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Para que você possa esclarecer suas dúvidas ou obter mais informações sobre o Hospital de Clínicas de forma rápida e fácil, reproduzimos a seguir as respostas às perguntas feitas com maior frequência através do portal. Basta clicar no assunto de seu interesse para acessar a resposta.

O HCPA conta com funcionários voluntários proficientes em diferentes idiomas para apoiar o atendimento de pacientes, acompanhantes e visitantes que não se comunicam em português ou que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Solicite o serviço à equipe que lhe atender.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre mantém o Programa Transdisciplinar de Identidade de Gênero (Protig), responsável por este procedimento. Para ingressar no programa, é necessário ser encaminhado via posto de saúde da rede pública.

Moradores de Porto Alegre devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo. A primeira consulta em cada especialidade é agendada pela Central de Marcação de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (especialidade: Psiquiatria de Transexualidade). As pessoas que residem em outras cidades devem procurar um posto de saúde ou a Secretaria de Saúde de seu município ou região. Moradores de outros estados devem procurar a Secretaria Estadual de Saúde, que fará o encaminhamento do atendimento conforme as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cabe ressaltar que o hospital e a equipe assistente não dispõem de informações sobre o número de pessoas aguardando consultas. Essa dúvida deverá ser dirigida a secretaria de saúde do seu município ou estado.

Mais informações podem ser obtidas via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (51) 3359.8802 (disponível nas segundas feiras entre 8h e 12h).

Para realizar qualquer cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é necessário, antes, passar pela avaliação de um especialista da instituição. Para isso, é necessário ingressar no sistema.

Moradores de Porto Alegre devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo. O posto providencia a marcação da consulta, seja no Hospital de Clínicas ou em outro estabelecimento conveniado com o SUS. A primeira consulta em cada especialidade é agendada pela Central de Marcação de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. As pessoas que residem em outras cidades devem procurar um posto de saúde ou a Secretaria de Saúde de seu município ou região.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma empresa pública e, por isso, a seleção de funcionários acontece por meio de concursos públicos. Os processos seletivos são realizados em parceria com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) e são divulgados no site portalfaurgs.com.br . Mais informações podem ser obtidas nos telefones (51) 3308.7230 ou 3308.7174. 

 

O público pode receber assistência odontológica no HCPA com encaminhamento via rede básica de saúde.
Essa assistência compreende:
Estomatologia: especialidade que se dedica à prevenção e tratamento das doenças da boca e anexos.
Cirurgia Buco-Maxilo-Facial: atua no diagnóstico e tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas craniofaciais associadas.
A Odontologia Hospitalar atende às demandas dos pacientes em tratamento médico vinculados ao hospital, tanto internados quanto em acompanhamento ambulatorial.
Para o público em geral, que não se enquadra nos casos acima, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) presta assistência nas diferentes especialidades odontológicas.
Mais informações no site www.ufrgs.br, link “Serviços / Atendimento Odontológico”.

 

Para consultar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é necessário seguir as regras do Sistema Único de Saúde (SUS). Moradores de Porto Alegre devem dirigir-se à sua unidade de saúde de referência, onde serão atendidos conforme o caso. Identificada a necessidade de avaliação por outro especialista, a Unidade de Saúde providenciará a marcação da consulta. 

 

De acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), para consultar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre é necessário, antes, ingressar no sistema. Moradores do interior do estado e da região metropolitana devem dirigir-se à Secretaria de Saúde de seu município, para que, conforme o caso, seja feita a solicitação de atendimento à Central de Marcação de Consultas de Porto Alegre.

 

De acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), para consultar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre é necessário, antes, ingressar no sistema. O atendimento de pacientes de outros estados no Hospital de Clínicas só é efetivado quando encaminhado pela Central Nacional de Regulamentação do SUS. Para tanto, o interessado deve, primeiro, procurar a Secretaria Estadual de Saúde do estado de origem, que fará o encaminhamento do atendimento. 

 

De acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente que desejar consultar novamente no Hospital de Clínicas, após mais de dois anos sem ter realizado consulta, exame ou procedimento no hospital, deverá retornar ao sistema. Ou seja, é necessário ir novamente ao seu posto de saúde ou Secretaria da Saúde mais próxima para marcar uma consulta inicial. Nesses casos, o número do prontuário permanece o mesmo que ele já possuía no hospital.

 

O HCPA realiza consultas remotas através do aplicativo Meu Clínicas ou por telefone. Estas consultas são previamente agendadas para pacientes que já estão em atendimento no HCPA. Para preservar a segurança, o sigilo e o bom atendimento ao paciente, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre não atende consultas por e-mail ou redes sociais. No site do hospital, a instituição disponibiliza apenas manuais de educação em saúde, com informações e orientações gerais relacionadas a diferentes doenças. As situações individuais, no entanto, devem ser avaliadas pessoalmente por profissional de saúde, através de consultas presenciais ou remotas, previamente agendadas .Casos de urgência e emergência devem ser avaliados via SAMU, Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) ou serviço de emergência mais próximo.

