Início do Conteúdo

Clique na imagem para ampliar:

14 org dipe 17

 

Dúvidas? Acesse o Fale Conosco 

 

Diretora

Patricia Ashton Prolla - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    

Secretária da Diretora

Eliane Reisdorfer - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.6245 

 Assessores

José Roberto Goldim - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.6222

Ursula Matte - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.6221

Administradora

Luana Maciel Bruxel - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Telefone: 1359 (ramal interno)

 

Para serviços oferecidos clique aqui


Serviços e Unidades

O Serviço de Apoio à Pesquisa tem por objetivo dar suporte à Diretoria de Pesquisa e auxiliar os pesquisadores no planejamento e execução das diversas atividades inerentes aos projetos de pesquisa científica desenvolvidos na instituição. Tem por função gerenciar, planejar e acompanhar a utilização dos recursos financeiros da pesquisa, incluindo as ações relativas ao  Financiamento e Incentivo à Pesquisa (FIPE) e os Programas Institucionais de Bolsas de Pesquisa, bem como promover a integração das atividades de pesquisa às demais áreas da instituição. 

Para tanto, o Serviço conta com a Unidade de Ética e Processos em Pesquisa (UEPP), a Unidade de Gestão em Pesquisa (UGP) e a Unidade de Bioestatística e Análise de Dados (UBAD).  Trabalhando de forma integrada e sistêmica, as Unidades oferecem aos pesquisadores apoio desde o planejamento até a divulgação da pesquisa.  

Chefia

Márcia Mocellin Raymundo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.6224

A Unidade de Ética e Processos em Pesquisa (UEPP) tem como objetivo apoiar as atividades de Pesquisa no HCPA,  participando de forma transversal dos processos da Diretoria de Pesquisa, envolvendo-se ativamente no auxílio ao planejamento, na avaliação e no acompanhamento dos projetos, de maneira integrada com as demais unidades do Serviço de Apoio à Pesquisa.

A Unidade oferece aos pesquisadores consultorias sobre ética e metodologia de pesquisa, desde o planejamento até sua divulgação, assim como atividades educativas sobre diversos temas relacionados à ética em pesquisa.

Chefia

Bruna Pasqualini Genro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.6228

Equipe

Anderson Felipe Martins - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bruna Amorin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cristina Dickie de Castilhos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Desiree Morais dos Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gabriella Rejane dos Santos Dalmolin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Joice Klein - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Milene Gladzik Rangel - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Para serviços oferecidos clique aqui.

A Unidade de Gestão em Pesquisa (UGP) tem como objetivo apoiar as atividades de Pesquisa no HCPA, realizando atividades especializadas de gestão em pesquisa de forma articulada com as outras unidades do Serviço de Apoio à Pesquisa e demais áreas da Diretoria de Pesquisa, bem como com os diferentes serviços da instituição envolvidos em processos de pesquisa. É responsável pela gestão e controle do uso de recursos nos projetos de pesquisa, buscando a sustentabilidade. A Unidade apoia os pesquisadores nas demandas relativas à operacionalização da pesquisa, e planeja e acompanha os programas institucionais de bolsas de pesquisa.  

Chefia

Cristian Fidalgo Cabral - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.6247

Equipe

Fabiana Cardoso Pires - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gabriela Marodin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jordana Zanuzo Zimmermann Fontoura - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Juliana Nunes Mautone - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marina Aguzzi Sartori- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mateus Davoglio - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Patrícia Koehler dos Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Para serviços oferecidos clique aqui.

A Unidade de Bioestatística e Análise de Dados (UBAD) tem como objetivo apoiar as atividades de Pesquisa no HCPA, realizando atividades especializadas de estatística e análise de dados, de forma articulada com as outras unidades do Serviço de Apoio à Pesquisa e demais áreas da Diretoria de Pesquisa. Oferece auxílio estatístico aos pesquisadores, cursos de capacitação e material de apoio, principalmente para análises estatísticas, suporte à construção de banco de dados, cálculo de tamanho de amostra e planejamento de análise estatística para os projetos de pesquisa científica desenvolvidos na instituição.

