Início do Conteúdo

Confira algumas das pesquisas que estão recrutando participantes no momento:

 

 

O Serviço de Medicina Ocupacional (SMO) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) seleciona voluntários para uma pesquisa que tem objetivo de avaliar medidas de promoção em saúde com foco na redução do risco metabólico (obesidade, diabetes e hipertensão) entre funcionários dos turnos diurnos e noturnos. O estudo é coordenado pela professora Maria Carlota Borba Brum.
Podem participar funcionários que trabalham no hospital no turno do dia ou da noite, há mais de um ano, com disponibilidade de comparecer em média a dez avaliações presenciais no HCPA, no turno inverso ao do seu exercício.
Em caso de interesse ou para mais informações, entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp (51) 98088.3899.

 

 


O Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza uma pesquisa que busca identificar o perfil tabagista de pessoas que trabalham no hospital, sob a coordenação da professora Isabel Cristina Echer. Podem participar trabalhadores do HCPA , de qualquer turno e ocupação, e que façam o consumo de tabaco por meio de cigarros ou qualquer outro produto que contenha a substância. Os voluntários devem responder ao formulário disponível em bit.ly/pesquisatabagismo. Para mais informações entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (51) 982556855.

 

 

   

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza estudo sobre a qualidade de vida de mulheres no climatério que já sofreram ou não violência doméstica e familiar, sob responsabilidade da professora Maria Celeste Osório Wender.

Interessadas devem ser mulheres alfabetizadas, com idade entre 40 e 65 anos, que apresentem irregularidades no ciclo menstrual ou já estejam na menopausa e que residem no Rio Grande do Sul.

Para participar, acesse o link www.bit.ly/SaudeMulherC . Em caso de dúvidas, acessar a página do Facebook: https://www.facebook.com/pesquisa.saude.mulher.climaterio ou entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

A equipe de Nutrição do Serviço de Nutrição e Dietética, em parceria com o Serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, realiza pesquisa de acompanhamento para pacientes com diabetes tipo 2, sob responsabilidade da professora Jussara Carnevale de Almeida. O estudo envolve a realização de exames e orientação nutricional individualizada e/ou em grupos, pelo período de um ano.

Os voluntários devem ser do sexo masculino, ter mais de 30 anos, possuir diabetes tipo 2, não estar em acompanhamento nutricional, não possuir dificuldades de locomoção e ter disponibilidade de comparecer presencialmente no HCPA. Interessados podem contatar a equipe de pesquisa pelo telefone (55) 99645.5125, com Aline, ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

O Programa de Transtornos de Humor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza um estudo sobre o uso de Estimulação Elétrica Transcraniana de Corrente Contínua (ETCC) domiciliar para tratamento de sintomas depressivos resistentes a tratamentos farmacológicos, sob responsabilidade do professor Marcelo Fleck.

Interessados em participar deverão ter mais de 18 anos, estar em tratamento para transtorno depressivo unipolar, com sintomas que não melhoraram após duas ou mais tentativas com antidepressivos, e disponibilidade para comparecer quinzenalmente ao HCPA durante três meses.

Interessados devem contatar a equipe de pesquisa por telefone/Whatsapp pelo número (51) 99287.6196, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

O serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza estudo sobre prevenção de diabetes, sob responsabilidade da professora Jussara Carnevale de Almeida. A pesquisa envolve a realização de exames e orientação nutricional individualizada e/ou em grupos. Os voluntários devem ter idade entre 18 e 65 anos, IMC maior ou igual a 24,9 kg/m², apresentar diagnóstico de pré-diabetes ou exames de glicemia de jejum entre 100-125 mg/dL ou hemoglobina glicada entre 5,7 e 6,4%, ser residentes de Porto Alegre ou região metropolitana e ter disponibilidade de comparecer a cada quinze dias ao HCPA durante três meses. Os participantes não podem ter realizado tratamento com nutricionista nos últimos 6 meses.
O IMC é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros), conforme a seguinte fórmula: IMC = peso / (altura x altura).
Interessados devem entrar em contato pelo telefone (53) 99904.4127 ou preencher o formulário diretamente em bit.ly/ppdhcpa

 

