Início do Conteúdo

 

Nadine Oliveira Clausell
Diretora-Presidente
Possui graduação em medicina na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1981), seguida de residência médica em Medicina Interna no Hospital de Clínicas de Porto Alegre de 1981-1984. Realizou mestrado em cardiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Concluiu o doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares na University of Toronto/Canadá (1993) com bolsa CAPES seguido de Pós-doutorado na mesma instituição com foco em pesquisa em mecanismos imunoinflamatórios na insuficiência cardíaca com Fellowship da Heart and Stroke Foundation of Ontorio/Canadá. Admitida em 1997 por concurso público como professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é professora titular por concurso público. Desde 2002 no CNPq o grupo de pesquisa, Aspectos patogênicos e clínicos envolvidos na progressão da insuficiência cardíaca sob sua liderança. Com linhas de pesquisa em insuficiência cardíaca, inflamação e seus aspectos patogênicos, seus projetos envolvendo pesquisa aplicada, bancada e experimentação animal transitam na área de Pesquisa Translacional com enfoque fisiopatogênico, diagnóstico e terapêutico dos pacientes com insuficiência cardíaca. Também foi coordenadora do PPG Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS (Conceito 6 CAPES) durante seis anos. Entre 2004 e 2012 coordenou o Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), exercendo a liderança gerencial em pesquisa da Instituição. Sob sua liderança o HCPA foi contemplado no Edital DECIT/FINEP para a Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) em Hospital de Ensino. Entre 2012 e 2016 exerceu a Vice-Presidência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente exerce a Presidência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Brasil Silva Neto
Diretor Médico
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Residência médica em Cirurgia Geral e Urologia realizadas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1998-2003). Mestre e Doutor em Medicina: Ciências Cirúrgicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004-2005 e 2006-2008). Aprovado em 1o lugar através de concurso público (2009), é Professor Associado I do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina/UFRGS. Foi bolsista do programa de Doutorado Sandwich da CAPES. Research Associate - Lahey Clinic Medical Center em Boston-USA (2006-2008). Tem como principal área de atuação a Urologia Oncológica e Cirurgia Minimamente Invasiva. Foi Coordenador da Semana Científica do HCPA (2011 e 2012). Junto ao Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do HCPA, foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa e Co-Editor da Revista HCPA. Professor Permanente do PPG em Medicina: Ciências Cirúrgicas. Chefe do Serviço de Urologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2013-2016) Chefe-Substituto (2011-2015) e Chefe do Departamento de Cirurgia da FAMED/UFRGS (2016). Foi Membro e Presidente da Comissão de Ética Médica do HCPA entre 2013-2015. Participou, em Agosto/2013, da primeira Cirurgia Robótica realizada no Rio Grande do Sul e desenvolve projetos na área de Cirurgia Robótica e Cirurgia Minimamente Invasiva junto ao Grupo de Cirurgia Robótica Urológica do HCPA e Uro-Oncologia. Foi Paraninfo das ATMs 2013/1 e 2015/1. Professor Homenageado das ATMs 2014/1, 2014/2, 2017/1 da Faculdade de Medicina - UFRGS. Membro da Diretoria da SBU/RS gestão 2016/17 e 2018/19. Atualmente exerce o cargo de Diretor Médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Jorge Luis Bajerski
Diretor Administrativo
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Diretor Administrativo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Professor dos cursos de especialização do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da saúde - IAHCS. É conselheiro fiscal da BB Previdência - Fundo de Pensão do Banco do Brasil desde 2015 e desde 2017 atua como Presidente do Conselho Fiscal da BB Previdência - Fundo de Pensão do Banco do Brasil. Foi Professor do Curso de Mestrado Profissional em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas entre 2014 e 2016. Foi Professor dos cursos de graduação em Administração Hospitalar e Administração de Empresas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - de 03/1995 a 02/2009.

Ninon Girardon Rosa
Diretora de Enfermagem
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Diretora de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, gestão em enfermagem, tecnologias do cuidado e saúde coletiva.

