Em sua trajetória comprometida com a obtenção de resultados, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) sempre buscou soluções criativas e eficazes para o suporte à gestão. Assim, na década de 1980, desenvolveu internamente o sistema informatizado AGH (Aplicativos de Gestão Hospitalar), o qual, ao longo de mais de 40 anos, vem se constituindo em importante ferramenta para a instituição.

Em 2009, tendo como base o modelo de gestão no HCPA e identificando no AGH a ferramenta para apoio às melhores práticas de gestão assistencial e administrativa, o Ministério da Educação (MEC) decidiu transferir o conhecimento do Clínicas para os 47 hospitais universitários (HU) que compõem sua rede. Nasceu assim o Projeto AGHU (Aplicativos para Gestão dos Hospitais Universitários), desenvolvido em parceria pelo HCPA, o MEC e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a finalidade de definir e implantar soluções eficazes, duradouras, abrangentes e participativas para os problemas estruturais dos HUs em todo o país.

O início do projeto AGHU também oportunizou ao HCPA a migração e atualização do antigo AGH para o atual sistema AGHUse, transformando uma solução interna em uma plataforma abrangente, moderna e registrada com a licença pública geral (GPL). Assim, o AGHUse se tornou um software livre, gerando resultados que caminham para a transformação da realidade da gestão da assistência à saúde no país.

Acesse aqui o Portal da Comunidade AGHUse