O Grupo de Estudo em Treinamento Físico e Esportes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza estudo sobre a prática de atividade física em pessoas com hipertensão arterial. A intervenção tem duração de 12 semanas, composta por um programa de treinamento físico aeróbico e resistido, realizado duas ou quatro vezes por semana, sob supervisão do professor Rodrigo Ferrari da Silva.
Interessados em participar deverão ter diagnóstico de hipertensão arterial e estar em uso de um ou dois medicamentos para o tratamento dessa doença, ter idade entre 50 e 80 anos, residir em Porto Alegre ou região metropolitana e ter disponibilidade para deslocar-se até o local dos treinamentos, no HCPA e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS (ESEFID).
Contato: os voluntários podem contatar a equipe de pesquisa por meio de ligação ou WhatsApp através do número (51) 98918.4094 ou por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

O Grupo de Pesquisas em temas de Direitos Sexuais e Reprodutivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), juntamente com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), realiza uma pesquisa sobre as expectativas das gestantes com relação ao parto e nascimento, sob responsabilidade das professoras Camila Giugliani (HCPA/UFRGS) e Betine Moehlecke Iser (Unisul). As voluntárias devem ser gestantes e ter 18 anos ou mais. Interessadas devem responder às perguntas do formulário disponível no site do hospital ou diretamente no link www.bit.ly/QEPN . Para entrar em contato com a equipe de pesquisa, basta enviar uma mensagem de WhatsApp para (51) 98106.9282 ou (48) 99155.3942.

 

O Laboratório de Medicina Genômica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza pesquisa sobre a memória imunológica em indivíduos que receberam diferentes esquemas vacinais contra a covid-19, sob a responsabilidade da professora Clévia Rosset.
Os voluntários devem ter acima de 18 anos completos e ter recebido um dos seguintes esquemas vacinais:
Primeira e segunda dose de vacina Coronavac e doses de reforço Pfizer/BioNTech, sendo a última dose no período de até 10 meses antes da pesquisa; ter recebido a primeira e segunda dose de vacina Astrazeneca e doses de reforço Pfizer/BioNTech, sendo a última dose no período até 10 meses antes da pesquisa;
ter recebido a primeira e segunda dose da vacina Pfizer/BioNTech e dose de reforço Pfizer ou outra, sendo a última dose no período de até 10 meses antes da pesquisa.
Os interessados devem preencher o formulário de agendamento bit.ly/RIVacina. No momento da pesquisa o voluntário precisa da carteirinha de vacinação ou do aplicativo ConecteSUS. Em caso de dúvidas, o contato com a equipe de pesquisa é feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

O Programa de Transtornos de Ansiedade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre recruta voluntários para estudo sobre ansiedade e comportamento alimentar, sob responsabilidade da professora Gisele Gus Manfro. A pesquisa envolve a realização de exames (incluindo percentual de gordura corporal), avaliação psiquiátrica e orientações nutricionais.

Os requisitos para participar são: IMC entre 18,5 e 24,9 ou entre 30 e 34,9, idade entre 18 e 50 anos, não estar em tratamento para ansiedade ou obesidade (psicoterapia, nutricionista ou uso de medicamento) e ter disponibilidade para um dia de exames no Clínicas.

O IMC é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros), conforme a seguinte fórmula: IMC = peso / (altura x altura).

Para saber mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 99198.6747, preencha o formulário disponível no site do hospital ou diretamente em https://forms.gle/jpMbybkFnPDCUaKz8.

 

O Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre seleciona voluntários para pesquisa sobre diabetes Mellitus tipo 1, sob responsabilidade do professor Fernando Gerchman. O estudo compara o efeito de três e seis refeições diárias no controle da glicose nestes indivíduos. Os voluntários devem ter entre 18 e 60 anos, diagnóstico de diabetes tipo 1 e disponibilidade de comparecer oito vezes ao HCPA durante 14 semanas de estudo. Não podem participar aqueles que tenham diabetes mellitus tipo 2 e mulheres grávidas ou que estejam amamentando. 

Interessados devem preencher este formulário. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entrar em contato via WhatsApp (51) 99800.1663.

 

O grupo de Avaliações de Tecnologias de Saúde em Genética Clínica, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza estudo de terapia gênica para pacientes com Deficiência de Ornitina Transcabamilase (OTC), sob responsabilidade da professora Ida Vanessa Doederlein Schwartz. Para participar é preciso ter 12 anos ou mais, ter diagnóstico clínico confirmado de Deficiência de OTC de início tardio, não ter realizado transplante hepático e não estar gestando ou amamentando. 

