Início do Conteúdo

Estágio Optativo para Residentes de Outras Instituições

Os estágios externos ao HCPA estão em conformidade com a Resolução CNRM Nº 27 de 18 de abril de 2019.

O Hospital de Clínicas recebe residentes de outras instituições, seja do Rio Grande do Sul ou de outros Estados, para realização dos estágios optativos, com duração de 30 dias por ano, previstos nos Programas de Residência Médica.

Os Médicos Residentes de instituições estrangeiras devem entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Os estágios optativos externos, realizados a partir do segundo ano do Programa de Residência Médica, possuem duração de 30 dias. Para que o residente possa estagiar no HCPA, a sua candidatura depende da concordância do Serviço que irá recebê-lo e da aprovação do Comitê Interno.

O HCPA possui um cronograma institucional de estágios. Antes de fazer a solicitação de estágio, o Residente deve verificar as datas previstas nesse cronograma. obedecido. 

Para ingresso, o candidato deve preencher o formulário de solicitação de estágio e anexar os seguintes documentos, em um único PDF: declaração atual de Residência Médica (do PRM de origem, com data de início e previsão de término da residência), emitido em papel timbrado pela instituição de origem; cópias da carteira do CRM (ou Passaporte para médicos residentes estrangeiros), da Apólice de Seguro contra Acidentes Pessoais e do comprovante do Curso Básico de Parada Cardiorrespiratória, caso possua (válidos, no mínimo, até o último dia do estágio). Documentos ilegíveis, (enviados) em formato diferente do indicado ou que não correspondam ao que foi solicitado, não serão considerados. 

Para sua solicitação ser efetivada, todos os itens acima devem ser atendidos.

Os estágios solicitados serão analisados e a lista das solicitações deferidas (clique aqui) será publicada conforme a data prevista no cronograma.

IMPORTANTE: Ao realizar a solicitação do estágio, os residentes que não tenham recebido pelo menos duas doses da vacina contra a COVID-19 até o momento, independente do motivo, devem informar à COREME através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 

Em função das restrições impostas pela legislação brasileira quanto ao trabalho de gestantes em ambientes insalubres, não serão autorizados estágios de médicas residentes externas em qualquer setor do HCPA. Ao realizar a solicitação de estágio, as médicas residentes declaram estar cientes dessa determinação.

No primeiro dia de estágio, antes de iniciar as atividades no Serviço, o residente deve comparecer à Central de Identificação (entrada pela Recepção Social do Bloco C - Protásio Alves, 211) para a confecção do crachá de identificação e da certificação digital (obrigatória). O residente que já possui certificação digital, a habilitação no hospital pode ser feita na Central de Identificação. 

Visando aperfeiçoar os processos de cuidado e reforçar os padrões de qualidade e segurança dos pacientes, profissionais e alunos, no início do estágio, os residentes devem realizar alguns cursos EAD, disponíveis no Moodle do HCPA, com acesso pelo Portal EAD (clique aqui). Após o início do estágio, a Equipe EAD (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) enviará um e-mail com orientações, link, login e senha para a realização dos cursos, que devem ser concluídos dentro do prazo determinado no cronograma (clique aqui).

A Coreme emite o Certificado de Estágio quando houver cumprido integralmente o período de estágio e realizado os cursos EAD. Além disso, é necessário que o estagiário compareça, no último dia, ao Serviço de Arquivo Médico e Informações em Saúde (Samis), localizado no 2º andar do Bloco A do Hospital, para verificar se há pendências de assinaturas nos prontuários digitais e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a Declaração de Assiduidade preenchida e assinada, em PDF. Por último, devolver o crachá de identificação na Coreme (Bloco C - 6° andar, sala C6155).

 

Contato

Residência Médica

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Fone: (51) 3359.6216
Sala 6155 - 6º andar (Bloco C)