Início do Conteúdo

Para que você possa esclarecer suas dúvidas ou obter mais informações sobre o Hospital de Clínicas de forma rápida e fácil, reproduzimos a seguir as respostas às perguntas feitas com maior frequência através do portal. Basta clicar no assunto de seu interesse para acessar a resposta. 

Conteúdo revisado em 4/1/2018.


O Hospital de Clínicas conta com um Grupo de Apoio aos Familiares e Cuidadores de Doentes de Alzheimer. Para obter mais informações, ligue para (51) 3359.8182.

Na Unidade Álvaro Alvim, são atendidos apenas pacientes referenciados pelo próprio Hospital de Clínicas ou pela rede pública, através da Central de Regulação de Consultas e de Leitos da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre. Na Unidade Clínica, os pacientes são provenientes da Emergência do hospital. Na Unidade de Adição, eles vêm do Pronto Atendimento IAPI e do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs).

Para ingressar no Ambulatório de Adição, é necessário marcar uma consulta pela Central de Marcação de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Moradores de Porto Alegre devem dirigir-se à sua unidade de saúde de referência, onde serão atendidos conforme o caso. Identificada a necessidade de avaliação por outro especialista, a Unidade de Saúde providenciará a marcação da consulta. Moradores do interior do estado devem dirigir-se à Secretaria de Saúde de seu município, para que, conforme o caso, seja feita a solicitação de atendimento à Central de Marcação de Consultas de Porto Alegre.


A avaliação auditiva e a doação de aparelhos individuais de amplificação sonora (próteses auditivas - aparelhos de surdez) estão disponíveis para pacientes encaminhados pela Secretaria Estadual da Saúde. Mais informações pelo telefone (51) 3359.8264 ou 3359.8228.

Para obter informações detalhadas sobre os Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento para Profissionais (Piccap), envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Se preferir, entre em contato através dos telefones (51) 3359.8190 ou 3359.7502.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre mantém o Programa de Identidade de Gênero (Protig), responsável por este procedimento. Para ingressar no programa, é necessário agendar consulta nos postos de saúde da rede pública.

Moradores de Porto Alegre devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo. A primeira consulta em cada especialidade é agendada pela Central de Marcação de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. As pessoas que residem em outras cidades devem procurar um posto de saúde ou a Secretaria de Saúde de seu município ou região. Moradores de outros estados devem procurar a Secretaria Estadual de Saúde, que fará o encaminhamento do atendimento conforme as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para retomar o tratamento no programa, segundo as normas SUS, o paciente deverá se inscrever novamente na Secretaria de Saúde de seu município ou estado. Outra opção, se a secretaria entender que pode ser feito, é o contato direto com a equipe do programa, o que dependerá da demanda do sistema.

Mais informações podem ser obtidas via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (51) 3359.8294.


Para realizar qualquer cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é necessário, antes, passar pela avaliação de um especialista da instituição. Para isso, é necessário ingressar no sistema.

Moradores de Porto Alegre devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo. O posto providencia a marcação da consulta, seja no Hospital de Clínicas ou em outro estabelecimento conveniado com o SUS. A primeira consulta em cada especialidade é agendada pela Central de Marcação de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. As pessoas que residem em outras cidades devem procurar um posto de saúde ou a Secretaria de Saúde de seu município ou região.


Pelo fato de o Hospital de Clínicas de Porto Alegre ser uma empresa pública, a seleção de funcionários acontece por meio de concursos públicos. Os processos seletivos são realizados em parceria com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) e são divulgados no site portalfaurgs.com.br . Mais informações podem ser obtidas nos telefones (51) 3308.7230 ou 3308.7174. 
 
As consultas odontológicas no Hospital de Clínicas são realizadas apenas em casos específicos, na Unidade de Estomatologia, quando há indicação e encaminhamento através dos postos de saúde.

O atendimento à comunidade nesta área é prestado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O contato deve ser feito diretamente com a Ufrgs. Mais informações no site www.ufrgs.br, link “Serviços / Atendimento Odontológico”.

 
Para consultar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é necessário seguir as regras do Sistema Único de Saúde (SUS). Moradores de Porto Alegre devem dirigir-se à sua unidade de saúde de referência, onde serão atendidos conforme o caso. Identificada a necessidade de avaliação por outro especialista, a Unidade de Saúde providenciará a marcação da consulta. 
 
De acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), para consultar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre é necessário, antes, ingressar no sistema. Moradores do interior do estado devem dirigir-se à Secretaria de Saúde de seu município, para que, conforme o caso, seja feita a solicitação de atendimento à Central de Marcação de Consultas de Porto Alegre.
 
De acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), para consultar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre é necessário, antes, ingressar no sistema. O atendimento de pacientes de outros estados no Hospital de Clínicas só é efetivado quando encaminhado pela Central Nacional de Regulamentação do SUS. Para tanto, o interessado deve, primeiro, procurar a Secretaria Estadual de Saúde do estado de origem, que fará o encaminhamento do atendimento. 
 
De acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente que desejar consultar novamente no Hospital de Clínicas, após mais de dois anos sem ter realizado consulta, exame ou procedimento no hospital, deverá retornar ao sistema. Ou seja, é necessário ir novamente ao seu posto de saúde ou Secretaria da Saúde mais próxima para marcar uma consulta inicial. Nesses casos, o número do prontuário permanece o mesmo que ele já possuía no hospital.
 
Para preservar a segurança, o sigilo e o bom atendimento ao paciente, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre não atende consultas por telefone, e-mail, internet ou redes sociais. No site do hospital, a instituição disponibiliza apenas manuais de educação em saúde, com informações e orientações gerais relacionadas a diferentes doenças. As situações individuais, no entanto, devem ser avaliadas pessoalmente por profissional de saúde. 
 
Por ser uma empresa pública, a seleção de funcionários no Hospital de Clínicas de Porto Alegre acontece por meio de concursos públicos. O regime adotado para as contratações é o celetista (de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT). Os processos seletivos são realizados em parceria com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) e são divulgados no site portalfaurgs.com.br. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (51) 3308.7230 ou 3308.7174. 
 
O Hospital de Clínicas não realiza consultas particulares ou via convênios. No entanto, você pode utilizar seu convênio para fazer alguns tipos de exames, internações e cirurgias. Antes de tentar agendar um destes atendimentos no hospital, entre em contato com o seu convênio para obter informações sobre cobertura. No HCPA, você pode obter informações nos seguintes locais:

Exames: informações pelo telefone (51) 3359.8855 ou 3359.8857, pelo fax 3359.8070 ou no setor Coleta de Exames, no térreo, ao lado da Recepção Central.

Internações/cirurgias: informações pelo telefone (51) 3359.7476 ou 3359.8088, pelo fax 3359.8070 ou no setor Internação II, no térreo, ao lado da Recepção Central.   

 
Atualmente, o hospital não dispõe de cursos na modalidade EAD para a comunidade externa, somente para seus colaboradores.
 
Informações a respeito dos cursos técnicos em Radiologia, Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Gerência em Saúde podem ser obtidas diretamente com a Escola Técnica em Saúde, através dos telefones (51) 3333.1854, 3321.3599 ou 3328.9671 (em horário comercial) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para ser doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 55 anos e apresentar documento de identidade e CPF. O doador não pode ser portador de nenhum tipo de câncer nem de doenças infecto-contagiosas. Para obter mais informações, procure o Banco de Sangue do Hospital de Clínicas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na Rua São Manoel, 543 (2º andar da Unidade Básica de Saúde Santa Cecília) ou ligue para o telefone (51) 3359.8504.   
 
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos), 50 quilos ou mais, ser saudável, não estar em jejum e apresentar documento de identidade. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal. Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizarem.

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (após as 14h são distribuídas no máximo 15 fichas). Aos sábados, funciona das 8h às 12h, com distribuição de 80 fichas, mediante agendamento prévio por telefone. A entrada do Banco de Sangue é pela Rua São Manoel, 543 (2º andar da Unidade Básica de Saúde Santa Cecília).

Se a doação for para algum familiar que esteja internado no Hospital de Clínicas, é preciso, ainda, apresentar o número do prontuário deste paciente. Para obter mais informações, o telefone é o (51) 3359.8504. 

 
Informações sobre doação e transplante de órgãos podem ser obtidas na Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do HCPA, através do telefone (51) 3359.8354.

O hospital possui estacionamento para o público externo, que funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 7h, e sábados, domingos e feriados em horário integral. Os valores variam de acordo com a permanência, sendo que os primeiros 15 minutos são isentos de pagamento. 
 
