Início do Conteúdo

Indo além de sua Missão, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre promove uma série de ações voltadas à cidadania, humanização e sustentabilidade.


O Programa de Humanização é responsável pela sensibilização de diversas áreas da instituição para a reflexão e adoção de práticas humanizadoras.



O Programa de Apoio Pedagógico proporciona às crianças e aos adolescentes internados a continuidade das atividades escolares.



O Programa Saúde na Escola auxilia escolas da rede pública na identificação e encaminhamento de problemas de saúde mental.



O Programa de Proteção à Criança conta com equipe multidisciplinar que atende, avalia e encaminha casos com suspeita de violência.



Grupo de Voluntariado apoia pacientes em tratamento no hospital.



A Casa de Apoio hospeda crianças e adolescentes, juntamente com uma acompanhante, durante tratamentos prolongados.



O Banco de Leite Humano orienta pacientes e funcionárias sobre a amamentação e os procedimentos de retirada e armazenamento do leite materno.



O atendimento lúdico-terapêutico humaniza o ambiente hospitalar e contribui para a recuperação dos pacientes.



Farmácia de Medicamentos Especiais disponibiliza medicamentos especiais, visando à segurança do tratamento e à melhora da saúde dos pacientes.



O Programa de Gestão Ambiental busca soluções para reduzir o impacto ambiental das atividades da instituição e desenvolve ações educativas, conscientizando a comunidade hospitalar.



O Grupo de Gestão da Experiência do Paciente, a Ouvidoria, o Serviço de Informação ao Cidadão e diversos canais de comunicação impressos e digitais possibilitam amplo diálogo com a sociedade e compartilhamento de informações para a educação em saúde dos cidadãos.



O Programa Jovem Aprendiz contribui na formação técnico-profissional de jovens de 18 a 24 anos.