gestão Contábil
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e especialização em Finanças e Controladoria pelo União das Faculdades Integradas de Negócios (2005). Atualmente é Coordenadora da Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

André Mena Ávila
Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação
Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) concluída em 2014 e em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) concluída em 2012. MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) concluído em 2001 e bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) concluída em 1997. Coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Experiência em gestão, consultoria em tecnologia da informação, análise de negócios, projeto e de sistemas de gestão hospitalar atuando com equipes multiprofissionais em saúde na avaliação, análise, projeto, implementação e gestão do uso das tecnologias de informação aplicadas à área da saúde.

Guilherme Leal Camara
Coordenadoria de Gestão de Auditoria Interna
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e especialização em Controladoria de Gestão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Coordenador de Gestão de Auditoria Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Auditoria.

Ligia Ventura
Coordenadoria de Gestão de Pessoas
Possui graduação em Ciências pela Faculdade Porto-Alegrense (1983) e especializações em Gestão Hospitalar (2007) e Negociação Coletiva em 2011. Trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 1993, atuando na área de Administração de Pessoas onde foi chefia da Folha de Pagamento, chefe do Serviço de Administração de Pessoal e, desde 2015, coordenadora da área de Gestão de Pessoas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. 

Patrícia da Silva Lima de Souza
Coordenadoria de Hotelaria
Possui graduação em Administração Hospitalar pela Unisinos (2003), especializações em Gestão Hospitalar pela Fiocruz (2007), Gestão Estratégica pela Uninter (2011), Gestão de Processo de Saúde pela UFRGS (2014), pós-graduação em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino Albert Einstein (2018). Trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 2005, atuando na área administrativa, área de suprimentos e higienização, onde foi chefe de Seção das Áreas Não Críticas e Seção de Unidades de Internação por 10 anos e chefe do Serviço de Higienização em 2021, passando a ser  Coordenadora da Hotelaria, a partir de 2022.

Neiva Teresinha Finato
Coordenadoria de Gestão Financeira
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Porto-Alegrense (1992). Atualmente é coordenadora de gestão contábil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: analista e administrativo. 

Simone Dalla Pozza Mahmud
Coordenadoria de Suprimentos
Possui graduação em Farmacêutico Bioquímico opção Tecnologia Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), especialização em Gestão de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (2005), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e ensino-médio-segundo-grau pela Escola Estadual de 2º Cilon Rosa (1987). Atualmente é Farmacêutica da Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Professor do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde e Professor Convidado do Grupo Hospitalar Conceição e Escola Nacional de Saúde Pública. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análise e Controle de Medicamentos. Atuando principalmente nos seguintes temas: reação adversa, Farmacovigilância, Programa de farmacovigilância. 

Jairo Henrique Gonçalves
Coordenadoria Jurídica