Patrícia Ashton-Prolla
Diretora de Pesquisa
Graduada em Medicina (1992) e doutora em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela UFRGS (1999). Residência no Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA (1993-1995), Fellow em genética clínica (1995-1997) e em genética clínica molecular (1997-1999) no Mount Sinai School of Medicine de Nova Iorque, EUA. Pós-doutorado (CNPq) no Serviço de Genética Médica do HCPA na área de oncogenética. Atualmente, é Diretora de Pesquisa no Hospital de línicas de Porto Alegre, professora associada do Departamento de Genética da UFRGS e professora do núcleo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (CAPES nota 7) e Medicina: Ciências Médicas (CAPES nota 6) na mesma Universidade. Docente da Escola Latino Americana de Genética Humana (ELAG), membro do comitê consultivo, Regional America Latina da AACR e do painel de especialistas da Rede Colaborativa Global de Doenças Raras da OMS (WHO CGN4RD) Atua predominantemente em oncogenética, com ênfase em Aconselhamento Genético e Diagnóstico Molecular. É membro titular da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica.

Luciana Paula Cadore Stefani
Diretora de Ensino
É professora na área de Anestesia do Departamento de Cirurgia (Adjunto) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), residência em Anestesiologia pelo Centro de Ensino e Treinamento do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Título de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira e Título Superior de Anestesiologia (TSA). É doutora em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS (2012). É co-responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento (CET) do Serviço de Anestesiologia e Medicina Perioperatória do HCPA (Sampe). Atua como professora da graduação da Faculdade de Medicina da UFRGS com foco em atividades no Laboratório de Simulação da UFRGS-HCPA. É preceptora na área de Medicina Perioperatória e coordena um grupo de pesquisa na área de risco do paciente cirúrgico e desfechos perioperatórios. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas- UFRGS.


Janaína Carla Farias
Representante do Ministério da Educação
Graduada em turismo, mestranda em Gestão de Negócios Turísticos. Atua na área de articulação política e pela organização de eventos e também na capacitação, moderação e consultoria nas áreas – social, políticas públicas, juventude, turismo, hospitalidade, artesanato, governança, agricultura. No momento atua como chefe da Assessoria Especial do Ministro de Estado da Educação.

Marcelo Mendonça
Representante do Ministério da Educação
Aguardando currículo.

Gilvana Ponte Linhares da Silva
Representante do Ministério da Educação
Atualmente é diretora de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, conselheira do Conselho Fiscal da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e conselheira do Conselho de Administração da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR). Graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, mestrado em educação pela Universidade Regional do Cariri.

CARGO VAGO
Representante do Ministério da Educação

Hilton Ferreira dos Santos
Representante do Ministério da Economia
Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília. Pós-Graduação em Administração Financeira e Mercado de Capitais (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas e em Economia do Setor Público pela Faculdade Cidade Verde. Atuou como Conselheiro Fiscal da Ceasaminas e da Trensurb.

CARGO VAGO
Representante do Ministério da Economia



 

Ana Maria Muller de Magalhães
Representante da Escola de Enfermagem da UFRGS
Possui Graduação Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Doutora em Enfermagem- UFRGS (2012). Realizou doutorado sanduíche na University of Alberta, Edmonton, Canadá com a Profa. Patricia Marck em estudos da linha "Safer Systems" e métodos fotográficos participativos. Exerceu a função de Chefe do Serviço de Enfermagem Cirúrgica (1997-2004) e a função de Coordenadora do Grupo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2004-2008 e 2013-2016). É Professora Associada do Departamento de Assistência e Orientação Profissional - DAOP da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF-UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem (NEGE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e organização de serviços de enfermagem, planejamento de recursos humanos, dimensionamento de pessoal de enfermagem, carga de trabalho e segurança do paciente. 

André Tiago da Luz Tartas
Representante dos Empregados do HCPA
Possui graduação em Tecnólogo Superior em Gestão Pública pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI (2019) e graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Metodista (2008). Atualmente é funcionário do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Angelo Vinicius Alves do Nascimento Azevedo Roda
Representante do Ministério da Educação
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é Chefe de Gabinete do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Danilo Knijnik
Representante da Reitoria da UFRGS
Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1997) e Bacharel em Direito pela UFRGS (1994). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação e Professor Associado da Faculdade de Direito da UFRGS, na qual também é atualmente Diretor da Faculdade (2012-), Membro do Conselho Universitário (2012-) e Diretor do Núcleo de Gestão do Desempenho (2012-). Ex-Chefe do Departamento de Ciências Penais da Faculdade de Direito (2010-2012). Advogado.