Voluntários devem entrar em contato com a equipe pelos telefones (51) 3359.6344 ou (51) 3359.6371 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

O grupo de “Avaliações de Tecnologias de Saúde em Genética Clínica” e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre está realizando um estudo patrocinado de terapia gênica para pacientes com Doença de Gaucher tipo 1, sob responsabilidade da professora Ida Vanessa Doederlein Schwartz.
Para participar é preciso: Ter 18 anos ou mais, ter diagnóstico de Doença de Gaucher do Tipo 1, não estar gestando ou amamentando, não ter realizado transplante de medula óssea e não ter realizado esplenectomia.

Contato: Caso você deseje participar e preencha as condições acima, por favor, entrar em contato com a equipe pelos telefones (51) 3359.6344 ou (51) 3359.6371 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Objetivo do estudo é avaliar os efeitos de um programa de beach tennis, com duração de 12 semanas, na pressão arterial e qualidade de vida em indivíduos com hipertensão arterial. Público alvo são homens e mulheres com idades entre 35 a 65 anos que estão em uso de 1 ou 2 medicamentos para o controle da pressão arterial. Os locais de realização da pesquisa são a Escola de educação física - UFRGS e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Contato: Caso você deseje participar e preencha as condições, contatar a equipe de pesquisa por meio do WhatsApp (51) 98918.4094 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

O Serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre recruta voluntários para pesquisa com intervenção de dieta.
A participação inclui: Acompanhamento com Nutricionistas e Médico Endocrinologista da equipe; Exames para avaliação do estado de saúde; Dieta individualizada e material educativo sobre alimentação saudável; Consultas presenciais 1x ao mês e contatos telefônicos para acompanhamento.
Quem pode participar? Adultos, com idade entre 18 e 65 anos, que tenham diabetes tipo 2 e excesso de peso, residentes de Porto Alegre ou região metropolitana. Contato: (51) 98959.1995

 

Pesquisadores do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realizam estudo sobre a qualidade de vida de mulheres na menopausa que sofreram ou não violência doméstica e familiar. O trabalho é desenvolvido sob responsabilidade da professora Maria Celeste Osório Wender.

As voluntárias devem ser mulheres, alfabetizadas, com idade entre 40 a 65 anos e residir no Rio Grande do Sul. Interessadas em participar devem acessar este link ou entrar em contato pelo telefone (51) 3359.7640 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

O Grupo de Pesquisas em temas de Direitos Sexuais e Reprodutivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), juntamente com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), está realizando uma pesquisa sobre as expectativas das gestantes com relação ao parto e nascimento, sob responsabilidade das professoras Camila Giugliani (UFRGS/HCPA) e Betine M. Iser (UNISUL). Interessados em participar devem ser gestantes e ter 18 anos ou mais.

Voluntários que atendam aos pré-requisitos podem participar respondendo o formulário que está aqui. Para entrar em contato com a equipe de pesquisa, envie uma mensagem no WhatsApp para (51) 98106-9282 ou (48) 99155-3942. 

 

O Laboratório de Atividade Física, Diabetes e Doença Cardiovascular (LADD) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza estudo sobre prática de atividade física, com acompanhamento remoto, para pessoas com diabetes mellitus tipo 2, sob responsabilidade do professor Daniel Umpierre de Moraes. Interessados em participar devem ter 18 anos de idade ou mais e diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2.

Voluntários que atendam aos pré-requisitos podem contatar a equipe por ligação ou Whatsapp (51) 98982.6559.

 

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) realiza estudo clínico que avalia um  tratamento para sintomas digestivos com uma substância probiótica. Interessados devem ter mais de 18 anos; índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 18 e menor que  29,9 Kg/m2 e apresentar queixa de sintomas digestivos recorrentes há pelo menos 3 meses como: estômago inchado e/ou prisão de ventre e/ou diarreia. A participação é voluntária. Mais informações pelo telefone (51) 3359.6331, WhatsApp (51) 99127.6767 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

O Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre busca voluntários para estudo sobre Dor de cabeça: Cefaleia Cervicogênica. Interessados em participar deverão ter mais de 18 anos, queixa de dor de cabeça e ter disponibilidade de comparecer ao Ambulatório de Cefaleias do HCPA. Para participar da pesquisa, entre em contato: (51) 99958-6713, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, para agendamento.