Se você tem interesse em realizar Estágios no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, encaminhe sua solicitação ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Você pode ter mais informações em nosso site www.hcpa.edu.br, no link "Ensino", ou através do telefone (51) 3359.8190.
 
Para informações sobre eventos programados, reserva de espaço, obtenção de certificados, entre outras, entre em contato com a Coordenadoria de Comunicação – Eventos pelo telefone (51) 3359.8090, ou através do portal, no link "Institucional / Eventos".

Para realizar exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre é necessário, antes, haver uma consulta inicial. Neste atendimento, será dado o encaminhamento necessário em relação a solicitações de exames e tratamentos.

Para a consulta inicial, é necessário ingressar no sistema. Para isto, o paciente deve procurar seu posto de saúde. O posto providencia a marcação da consulta, seja no Hospital de Clínicas ou em outro estabelecimento conveniado com o SUS. A primeira consulta em cada especialidade é agendada pela Central de Marcação de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Para mais informações sobre exames, acesse www.hcpa.edu.br, link "Área do paciente / Como utilizar nossos serviços / Exames".

 
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) possui um programa próprio de reprodução assistida, onde os casais são avaliados pela equipe médica e é definido o tipo de procedimento necessário. 

O programa é gratuito e os casais devem ser encaminhados pelo seu posto de saúde (moradores de Porto Alegre) ou pela Secretaria de Saúde de seu município ou estado (moradores de outros municípios). 

Para participar deste programa, a paciente deverá ter, no máximo, 34 anos e 11 meses na sua primeira consulta médica. Não são realizados procedimentos em casais com sorologia viral positiva nem procedimentos que envolvem banco de sêmen ou doação de óvulos.

O ambulatório de fertilização do HCPA fica na Zona 6 (1º andar do hospital). O telefone para contato é (51) 3359.8103, pela manhã. A equipe atende às sextas-feiras. 

 
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, como integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece atendimento gratuito em diversos grupos de apoio. Em qualquer caso, inicialmente é preciso que um posto de saúde encaminhe o paciente até a instituição, através de agendamento de consulta. Moradores de Porto Alegre devem dirigir-se ao seu posto de saúde de referência e os de outros municípios devem procurar a Secretaria da Saúde de sua cidade, para que esta faça a solicitação de atendimento à Central de Marcação de Consultas de Porto Alegre. Após a consulta, o médico poderá encaminhar ou não o paciente ao grupo de apoio, conforme cada situação.

Mais informações sobre os diferentes grupos disponíveis podem ser acessados neste link.


O horário de visitas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre é diariamente das 8h às 20h. Contudo, algumas áreas têm horários diferenciados. Estas informações podem ser obtidas no site www.hcpa.edu.br, link "Área do paciente / Visitas". Mais informações pelo telefone (51) 3359.8237 ou 3359.8238. 
 
Para preservar a segurança e o sigilo ao paciente, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre não divulga informações nem contatos de pacientes que estão ou estiveram em atendimento na instituição sem a devida autorização deste ou de um familiar legalmente responsável por ele.
 
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre não está autorizado a divulgar informações, telefones ou endereços eletrônicos particulares dos profissionais que atuam na instituição. Para localizar algum profissional dentro do hospital, ligue para (51) 3359.8000.

​Se você tem interesse de participar do Programa Jovem Aprendiz no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, encaminhe sua solicitação ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Você pode obter mais informações em nosso site www.hcpa.edu.br, no link "Ensino", ou através do telefone (51) 3359.8190.
 
Para obter informações sobre o Laboratório do Sono, ligue para (51) 3359.8683 ou mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Para informações sobre licitações no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, entre em contato pelo telefone (51) 3359.8417 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
O primeiro passo para que o caso seja analisado é marcar uma consulta nos postos de saúde (para os moradores de Porto Alegre). Habitantes de outras cidades devem obter encaminhamento nas respectivas Secretarias Municipais de Saúde para a agenda de Planejamento Familiar. 
 
A Emergência Obstétrica do Clínicas recebe gestantes acima de 20semanas de gestação, referenciadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre. Também atende pacientes dos municípios da grande Porto Alegre e interior do estado.

A Maternidade faz parte da Rede Cegonha (programa do Ministério da Saúde que garante às mulheres uma atenção humanizada na gravidez) e é referência para o atendimento a gestantes de alto risco. A unidade está localizada no 12º andar do hospital.