Juliana Maria de Almeida Barros 
Representante do Ministério da Fazenda
Especialização em Marketing Internacional pela Universidade Gama Filho, Brasil (2010).
Chefe de Gabinete do Ministério da Economia, Brasil.

Lúcia Maria Kliemann
Representante da Faculdade de Medicina da UFRGS
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Ciências em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Medicina: Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é Diretora da Faculdade de Medicina da UFRGS, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atuação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Conselheira Consultiva da Fundação Médica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer ginecológico, câncer colorretal e oftalmopatologia - doenças da córnea e retinopatia. 

Marcio Tavares dos Santos
Representante Ministerio da Gestão e da Inovação em Serviços PúblicosHistoriador e curador. Doutor em Arte pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As ênfases de sua atuação acadêmica e investigações curatoriais são nas áreas de arte da América Latina, museologia e memória, história e memória, arte e memória, história política da América Latina e sobre as relações entre história e cultura visual, novas formas de censura e as guerras culturais. Desenvolveu pesquisa sobre a materialização da memória por meio da arte, do audiovisual e dos museus no Cone Sul.Atualmente, pesquisa formas de censura à arte e a "guerra cultural" da extrema-direita no Brasil. No âmbito da atuação profissional foi Coordenador de Memória, História e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Diretor do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Diretor do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, do Memorial do Rio Grande do Sul e fundador e primeiro diretor do Museu dos Direitos Humanos do Mercosul (MDHM). Foi membro do Conselho de Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e do Conselho Curador do Theatro São Pedro (Porto Alegre/Brasil). É autor de diversos artigos e ensaios publicados em revistas especializadas e livros nas áreas de história, arte, história da arte, direitos humanos e políticas culturais. Foi curador e realizador de diversos seminários, congressos e festivais nas áreas de arte e políticas culturais. Foi curador de diversas exposições, dentre seus principais projetos curatoriais pode-se destacar a exposição "Deus e Sua Obra no Sul da América: A Experiência dos Direitos Humanos Através dos Sentidos, realizada pelo MDHM" em Porto Alegre no momento de sua inauguração e Manifesto: Poder, Desejo, Intervenção, exibida no Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Foi curador-adjunto da 10ª Bienal do Mercosul Mensagens de Uma Nova América. Coordenou a assessoria técnica da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados entre 2016 e 2017. Foi um dos coordenadores do programa de cultura da candidatura presidencial de Fernando Haddad em 2018 e atualmente é Secretário Nacional de Cultura do PT.

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho
Representante do Ministério da Educação
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2014). Atualmente é secretária executiva do Ministério da Educação do Brasil. Tem experiência na área de Educação.

Nadine Oliveira Clausell
Diretora-Presidente
Possui graduação em medicina na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1981), seguida de residência médica em Medicina Interna no Hospital de Clínicas de Porto Alegre de 1981-1984. Realizou mestrado em cardiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Concluiu o doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares na University of Toronto/Canadá (1993) com bolsa CAPES seguido de Pós-doutorado na mesma instituição com foco em pesquisa em mecanismos imunoinflamatórios na insuficiência cardíaca com Fellowship da Heart and Stroke Foundation of Ontorio/Canadá. Admitida em 1997 por concurso público como professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é professora titular por concurso público. Desde 2002 no CNPq o grupo de pesquisa, Aspectos patogênicos e clínicos envolvidos na progressão da insuficiência cardíaca sob sua liderança. Com linhas de pesquisa em insuficiência cardíaca, inflamação e seus aspectos patogênicos, seus projetos envolvendo pesquisa aplicada, bancada e experimentação animal transitam na área de Pesquisa Translacional com enfoque fisiopatogênico, diagnóstico e terapêutico dos pacientes com insuficiência cardíaca. Também foi coordenadora do PPG Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS (Conceito 6 CAPES) durante seis anos. Entre 2004 e 2012 coordenou o Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), exercendo a liderança gerencial em pesquisa da Instituição. Sob sua liderança o HCPA foi contemplado no Edital DECIT/FINEP para a Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) em Hospital de Ensino. Entre 2012 e 2016 exerceu a Vice-Presidência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente exerce a Presidência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

Nilton Pereira Júnior
Representante do Ministério da SaúdeMédico Sanitarista, graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com Residência Médica em Medicina Preventiva e Social na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFU. Foi Coordenador do Curso de Graduação de Medicina da UFU (2022). Foi Superintendente (2020/2021) e Gerente de Ensino e Pesquisa (2019/2020) do Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh. Foi vice-presidente da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) na gestão 2015-2018 e Conselheiro Nacional de Saúde (2016-2017). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Política, Planejamento e Gestão em Saúde, Gestão Hospitalar e Apoio em Saúde. Organizador e autor dos livros "Políticas Públicas e Gestão Hospitalar: evidências e experiências do SUS" (2022) e "Apoio Institucional no SUS: dilemas da integração interfederativa e da cogestão" (2018).

