Coordenadoria de Gestão de Riscos e Integridade Corporativa

A Coordenadoria de Gestão de Riscos e integridade Corporativa (CGRIC) foi criada em 2017, por determinação da Lei 13.303, de 30 de junho de 2016, e tem como objetivo assessorar a presidência do HCPA no controle da gestão, visando a prevenção de riscos  e a integridade corporativa da instituição.

Integridade Corporativa

O incentivo à ética e à conduta adequada de todos os colaboradores é uma prática constante no HCPA. A direção e as comunidades interna e externa têm sua conduta norteada pelos princípios de integridade corporativa, que visam garantir a proteção do interesse público e a promoção do bem comum.

A instituição conta com um Programa de Integridade Corporativa voltado à difundir, fortalecer e proteger os valores institucionais, o qual consolida ações de prevenção, detecção e correção de práticas irregulares ou que possam afetar a imagem e os objetivos institucionais.

O programa está fundamentado na aplicação de três documentos principais, que consolidam ações de educação relacionadas à integridade corporativa, prevenção, detecção e apuração de ocorrências relacionadas a desvio de conduta (comportamentos indevidos, fraude e/ou corrupção). São eles:

Para apuração de fato ou conduta irregular e/ou ilícita praticada por docente em atividade profissional no HCPA, é observada a decisão colegiada nº 05/2022.

Unidade Correicional

A Unidade de Correição do HCPA foi estruturada em novembro de 2021, tendo sido formalizada perante à Controladoria-Geral da União (CGU) em maio de 2022 com a indicação do titular da Unidade Correicional (UC). A área tem como função principal o recebimento de denúncias e a realização do seu juízo de admissibilidade prévio, avaliando a existência de autoria, materialidade e relevância dos fatos, indicando, conforme o caso e as circunstâncias, a abertura do processo correicional pertinente.

Maiores informações sobre a área, suas atribuições e atividades, bem como sobre os processos instaurados desde a sua instituição podem ser acessadas através dos relatórios periódicos de gestão correicional.

Dúvidas sobre o sistema correicional do HCPA também podem ser esclarecidas através do documento de perguntas e respostas disponível neste link.

Riscos corporativos

A gestão dos riscos corporativos é efetuada pela CGRIC, que desenvolve ações de capacitação e auxilia os gestores no estabelecimento de níveis adequados de aceitabilidade de risco e de suficiência dos controles internos.

A definição das áreas para mapeamento e avaliação de riscos corporativos considera a relevância e o risco inerente de cada processo. Os riscos são identificados pelos gestores que, em 2018, destacaram que a atividade hospitalar está sujeita a riscos assistenciais e corporativos, que podem comprometer negativamente os resultados esperados.
Como instituição compromissada com a qualidade e segurança da assistência, e empresa pública alinhada a práticas de compliance, o HCPA possui ações sistemáticas para identificação, monitoramento e mitigação dos riscos aos quais está exposto, procurando minimizar seus impactos.

Riscos assistenciais

O HCPA conta com a Gerência de Risco Sanitário-Hospitalar (GR) para avaliar e combater os riscos à saúde e segurança dos pacientes. Uma de suas principais frentes de atuação diz respeito ao monitoramento de incidentes e eventos que poderiam ter resultado ou resultaram em dano ao paciente, compreendendo as seguintes categorias: circunstância notificável, quase erro, incidente sem dano incidente com dano (evento adverso).

Em 2018, houve registro de 3.813 incidentes e eventos adversos. Destes, 28 foram classificados como eventos adversos graves (0,7%), agrupados em seis segmentos, que geraram a adoção de medidas e planos de melhoria específicos.

Riscos internos

Financeiros I de imagem I de pessoal I tecnológicos.

Rscos externos

Econômicos I legais e regulatórios I socioambientais I naturais I tecnológicos.

Localização

A Coordenadoria de Gestão de Riscos e Integridade Corporativa está localizada na sala 24101 (1º andar).

Atendimento presencial

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h15 às 17h15.

Outras formas de atendimento

Fone: (51) 3359.7865