Para agilizar e qualificar o atendimento, é importante trazer todos os exames realizados durante a gravidez, a carteira da gestante, o cartão SUS e carteira de identidade. Outras informações poderão ser obtidas através do telefone (51) 3359.8192 ou 3359.8108. 

 
Para obter informações sobre pesquisas no Hospital de Clínicas, entre em contato através dos telefones (51) 3359.7640 ou 3359.8304 ou acesse o site www.hcpa.edu.br, link “Pesquisa”.

O prontuário é um arquivo pessoal de cada paciente, no qual estão registradas todas as informações relativas à sua saúde e ao atendimento recebido no HCPA. Para garantir sigilo e privacidade destas informações de saúde, o hospital possui normas para a retirada de cópias. Para que você possa acessar as informações contidas no seu prontuário,dirija-se com a sua carteira de identidade à Central de Cópias de Exames e Prontuários. Ela está localizada no térreo do HCPA, com acesso pela entrada do Ambulatório. O telefone é (51) 3359.8260.

Você pode obter informações detalhadas sobre os variados programas de Residência Médica do Hospital de Clínicas acessando www.hcpa.edu.br, no menu "Ensino / Residência Médica", ou pelo telefone (51) 3359.8285.

As remarcações de consultas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre devem ser feitas pessoalmente na respectiva zona ambulatorial, pelo paciente ou por familiar autorizado, que deve estar com a devida documentação e a marcação original.

Detalhes sobre os Programas de Residência Integrada Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde podem ser encontrados diretamente no site www.hcpa.edu.br, no menu "Ensino / Residência Integrada Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde" e também pelo telefone (51) 3359.7492.

Outras informações também podem ser obtidas no site www.fundacaomedicars.org.br, dentro do item "Processos Seletivos", ou, ainda, pelos telefones (51) 3359.8123 ou 3359.6840.


O portal do Hospital de Clínicas possibilita a visualização e impressão dos exames pelo paciente e por profissionais solicitantes através do botão “Resultados de Exames”, na barra lateral direita. Os resultados também podem ser retirados pessoalmente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3359.8260.

Para confirmar a veracidade de atestados médicos que utilizam o nome do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é necessário encaminhar correspondência à Secretaria Geral do hospital. Essa correspondência deverá ter o timbre ou carimbo com CNPJ da empresa solicitante e a assinatura do diretor ou responsável, constando seu nome legível, bem como o endereço completo para resposta.

A correspondência pode ser enviada pelo correio (Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Santa Cecília - Porto Alegre/RS, CEP 90035-903), fax (51) 3359.8001 ou  e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Para garantir a segurança dos pacientes internados, o HCPA utiliza crachás personalizados, com código de barras, para o acesso de visitantes e acompanhantes.

Os visitantes devem se dirigir à Recepção, onde, mediante apresentação de documento oficial com foto, receberão crachás para acesso ao andar em que o paciente está internado, conforme a regra de acesso de cada unidade. O crachá libera a catraca para a entrada no hospital e deve ser entregue na saída.

Cada paciente tem direito a um acompanhante, que recebe um crachá no momento da Internação. Este crachá libera a catraca para entrar e sair do hospital durante todo o período de internação do paciente, sem necessidade de passar pela Recepção. Seu uso é de responsabilidade da família, que pode revezá-lo entre diferentes pessoas, caso haja mais de um acompanhante. O crachá de acompanhante deve deve ser devolvido no momento da alta do paciente..

Você pode verificar mais horários e detalhes sobre visitação no site www.hcpa.edu.br, link "Área do paciente / Visitas".


O Hospital de Clínicas de Porto Alegre mantém um programa institucional para recepcionar visitantes interessados em conhecer seu modelo, práticas e experiências. A atividade é organizada pela Coordenadoria de Comunicação. Para conhecer detalhes ou solicitar participação em visita, acesse este link. Outras informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (51) 3359.8090.
 
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre possui um grupo de voluntários que dá apoio, conforto e orientação a pacientes atendidos em diversas áreas do hospital.

Para ter mais informações, entre em contato com o Grupo de Voluntariado pelo telefone (51) 3359.8561, no horário das 9h às 11h30 e das 14h às 16h. 

 

Se você não localizou o assunto de seu interesse, clique aqui para acessar o formulário e envie sua pergunta, que será respondida o mais breve possível.