 

Por ser uma empresa pública, a seleção de funcionários no Hospital de Clínicas de Porto Alegre acontece por meio de concursos públicos. O regime adotado para as contratações é o celetista (de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT). Os processos seletivos são realizados em parceria com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) e são divulgados no site portalfaurgs.com.br. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (51) 3308.7230 ou 3308.7174. 

 

O Hospital de Clínicas oferece atendimento a pacientes de convênios e privados, incluindo: internações, exames, procedimentos diagnósticos e terapêuticos.
Você pode obter informações nos seguintes locais:

Exames: informações pelo telefone (51) 3359.8855, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O setor de Coleta de Exames de Convênios e Particulares está localizado no andar térreo do hospital, ao lado da Recepção Central.

Internações / cirurgias: informações pelo telefone (51) 3359.8088, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O setor de Internação de Convênios e Particulares está localizado no andar térreo do hospital, ao lado da Recepção Central.

Clique aqui para acessar a lista de convênios aceitos no Hospital de Clínicas. Entre em contato com o seu convênio para obter informações sobre coberturas específicas de seu plano.

 

Informações a respeito dos cursos técnicos em Radiologia, Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Gerência em Saúde podem ser obtidas diretamente com a Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, através dos telefones (51) 3333.1854, 3321.3599 ou 3328.9671 (em horário comercial) ou pelos e-mails  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Por que a doação é importante? Quando um paciente necessita de um transplante de medula óssea e não tem doador compatível em sua família, recorre ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME - Ministério da Saúde). Mas, devido a fatores genotípicos, é muito difícil encontrar o doador ideal. Assim, quanto mais voluntários estiverem cadastrados neste banco, maior será a probabilidade de localizá-lo.
Para ser doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos e apresentar documento de identidade e CPF. O doador não pode ser portador de nenhum tipo de câncer nem doenças  incapacitantes, autoimunes ou infecciosas. Para atendimento, procure o Banco de Sangue do Hospital de Clínicas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua São Manoel, 543 (2º andar da Unidade Básica de Saúde Santa Cecília). Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato no telefone (51) 3359.8504, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp (51) 99992.7025.

 

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos), pesar 50 quilos ou mais, ser saudável, não estar em jejum e apresentar documento de identidade com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal. Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizarem.
Principais impedimentos para a doação: gravidez ou amamentação; doença de Chagas; hepatite após os 11 anos de idade; diabetes; hipertensão; comportamento de risco para Aids; uso de bebida alcoólica há menos de 12 horas da doação; ter doado há menos de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres; ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano; possuir piercing na boca ou na língua.
O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (preferencialmente para moradores da Capital e Região Metropolitana). Aos sábados, das 8h às 12h, limitado a 80 doadores, conforme agendamento prévio da equipe de captação para grupos. 
O acesso do Banco de Sangue é realizado pela Rua São Manoel, 543 (2º andar da Unidade Básica de Saúde Santa Cecília). 
O agendamento para a doação de sangue também está disponível de forma on-line, através deste link.
A marcação de horário para grupos e para doação de plaquetas devem ser feitas por telefone: (51)3359.8505 e (51)3359.7521, ou WhatsApp (51) 99937.7892 e 99735.9867
Se a doação for para algum familiar que esteja internado no Hospital de Clínicas, é preciso, ainda, apresentar o número do prontuário deste paciente.
Para mais informações ou dúvidas sobre o serviço, entre em contato no telefone (51) 3359.8504.

 

Informações sobre doação e transplante de órgãos podem ser obtidas na Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do HCPA, através do telefone (51) 3359.8354.

O hospital possui estacionamento aberto ao público, com 200 vagas, funcionando 24 horas, todos os dias da semana. Os valores variam de acordo com a permanência, sendo que os primeiros 20 minutos são isentos de pagamento.

Horários de funcionamento:
Bloco B: 24 horas, todos os dias da semana - Entrada pela Ramiro Barcelos, portões 1 e 2.
Bloco C: de segunda à sexta das 06h10 às 20h30 - Entrada pela Protásio Alves, portão 4.

PERÍODO

VALOR (R$)

Até 20 minutos

Tolerância

Até 1 hora

15,00

De 1h até 2h

20,00

De 2h até 4h

25,00

De 4h até 6h

30,00

De 6h até 12h

40,00

Limite 24h (diária)

50,00

 

O estágio não obrigatório é desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), a carga horária é de 20 horas semanais, preferencialmente no mesmo turno.