Patrícia Helena Lucas Pranke
Representante da Reitoria da UFRGS
Professora titular da disciplina de Hematologia clínica e orientadora e professora no programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - Fisiologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atual vice-reitora da UFRGS (2020-2024). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado sanduíche no laboratório de células-tronco do New York Blood Center, Nova York, Estados Unidos (2002), na área de células-tronco. Pós-doutorado na Phillip Marburg University, Marburg, Alemanha (2008 e 2010) na área de nanotecnologia e engenharia de tecidos/medicina regenerativa. Membro da diretoria da Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais (gestão 2014 a 2016 e gestão 2018 a 2020) e da comissão científica desde 2014. Membro do conselho da sociedade internacional, eleita 3 vezes: Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society- Americas (gestão 2015 a 2017, gestão 2018 a 2019 e gestão 2020 a 2021) (https://termis.org/chapters-americas-council). Membro das comissões científicas e organizadoras dos eventos da Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society: em 2015, em Boston, em 2016, em San Diego e em 2017, na Charlotte, Carolina do Norte, Estados Unidos. Presidente da comissão latino-americana do TERMIS-AM. Membro do grupo diretor do - International Stem Cell Banking Initiative (ISCBI) (https://www.iscbi.org/about), desde 2012. Foi uma das duas cientistas brasileiras que prestou assessoria ao Senado e Congresso Federal na elaboração da lei de Biossegurança, que aprovou as pesquisas com células-tronco embrionárias humanas no Brasil (2003 a 2005). Pesquisador bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora 2 do CNPq. Diretório de grupo de pesquisa CNPq: Células-tronco e Nanotecnologia para a Engenharia de Tecidos: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3484316229010287. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4698-6314. Membro da Comissão do Programa de Pós-graduação em Fisiologia. Pesquisador da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, membro pesquisador da International Society for Stem Cell Research. Atual presidente do conselho do Instituto de Pesquisa com Células-tronco. Fundadora e primeira presidente do Instituto de Pesquisa Com Célula-tronco. Tem experiência na área de células-tronco e nanotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: células tronco adultas, sangue de cordão umbilical, células tronco embrionárias/pluripotentes, nanotecnologia, engenharia de tecidos e medicina regenerativa. 