Chefia
Vânia Naomi Hirakata - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Telefone: (51) 3359.6249

Equipe

Aline Castello Branco Mancuso - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Elton Luiz Ferlin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gustavo Thomas- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Roberto Silveira da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Stela Maris de Jezus Castro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tamires Marques Fernandes - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Para serviços oferecidos clique aqui.

 

Núcleo de Bioinformática 

Vinculado à Unidade de Bioestatística e Análise de Dados, o Núcleo de Bioinformática atua na pesquisa, interação e apoio em Bioinformática e Biologia Computacional no HCPA. Seu objetivo é a geração e disseminação de conhecimento científico de excelência, desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada, formação de recursos humanos, e auxílio a pesquisadores na viabilização de soluções computacionais para análise de dados genômicos através de consultorias e colaborações científicas. Principais linhas de pesquisa: análise de variantes, transcriptoma e epigenoma; biologia de sistemas; e mineração de dados biológicos e clínicos para descoberta de padrões.

Pesquisadora responsável

Mariana Recamonde Mendoza - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Para serviços oferecidos clique aqui.

 


O Centro de Pesquisa Clínica (CPC), inaugurado em 2009, tem como objetivo principal promover o desenvolvimento e a qualificação de estudos clínicos e epidemiológicos realizados na instituição, visando estabelecer estrutura que atenda diretrizes e políticas relativas à realização da pesquisa com seres humanos. A infraestrutura disponibilizada permite que os grupos de pesquisa possam desenvolver suas atividades em consonância com exigências regulatórias e com as necessidades da saúde pública do país.

Sua missão é ser um espaço para geração e disseminação de conhecimentos e possibilitar a formação de recursos humanos na área de pesquisa em saúde, contribuindo para a inovação e o desenvolvimento técnico-científico, de acordo com os princípios éticos e o respeito ao paciente e à comunidade.

Objetivos estratégicos

 - Apoiar grupos de pesquisa emergentes e consolidados, através da disponibilização de área física para realização de pesquisas clínicas e epidemiológicas.

- Qualificar o nível de assistência quaternária à saúde do HCPA, por meio de incorporação de novas tecnologias.

Chefia

Eneida Rejane Rabelo da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Telefone: (51) 3359.6354

Recepção

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.7604

Chefia

Adriana Serdotte Freitas Cardoso - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Equipe

Andréia Monsson de Miranda - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Juliana Borges - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Stella Marys Rigatti Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Thyene Preissler - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Telefone: (51) 3359.6324

 

Para serviços oferecidos clique aqui.


   

O Centro de Pesquisa Experimental (CPE) promove a integração entre os diferentes grupos de pesquisadores e a racionalização de recursos de pesquisa. Disponibiliza infraestrutura completa para as atividades em laboratórios multiusuários e área física para o desenvolvimento de projetos específicos em laboratórios temáticos. Sua missão é gerar e divulgar conhecimento e incrementar a formação de recursos humanos na área de pesquisa em saúde, contribuindo para a inovação e para o desenvolvimento técnico-científico de excelência, observados os princípios éticos, o respeito aos pacientes, aos animais de pesquisas e à comunidade.

Objetivos estratégicos

  • Realizar pesquisa experimental básica e aplicada, buscando inovação e desenvolvimento de tecnologia científica de ponta.
  • Racionalizar a utilização dos recursos necessários ao desenvolvimento de projetos de pesquisa experimental, disponibilizando, equipando e estimulando o uso de áreas físicas com estrutura multiusuário.
  • Desenvolver e aprimorar recursos humanos para pesquisa experimental.
  • Apoiar grupos de pesquisa experimental emergentes e consolidados, disponibilizando área física para instalação de laboratórios temáticos auto-sustentáveis, produtivos e comprometidos com a formação de recursos humanos em pesquisa.
  • Otimizar o nível de assistência quaternária à saúde do HCPA, por meio de incorporação de novas tecnologias.