Os requisitos para realização de estágio não obrigatório no HCPA são:
- Ter 18 anos ou mais
- Ser estudante de cursos técnicos ou de graduação
- Ter no mínimo 12 (doze) meses de disponibilidade para estagiar.

Para manifestar interesse em vaga de estágio não obrigatório é necessário se cadastrar através do preenchimento do formulário específico (clique aqui). As informações dos candidatos ficarão armazenadas no banco de currículos de estágio do hospital por três meses. 

Você pode ter mais informações em nosso site www.hcpa.edu.br, no link "Ensino", pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do telefone (51) 3359.6274.

Para realizar exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre é necessário, antes, haver uma consulta inicial. Neste atendimento, será dado o encaminhamento necessário em relação a solicitações de exames e tratamentos.

Para a consulta inicial, é necessário ingressar no sistema. Para isto, o paciente deve procurar seu posto de saúde. O posto providencia a marcação da consulta, seja no Hospital de Clínicas ou em outro estabelecimento conveniado com o SUS. A primeira consulta em cada especialidade é agendada pela Central de Marcação de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Para mais informações sobre exames, acesse Área do paciente - exames".

 

O HCPA possui um Programa de Reprodução Assistida (fertilização in vitro), oferecido às pacientes do SUS.

Para participar, é necessário seguir as regras do Sistema Único de Saúde (SUS). Moradores de Porto Alegre devem dirigir-se à sua unidade de saúde de referência. Moradores do interior do estado e da região metropolitana devem dirigir-se à Secretaria de Saúde de seu município para receberem o encaminhamento.

A paciente deve ter, no máximo, 35 anos de idade quando for avaliada na primeira consulta. Como a responsabilidade de marcação da primeira consulta é da Secretaria Municipal de Saúde ou da Secretaria Estadual de Saúde, pode haver demora. Por isso, é importante procurar atendimento na unidade básica de saúde o mais brevemente possível.

Critérios para participação no Programa de Reprodução Assistida:

  • Só são atendidas pelo programa mulheres com idade até 35 anos na primeira consulta.
  • As pacientes não podem ser portadoras dos vírus HIV, hepatites e HTLV I/II. 
  • O casal deve fornecer o óvulo da paciente e o sêmen de seu companheiro (o HCPA não tem banco de gametas, fazendo somente fertilização homóloga). 
  • As medicações não são fornecidas nem vendidas pelo hospital. O casal receberá a receita das medicações necessárias e deverá adquiri-las. O HCPA não indica farmácias nem marcas de medicamentos. Por não serem fornecidas pelo SUS, estas  medicações não estão disponíveis nos postos de saúde.
  • O tipo de procedimento a que o casal deverá se submeter é definido após a avaliação médica inicial, podendo demorar alguns dias.
  • Os casais devem participar de um curso, no qual são explicados os procedimentos a serem realizados, os riscos, e as probabilidades de sucesso e de insucesso. 
  • Como a procura ao programa é grande, pode haver fila, com tempo variável de espera.

 

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, como integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece atendimento gratuito em diversos grupos de apoio. Em qualquer caso, inicialmente é preciso que um posto de saúde encaminhe o paciente até a instituição, através de agendamento de consulta. Moradores de Porto Alegre devem dirigir-se ao seu posto de saúde de referência e os de outros municípios devem procurar a Secretaria da Saúde de sua cidade, para que esta faça a solicitação de atendimento à Central de Marcação de Consultas de Porto Alegre. Após a consulta, o médico poderá encaminhar ou não o paciente ao grupo de apoio, conforme cada situação.

Mais informações sobre os diferentes grupos disponíveis podem ser acessados neste link < em revisão.

O horário de visitas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre é diariamente das 8h às 20h. Contudo, algumas áreas têm horários diferenciados. Estas informações podem ser obtidas no site www.hcpa.edu.br, link "Área do paciente / Visitas". Mais informações pelo telefone (51) 3359.8237 ou 3359.8238. 

 

Para preservar a segurança e o sigilo ao paciente, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre não divulga informações nem contatos de pacientes que estão ou estiveram em atendimento na instituição sem a devida autorização deste ou de um familiar legalmente responsável por ele.

 

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre não está autorizado a divulgar informações, telefones ou endereços eletrônicos particulares dos profissionais que atuam na instituição. Para localizar algum profissional dentro do hospital, ligue para (51) 3359.8000.

Se você tem interesse de participar do Programa Jovem Aprendiz no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, deve se inscrever no site do Ciee (https://www.cieers.org.br/), ou entrar em contato pelo telefone (51) 3363.1000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, informando que deseja trabalhar conosco.

Você pode obter mais informações na Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) - Serviço de Qualificação e Aperfeiçoamento Continuado - sala 2227 ou pelo telefone (51) 3359.7321.