Fernando Nascimento Zatta
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Vila Velha, 1985, UFES, 1994, especialização em Engenharia de Produção, FGV-RJ, 1996, especialização em Ciências Contábeis. Pela Fucape Business School, 2004, mestre em Finanças e em Contabilidade. Em 2013, Pós-MBA Inteligência Empresarial pela FGV-SP. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba, em 2015. Pós-doutorado Controladoria e Finanças Empresariais, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-doutorado em Administração, 2017, Universidade Metodista de São Paulo. Financial Accounting - Harvard Business School. Extensa experiência profissional em diversas organizações industriais, comerciais, serviços e financeiras de diversos setores, já tendo desempenhado o papel de assessor de diretora. Assessor e consultor de Conselhos de Administração e Fiscal - segmento têxtil, economia mista, estatal, autoridade portuária, área da saúde, transportes, desenvolvimento urbano, org sem fins lucrativos, conc veículos, construção civil e autopeças. Atuação em Comitês Estratégicos compostos por diretores, conselheiros e acionista nas áreas administrativa, financeira e operacional. Governança, riscos, compliance, controles internos, auditoria e due diligences. Consultor em empresas públicas e privadas como, conselheiro fiscal certificado pelo IBGC, conselheiro de administração/C-Level - board member em certificação pela HSM University. Presidente e membro do Comitê de Auditoria certificado pelo IBGC, membro de comitê de auditoria em empresas não financeiras, pelo IBGC - Audit Committee Financial Expert (ACFE). Consultor em gestão de risco, compliance, auditoria interna, due diligences, em Control-self Assessment, em Risk Management Assurance (CRMA), controles internos, prevenção de fraudes e perdas, planos de continuidade, gestão de crise. Consultor em processo de integridade e consistência de controles internos e relatórios financeiros da SOX. Consultor na implantação da Lei Geral de Proteção de Dados certificado pela Fundação Vanzolini. Leader Coaching Training, mentor e business coach certificado pelo IBC. Atuação em estruturação e implantação de programas de gerenciamento de riscos. Formação de Comitê de Auditoria, mediante a prestação de serviço autônomo, de caráter personalíssimo, ou por meio da empresa especializada, HMZ Consultoria de Negócios ? Gestão e Resultado. Experiência em gestão empresarial, corporate and family governance consultant, atuando em negócios e operações societárias, desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócios familiares. Specialist business consultant, planejamento sucessório, empresas familiares, consultoria para middle Market, consultoria de gestão econômica de empresas com foco em planejamento estratégico, planejamento financeiro, controle orçamentário, custos, preços e rentabilidade, concepção e implantação de sistemas de informações gerenciais, sistemas de custos, regulação contábil e tributária, alianças, parcerias, investimentos minoritários e joint ventures, estudos de viabilidade e diagnóstico econômico-financeiro, implantação de controladoria e serviços compartilhados, estruturação de plantas industriais, arrendamento mercantil, gestão de operações, SCM, abertura de capital, lançamento debêntures, comitês estratégicos, auditorias interna e independente púbica e privada, gestão de recursos e competências, experiência em reestruturações e conhecimento em desestatização, desinvestimento e privatização, reorganização societária, transações corporativas, gestão de recursos. Sua educação continuada inclui programas de conselheiro de administração/C-Level - board member certificado pela HSM University (2021), de Conselheiro Fiscal ? CCF certificado pelo IBGC, de Comitê de Auditoria certificado pelo IBGC, de membro de Comitê de Auditoria em empresas não financeiras, pelo IBGC - Audit Committee Financial Expert (ACFE), de atualização em compliance, governança e gestão de riscos pelo IBGC. LGPD. Leader Coaching Training.

Luiz José Nogueira Lima
Graduado em Administração pela Universidade Católica do Salvador - Bahia (1979), especialização em Ciências Contábeis pela Universidade Salvador - UNIFACS (1994) e MBA em Administração de Empresas pela Amana Key (1993), Certificado CPA 20 pela Anbima. Membro do Instituto dos Auditores Internos – Brasil. Professor na Universidade Salvador - UNIFACS (1993 a 1998) ministrando as disciplinas Auditoria e Análise de Balanço, Contabilidade Comercial, Análises das Demonstrações Contábeis, Auditoria e, Projetos de Sistemas Contábeis. Carreira de 46 anos atuando em organizações nacionais e multinacionais de grande porte nas áreas de Auditoria Interna e Externa, Controladoria, Controle Interno, Gestão de Riscos, Compliance, Governança e Contabilidade, Comitês de Auditória Estatutária e Comitês de Elegibilidade, Conselho de Administração.
Participação na coordenação e validação de implantação de sistemas integrados, gestão de instrumentos e controles societários de empresas. Atualmente é membro de Comitê de Auditoria Estatutário em estatal federal e em estatal estadual, e membro do Conselho Fiscal de entidade do terceiro setor. Na atuação como Membro de Comitê de Auditoria participou da implantação e desenvolvimento de Comitês de Auditoria, tendo como principal atribuição supervisionar as atividades dos auditores independentes, de controle interno, de auditoria interna, de elaboração das demonstrações financeiras e de riscos.
Como executivo foi responsável pela gestão de atividades de Auditoria Interna, Riscos, Controles Internos, Compliance, Canal de Denúncias e Investigação de Fraudes em organizações de grande porte, com destaque para a atuação como Diretor de Controladoria de empresa de grande porte na área de tecnologia, reportando diretamente à matriz na Europa. Foi auditor externo de Big4.

CARGO VAGO



Ana Maria Muller de Magalhães
Possui Graduação Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Doutora em Enfermagem- UFRGS (2012). Realizou doutorado sanduíche na University of Alberta, Edmonton, Canadá com a Profa. Patricia Marck em estudos da linha "Safer Systems" e métodos fotográficos participativos. Exerceu a função de Chefe do Serviço de Enfermagem Cirúrgica (1997-2004) e a função de Coordenadora do Grupo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2004-2008 e 2013-2016). É Professora Associada do Departamento de Assistência e Orientação Profissional - DAOP da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF-UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem (NEGE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e organização de serviços de enfermagem, planejamento de recursos humanos, dimensionamento de pessoal de enfermagem, carga de trabalho e segurança do paciente. 