 

O Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza um estudo sobre o uso de Clozapina para o tratamento de comportamentos disruptivos refratários em pacientes com transtorno do espectro autista, sob responsabilidade da professora Ana Soledade Graeff Martins. Interessados em participar deverão ser portadores do transtorno e apresentar agitação e/ou agressividade resistentes aos tratamentos convencionais, ter entre 10 e 18 anos incompletos e possuir disponibilidade para comparecer semanalmente ao HCPA durante seis meses. Caso você seja responsável por alguém que apresente tais condições, poderá entrar em contato com a equipe de pesquisa por meio dos telefones (51) 98306-8877, (51) 99716-9653 ou por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 

O Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) seleciona voluntários para uma pesquisa que avalia o efeito de uma intervenção dietética nos níveis de glicose sanguínea em indivíduos com diabetes do tipo 2 e excesso de peso. O estudo é coordenado pelo professor Fernando Gerchman.
Podem participar homens e mulheres, com idade entre 18 e 60 anos, com diagnóstico de diabetes do tipo 2 e com sobrepeso ou obesidade (peso em kg dividido pela altura ao quadrado maior ou igual a 25 e menor que 40 kg/m2), com disponibilidade de comparecer em média a dez avaliações presenciais no HCPA durante os seis meses do estudo. Não podem participar indivíduos com diabetes mellitus tipo 1 e mulheres grávidas ou em amamentação. 
Os voluntários devem responder ao formulário disponível aqui. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br.
 

O Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) busca voluntários para estudo sobre as fases iniciais da doença de Alzheimer, sob responsabilidade do neurologista Raphael Machado Castilhos.

Interessados devem ter mais de 65 anos de idade, queixa de memória e não podem apresentar diagnóstico de demência.

Para participar da pesquisa, os contatos são: (51) 98917.2439 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para agendamento de entrevista.

 

O Serviço de Endocrinologia e o Laboratório de Atividade Física, Diabetes e Doenças Cardiovasculares do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realizam estudo sobre reutilização de insumos para aplicação de insulina em pacientes com diabetes melito tipo 2. 

Interessados em participar devem ter mais de 18 anos, utilizar somente seringa para aplicação de insulina, reutilizar a seringa para aplicação de insulina três vezes ou mais e ter disponibilidade para comparecer uma vez por mês ao HCPA durante três meses.

Os voluntários podem contatar a equipe de pesquisa por meio do telefone (51) 99002.4738 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

O Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) realiza estudo sobre comportamento e fantasias sexuais na população brasileira. A pesquisa será feita por meio de um questionário on-line. Pessoas com mais de 18 anos que desejam participar devem clicar neste link e responder às perguntas.

 

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), em parceria com o Hospital Albert Einstein, realiza o estudo Optimal-AVC sobre controle da pressão arterial e prevenção da repetição de derrame (AVC), coordenado pelo professor Flávio D. Fuchs. Realizada no Centro de Pesquisa Clínica do HCPA, a pesquisa nacional sobre redução da pressão arterial envolve consultas, exames e medicações. Os voluntários devem ter tido derrame (AVC) ou AIT (ameaça de derrame) com qualquer idade e terem possibilidade de serem acompanhados a cada três ou quatro meses, durante cerca de três anos. Pessoas com ou sem sequelas do derrame podem participar.

Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 98030-6098 ou pelos telefones (51) 3359.6362 ou (51) 3359.8449, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

 

O Serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) realiza estudo para avaliar o efeito da taurina como auxiliar na diminuição da glicemia. Os voluntários devem ter entre 30 e 80 anos, apresentar diabetes tipo 2 há pelo menos seis meses, não utilizar insulina e terão que comparecer a cinco visitas ao HCPA, durante três meses. Interessados podem contatar a equipe de pesquisa pelo telefone: (51) 99470.7448 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

O Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) busca voluntários com 60 anos ou mais que tenham diagnóstico de diabetes tipo 2, para pesquisa que avalia a perda de força muscular e o declínio cognitivo que podem ocorrer com o envelhecimento. Durante o estudo, serão realizadas consultas clínicas, coleta de exames laboratoriais, além de testes rápidos e simples para avaliação de desempenho físico e memória. Ao fim da pesquisa, será dado retorno sobre os resultados dos exames e orientações nutricionais. Para participar, os contatos são: (51) 99594.1223 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

O Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza estudo sobre colangite biliar primária. Os voluntários devem ter entre 18 e 75 anos, diagnóstico da doença (com ou sem cirrose) e não ter outras doenças hepáticas. Interessados podem entrar em contato com a equipe de pesquisa pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..