 

 

Para baixar no celular, basta entrar na loja Google Play ou Apple Store e buscar por Meu Clínicas, realizar o cadastro, informando o Localizador e os dados pessoais, após fazer o download do aplicativo.
Para obter o Localizador, entrar em contato com o Atendimento Meu Clínicas pelo telefone (51) 3359.8260, ou pelo e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

A Emergência Obstétrica do Clínicas recebe gestantes acima de 20 semanas de gestação, referenciadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre ou em demanda espontânea. Também atende pacientes dos municípios da grande Porto Alegre e interior do Estado.

A Maternidade faz parte da Rede Cegonha (programa do Ministério da Saúde para qualificar o atendimento às gestantes e recém-nascidos) e é centro de referência no atendimento a gestantes de alto risco. A unidade do Centro Obstétrico está localizada no 12º andar do hospital.

Para aumentar a segurança e garantir maior agilidade no atendimento, é importante trazer todos os exames realizados durante a gravidez, a carteira pré-natal da gestante, o cartão SUS e a carteira de identidade.

Outras informações poderão ser obtidas através do telefone (51) 3359.8192 ou 3359.8108.

O que levar para a maternidade:
md297 308820 itens para levar a maternidade

 

Para obter informações sobre pesquisas no Hospital de Clínicas, entre em contato através do telefone (51) 3359.6248 ou acesse o site www.hcpa.edu.br, link “Pesquisa”.

O prontuário é um arquivo pessoal de cada paciente, no qual estão registradas todas as informações relativas à sua saúde e ao atendimento recebido no HCPA. Para que você possa acessar as informações contidas no seu prontuário, basta baixar o aplicativo "Meu Clínicas", disponível na loja de aplicativos do seu smartphone. Com ele você pode ter acesso aos seus exames e a requisitar outros documentos em "Outros serviços". Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3359.8260 ou pelo e-mail atendimentomeuclinicas@hcpa.edu.br.

Você pode obter informações detalhadas sobre os variados programas de Residência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e demais informações relacionadas acessando www.hcpa.edu.br, no menu "Ensino / Residência Médica", ou pelo telefone (51) 3359.6216 ou ainda pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As remarcações de consultas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre devem ser feitas pessoalmente na respectiva zona ambulatorial, pelo paciente ou por familiar autorizado, que deve estar com a devida documentação e a marcação original.

Detalhes sobre os Programas de Residência Integrada Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde podem ser encontrados diretamente no site www.hcpa.edu.br, no menu "Ensino / Residência Integrada Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde" e também pelo telefone (51) 3359.6212.

O aplicativo Meu Clínicas possibilita a visualização e impressão dos exames pelo paciente e por profissionais solicitantes. No site do HCPA, na barra lateral direita em "resultados de exames" também é possível obter as informações. Os resultados também podem ser retirados pessoalmente através de solicitação presencial na recepção do Bloco C. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3359.8260.

Para confirmar a veracidade de atestados médicos que utilizam o nome do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA é necessário anexar ao Protocolo Eletrônico < (clique aqui):
- ofício emitido pela empresa com CNPJ, assinado pelo diretor ou responsável (constando seu nome legível e cargo);
- cópia do atestado médico para verificação.

Para garantir a segurança dos pacientes internados, o HCPA utiliza crachás personalizados, com código de barras, para o acesso de visitantes e acompanhantes.

Os visitantes devem se dirigir à Recepção, onde, mediante apresentação de documento oficial com foto, receberão crachás para acesso ao andar em que o paciente está internado, conforme a regra de acesso de cada unidade. O crachá libera a catraca para a entrada no hospital e deve ser entregue na saída.

Cada paciente tem direito a um acompanhante, que recebe um crachá no momento da Internação. Este crachá libera a catraca para entrar e sair do hospital durante todo o período de internação do paciente, sem necessidade de passar pela Recepção. Seu uso é de responsabilidade da família, que pode revezá-lo entre diferentes pessoas, caso haja mais de um acompanhante. O crachá de acompanhante deve deve ser devolvido no momento da alta do paciente..

Você pode verificar mais horários e detalhes sobre visitação no site www.hcpa.edu.br, link "Área do paciente / Visitas".

 

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre possui um grupo de voluntários que dá apoio, conforto e orientação a pacientes atendidos em diversas áreas do hospital desde 1991.

Para ter mais informações, entre em contato com o Grupo de Voluntariado pelo telefone (51) 3359.8561, no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h, de segunda  a quinta-feira. Local de atendimento sala 118, próximo à zona 6.

 

Se você não localizou o assunto de seu interesse, clique aqui para acessar o formulário e envie sua pergunta, que será respondida o mais breve possível.