Danilo Knijnik
Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1997) e Bacharel em Direito pela UFRGS (1994). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação e Professor Associado da Faculdade de Direito da UFRGS, na qual também é atualmente Diretor da Faculdade (2012-), Membro do Conselho Universitário (2012-) e Diretor do Núcleo de Gestão do Desempenho (2012-). Ex-Chefe do Departamento de Ciências Penais da Faculdade de Direito (2010-2012). Advogado.

Luiz José Nogueira Lima
Graduado em Administração pela Universidade Católica do Salvador - Bahia (1979), especialização em Ciências Contábeis pela Universidade Salvador - UNIFACS (1994) e MBA em Administração de Empresas pela Amana Key (1993), Certificado CPA 20 pela Anbima. Membro do Instituto dos Auditores Internos – Brasil. Professor na Universidade Salvador - UNIFACS (1993 a 1998) ministrando as disciplinas Auditoria e Análise de Balanço, Contabilidade Comercial, Análises das Demonstrações Contábeis, Auditoria e, Projetos de Sistemas Contábeis. Carreira de 46 anos atuando em organizações nacionais e multinacionais de grande porte nas áreas de Auditoria Interna e Externa, Controladoria, Controle Interno, Gestão de Riscos, Compliance, Governança e Contabilidade, Comitês de Auditória Estatutária e Comitês de Elegibilidade, Conselho de Administração.
Participação na coordenação e validação de implantação de sistemas integrados, gestão de instrumentos e controles societários de empresas. Atualmente é membro de Comitê de Auditoria Estatutário em estatal federal e em estatal estadual, e membro do Conselho Fiscal de entidade do terceiro setor. Na atuação como Membro de Comitê de Auditoria participou da implantação e desenvolvimento de Comitês de Auditoria, tendo como principal atribuição supervisionar as atividades dos auditores independentes, de controle interno, de auditoria interna, de elaboração das demonstrações financeiras e de riscos.
Como executivo foi responsável pela gestão de atividades de Auditoria Interna, Riscos, Controles Internos, Compliance, Canal de Denúncias e Investigação de Fraudes em organizações de grande porte, com destaque para a atuação como Diretor de Controladoria de empresa de grande porte na área de tecnologia, reportando diretamente à matriz na Europa. Foi auditor externo de Big4.


Celso Dall’Igna
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Residência Médica em Otorrinolaringologia (1980), Estagiário da Universidade de Bordeaux-França (1981), Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é proprietário de Consultório Privado, e Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como chefe do Serviço de ORL do Hospital de Clínicas de Porto Alegre até dezembro de 2012 e é médico responsável pelo Ambulatório de Zumbido. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Otorrinolaringologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, zumbido, vertigem, cirurgia otológica e implante coclear, e otorrinolaringologia geral.


Guilherme Leal Camara
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e especialização em Controladoria de Gestão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Coordenador de Gestão de Auditoria Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Auditoria.


Laís Maciel Guterres Zeilmann
Coordenadoria de Gestão dos Negócios Assistenciais
Possui graduação em Psicologia (UFN), pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios (ESPM), MBA Executivo em Administração, Finanças e Geração de Valor (PUCRS) e Mestrado Profissional em Avaliação de Tecnologias para o SUS (Escola GHC). Atua há mais de 10 anos na administração hospitalar, com ênfase na gestão de pessoas, processos e negócios.

Camila Barths
Coordenadoria de Comunicação
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Tem experiência profissional na área de Comunicação e Relações Públicas, com atuação em atendimento, planejamento e organização de eventos, cerimonial e protocolo e comunicação interna, nas áreas educacional e da saúde. Atualmente é Relações Públicas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, exercendo a função de Coordenadora de Comunicação. Tem interesse em temáticas ligadas à Comunicação Organizacional, Saúde e Práticas Socioculturais. 