Chefia

Fernanda Sales Luiz Vianna - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.7473

Secretaria 

Everaldo Almeida - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefones: (51) 3359.8760/3359.8940

 

Para serviços oferecidos clique aqui.

 

O HCPA possui um projeto institucional de Biobanco, aprovado pela Conep em 2017. Busca proporcionar qualidade, segurança e adequação técnica, ética e jurídica do material biológico armazenado e das informações associadas para fins de pesquisa e para uso compartilhado em projetos de pesquisa, aprovados pelo CEP do HCPA e/ou Conep.

Coordenação Comitê Gestor

Fernanda Sales Luiz Vianna - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.7473

Equipe

Joiza Lins Camargo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.8852

 

Para serviços oferecidos clique aqui.

É uma das unidades compartilhadas do CPE.  É um biotério de experimentação com status sanitário de biotério convencional controlado.  Possui estrutura e recursos técnicos para desenvolver pesquisas com ratos, camundongos, coelhos, cobaios, gerbilos, suínos e ovinos de projetos submetidos e aprovados pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/HCPA). No âmbito do desenvolvimento dos protocolos de pesquisa segue rigorosamente as legislações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

Chefia

Marta Justina Giotti Cioato - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.8842 

Equipe

Tuane Nerissa Alves Garcez - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jean Carlo Pinheiros Dos Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jose Ignacio Gonzalez Solari - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rosalina Aparecida Braga - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sonia Maria Peres Rodrigues - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.8798

 

Para serviços oferecidos clique aqui.

  

É um laboratório compartilhado do CPE que dá suporte científico e operacional aos pesquisadores com projeto aprovado pela Diretoria de Pesquisa. Realiza a gestão dos biorrepositórios de pesquisa, com freezers -80ºC alocados em sala com acesso restrito e monitoramento eletrônico da temperatura ambiente e interna de cada equipamento. A infraestrutura instalada também permite a prestação de serviços para a iniciativa privada nas áreas de sequenciamento gênico, metagenômica, análises de microarranjo, Luminex, imunohistoquímica e colorações histológicas.

Chefia 

Michael Andrades - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.8922

Equipe

Aline dos Reis da Silva Buss - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Clévia Rosset - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Emily Ferreira Salles Pilar - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Hugo Bock - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Letícia de Almeida Brondani - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marina Siebert - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.8841/3359.8840

A UPL está cadastrada na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa - MCTI (PNIPE).

 

Para serviços oferecidos clique aqui.


O Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Biomédica está localizado no 5° andar do Bloco C. Possui equipamentos dedicados à área de instrumentação eletrônica com capacidade de desenvolvimento de circuitos eletrônicos, programas computacionais, simulações mecânicas através de elementos finitos e projeto e confecção de peças utilizando tecnologia aditiva de impressão 3D.   

Chefia

Paulo Roberto Stefani Sanches - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3359.6238

Equipe

André Frotta Müller - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bruno Rodriguez Tondin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Danton Pereira da Silva Junior - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

O SPDEB está cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa - MCTI (PNIPE).

 

Para serviços oferecidos clique aqui.

 

OUTRAS ESTRUTURAS DA DIRETORIA DE PESQUISA

  

O Lapebec tem como finalidade realizar pesquisas interdisciplinares. Serve de referência para pesquisadores e alunos de todos os níveis, da iniciação científica ao pós-doutorado na linha de pesquisa em Bioética Complexa. O Lapebec sedia o Núcleo Interinstitucional de Bioética, cadastrado como grupo de pesquisa no CNPq desde 1998. Oferece uma infraestrutura de informática para dar suporte para pesquisa, com o armazenamento e avaliação de dados quantitativos e qualitativos de pesquisa.

Pesquisador responsável
José Roberto Goldim - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.