Confira algumas das pesquisas que estão recrutando participantes no momento:
A Unidade de Fisiologia Pulmonar do Serviço de Pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre está realizando um estudo sobre mecanismos de falta de ar e intolerância ao exercício, sob responsabilidade do Professor Danilo C. Berton. Interessados em participar devem ter mais de 50 anos, não estar em tratamento e nem ter algum diagnóstico conhecido de condição que possa limitar a capacidade de exercício, não ter fumado e ter disponibilidade de comparecer duas vezes ao HCPA. Caso você deseje participar e preencha as condições acima, poderá contatar a equipe de pesquisa por meio do WhatsApp 51 98226.7871.
O Laboratório de Cronobiologia e Sono do Hospital de Clínicas de Porto Alegre recruta gestantes voluntárias para avaliar padrões de humor e sono.O projeto está sob responsabilidade da professora Maria Paz Loayza Hidalgo.
Para participar, contato pelo WhatsApp 51 2399.1079 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Escritório de Projetos e Parcerias Estratégicas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza estudo para tratamento de pacientes com doença pulmonar obstrutiva Crônica (DPOC) e seu resultado no sistema cardiopulmonar, sob responsabilidade do pneumologista Danilo Berton.
Interessados em participar devem ter idade entre 40 e 80 anos, ter diagnóstico de DPOC, ser fumante ou ex-fumante, possuir fatores de risco cardiovasculares ou doenças cardiovasculares estabelecidas, não ter utilizado corticoides inalatórios de manutenção nos últimos 12 meses (ex. budesonida, beclometasona, fluticasona) e ter disponibilidade para participar de visitas do estudo (presenciais e virtuais).
Caso você deseje participar e preencha as condições acima, poderá contatar a equipe de pesquisa por meio do telefone/WhatsApp: (51) 99899.0587 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre está realizando um estudo com medicamento investigacional para o tratamento de Doença de Crohn. A pesquisa está sob responsabilidade da doutora Luciana Harlacher.
Para participar é necessário ter mais de 18 anos e possuir Doença de Crohn em atividade, comprovada através de exames adequados.
Interessados entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99127.6767 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), realiza um estudo clínico sobre retocolite ulcerativa. A pesquisa está sob responsabilidade da médica Luciana Harlacher.
Para participar é preciso ter mais de 18 anos e possuir diagnóstico de retocolite ulcerativa. O estudo consiste no uso de uma nova substância experimental para tratamento de retocolite ulcerativa.
Caso você deseje participar e atenda aos critérios acima, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99127.6767 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
O Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), realiza um estudo clínico sobre Doença de Crohn Pediátrica, sob responsabilidade da médica Luciana dos Santos Harlacher. Interessados em participar devem ter entre 2 e 17 anos e ter diagnóstico de Doença de Crohn desde que comprovado através de exames. O estudo consiste no uso de uma nova substância experimental para tratamento de Doença de Crohn Pediátrica. Caso você deseje participar e atenda aos critérios acima, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99127.6767 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza estudo sobre alimentação infantil vegetariana, sob responsabilidade da professora Juliana Rombaldi Bernardi.
Interessadas em participar devem ter idade superior a 18 anos, possuir acesso à internet e ser mãe de uma criança entre 6 meses e 2 anos.
Caso você deseje participar e preencha as condições acima, poderá contar à equipe de pesquisadores por meio do telefone (51) 98100.4923 ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O Programa de Transtornos de Humor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre está realizando um estudo sobre o uso de Estimulação Elétrica Transcraniana de Corrente Contínua (ETCC) domiciliar para tratamento de sintomas depressivos resistentes a tratamentos farmacológicos, sob responsabilidade do professor Marcelo Fleck.
Interessados em participar deverão ter mais de 18 anos, estar em tratamento para transtorno depressivo unipolar, com sintomas que não melhoraram após 2 ou mais tentativas com antidepressivos, e disponibilidade para comparecer quinzenalmente ao HCPA durante 3 meses.
Caso você deseje participar e preencha as condições acima, poderá contatar a equipe de pesquisa por meio do telefone (51) 99287.6196 (whatsapp) ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre está recrutando voluntários para estimar o percentual de gordura corporal, através de um exame de bioimpedância, em trabalhadores do HCPA. O projeto está sob responsabilidade da professora Zilda de Albuquerque Santos. Interessados em participar devem ser trabalhadores do HCPA, com IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m2 (calcula-se o IMC dividindo seu peso, pela altura ao quadrado). Não podem participar gestantes ou em período de amamentação, nem quem utiliza marcapasso.
Caso você deseje participar e preencha as condições acima, poderá contatar a equipe de pesquisa pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O Laboratório de Cronobiologia e Sono do HCPA recruta gestantes voluntárias para avaliar padrões de humor e sono. O projeto está sob responsabilidade da professora Maria Paz Loayza Hidalgo.
Para participar é preciso ser gestante a partir da 28º semana gestacional.
Interessados em participar, devem entrar em contato pelo WhatsApp 51 2399-1079 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Grupo de Treinamento Físico e Esportes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (GET/HCPA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza estudo sobre os efeitos do beach tennis e do exercício físico tradicional na saúde de pessoas com hipertensão arterial. A pesquisa é feita sob responsabilidade do professor Rodrigo Ferrari.
Interessados em participar devem ter entre 50 e 80 anos, ser hipertenso(a), fazer uso de pelo menos um medicamento para pressão arterial e não praticar atividade física regularmente. É necessário ainda ter disponibilidade para comparecer três vezes por semana na ESEFID/UFRGS – Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, RS.
Voluntários poderão contar com avaliações de pressão arterial, aptidão física e qualidade de vida e participação supervisionada em um dos dois programas de exercício:
• Treinamento físico estruturado (aeróbico e de força).
• Beach Tennis recreacional.
Para participar, basta preencher os requisitos e contatar a equipe de pesquisa pelo do telefone (51) 98911.1146 ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O Serviço de Genética Médica do Clínicas realiza estudo sobre as relações das microbiotas oral e intestinal com os erros inatos do metabolismo de açúcares (intolerância hereditária à frutose e galactosemia clássica). A pesquisa é feita sob responsabilidade da professora Ida Vanessa Doederlein Schwartz.
Os interessados devem ter idade acima de 3 anos e disponibilidade de comparecer ao HCPA uma única vez para a realização dos procedimentos (preenchimento de questionário, coletas de sangue e de saliva, e entrega de kit para coleta domiciliar de fezes).
Para participar é necessário que a pessoa tenha diagnóstico de intolerância hereditária à frutose ou de galactosemia clássica. Pessoas sem nenhuma doença crônica também podem participar.
Contatos com a equipe devem ser feitos pelo telefone (51) 98436.1132 ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), realiza estudo clínico sobre fissura anal crônica. A pesquisa consiste no uso de um medicamento tópico e é realizada sob responsabilidade da professora Luciana dos Santos Harlacher.
Voluntários devem ter mais de 18 anos e devem possuir diagnóstico de fissura anal crônica, com sintomas de no mínimo dois meses.
Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99127.6767 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


