Talita Uzeika 
Coordenadoria de Engenharia e Manutenção
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-UFRGS) e possui MBA em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Negócios (IBGEN). Possui experiência nas seguintes áreas: Elaboração de Projetos de Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente, Estudos Hidrossedimentológicos, Geração de Energia Elétrica, Gestão de Projetos, Implantação e Manutenção de Sistemas de Qualidade, Engenharia/Arquitetura Hospitalar e Gestão de Pessoas. Na última década vem desenvolvendo suas atividades na área de engenharia hospitalar, gestão de projetos e gestão de pessoas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Luciana Raupp Rios Wohlgemuth
Coordenadoria de Gestão Contábil
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e especialização em Finanças e Controladoria pelo União das Faculdades Integradas de Negócios (2005). Atualmente é Coordenadora da Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

André Mena Ávila
Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação
Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) concluída em 2014 e em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) concluída em 2012. MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) concluído em 2001 e bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) concluída em 1997. Coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Experiência em gestão, consultoria em tecnologia da informação, análise de negócios, projeto e de sistemas de gestão hospitalar atuando com equipes multiprofissionais em saúde na avaliação, análise, projeto, implementação e gestão do uso das tecnologias de informação aplicadas à área da saúde.

Gustavo Salomão Pinto
Coordenadoria de Gestão de Auditoria Interna
Possui Mestrado em controladoria e contabilidade, Graduação em ciências contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, MBA em controladoria e finanças pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e ainda pós-graduações nas áreas de Auditoria, Gestão de riscos e Auditoria Hospitalar. Foi professor de graduação em ciências contábeis na FADERGS (centro universitário integrante da rede de ensino Laureate Universities), sendo professor homenageado em 2019/1 e professor paraninfo em 2019/2 e professor de Pós-Graduação no centro universitário UniRitter. Possui 18 anos de experiência em auditoria e consultoria, voltados ao exame de demonstrações financeiras, controles internos e mapeamento de processos e avaliação de riscos corporativos, foi gerente de auditoria na Ernst & Young Auditores (Empresa líder global em auditoria e consultoria corporativa) exercendo liderança gerencial e técnica na Instituição, é integrante do cadastro nacional de auditores independentes (CNAI). No HCPA exerceu os cargos de analista de auditoria e supervisor de controles internos, atuando também na coordenação das comissões de inventários de estoques e revisão dos processos de gestão e fiscalização de contratos (2016-2020). Foi Coordenador de Gestão de Riscos e Integridade Corporativa da Instituição e responsável pela Unidade Correcional da Instituição (2020-2023). Atualmente é Coordenador da área de Auditoria Interna do Hospital.

Marisol Silveira de Oliveira
Coordenadoria de Gestão de Pessoas
Mestre em Administração pela Universidade FEEVALE. MBA em Liderança e Estratégia Organizacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Especialista em Gestão Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública(FIOCRUZ) em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (2008). Bacharel em Administração de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006).

Patrícia da Silva Lima de Souza
Coordenadoria de Hotelaria
Possui graduação em Administração Hospitalar pela Unisinos (2003), especializações em Gestão Hospitalar pela Fiocruz (2007), Gestão Estratégica pela Uninter (2011), Gestão de Processo de Saúde pela UFRGS (2014), pós-graduação em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino Albert Einstein (2018). Trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 2005, atuando na área administrativa, área de suprimentos e higienização, onde foi chefe de Seção das Áreas Não Críticas e Seção de Unidades de Internação por 10 anos e chefe do Serviço de Higienização em 2021, passando a ser  Coordenadora da Hotelaria, a partir de 2022.

Neiva Teresinha Finato
Coordenadoria de Gestão Financeira
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Porto-Alegrense (1992). Atualmente é coordenadora de gestão contábil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: analista e administrativo. 

Simone Dalla Pozza Mahmud
Coordenadoria de Suprimentos
Possui graduação em Farmacêutico Bioquímico opção Tecnologia Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), especialização em Gestão de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (2005), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e ensino-médio-segundo-grau pela Escola Estadual de 2º Cilon Rosa (1987). Atualmente é Farmacêutica da Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Professor do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde e Professor Convidado do Grupo Hospitalar Conceição e Escola Nacional de Saúde Pública. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análise e Controle de Medicamentos. Atuando principalmente nos seguintes temas: reação adversa, Farmacovigilância, Programa de farmacovigilância. 

Jairo Henrique Gonçalves
Coordenadoria Jurídica
Graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é Coordenador Jurídico da CONJUR.