Você é sustentável quando emprega somente os recursos necessários para satisfazer as suas necessidades do presente, e não compromete a capacidade futura.

Confira neste link tudo sobre o game: tarefas lançadas, entregas das equipes e mais!

O que é sustentabilidade?

Novidades

Nova opção de cardápio beneficia a saúde e o planeta

A partir de 9 de outubro, o Refeitório passa a oferecer diariamente uma proteína alternativa à carne. Serão disponibilizados ovos ou preparações à base de vegetais no almoço. A iniciativa faz parte das ações de sustentabilidade ambiental do hospital.

As preparações serão oferecidas na primeira linha do balcão um no almoço de segunda a sexta-feira. Quem optar por ela, não poderá servir carne em outros balcões. Aos finais de semana, a opção será servida no balcão central. 

Quais os benefícios?

> Dietas ricas em vegetais, frutas, grãos inteiros e legumes estão relacionadas a um menor risco de desenvolver problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. 

> A produção de carne, especialmente a de origem bovina, é associada a emissões significativas de gases de efeito estufa e ao consumo de água e energia. Por isso, reduzir a sua ingestão também é uma forma de ajudar o planeta. 

Iniciativas sustentáveis que inspiram

Exemplos bons a gente compartilha.

Confira algumas iniciativas apresentadas pelas áreas durante o Game da Sustentabilidade e inspire-se! Veja quais delas podem ser aplicadas no seu local de trabalho e adote-as! 

As dicas básicas também seguem valendo: imprimir nos dois lados da folha, utilizar folhas impressas para rascunho ou anotações, reduzir o tamanho da impressão para aproveitar melhor o espaço da página, trocar o carro por transporte público ou bicicleta e oferecer a carona solidária. 

Animação das equipes marca encerramento do Game da Sustentabilidade

Os participantes do Game da Sustentabilidade deram um show no encerramento da gincana e demonstraram que todos ganharam em união, organização e animação. A tarefa final do jogo ocorreu no dia 11 de agosto, no Anfiteatro, quando foram divulgados os vencedores. Foi o momento de reunir as equipes, que investiram na caracterização e na criação de gritos de guerra. A equipe Nucleares, formada por integrantes do Serviço de Medicina Nuclear, foi a campeã. A segunda colocação foi para a equipe ECOntadores, da Coordenadoria de Gestão Contábil, e o terceiro lugar foi conquistado pelo ECOnvênios, do Setor de Convênios. 

“O hospital foi muito feliz na ideia de promover o game porque seremos multiplicadores dessa ideia”, disse Gabriela Saldanha, representante da Nucleares. Os três times receberam certificados, emoldurados na Seção de Infraestrutura da Coordenadoria de Engenharia, e prêmios buscados junto a parceiros do hospital.

Nosso agradecimento especial para Praia de Belas Shopping, Vila Ventura Ecoresort, Quinta da Estância, Faculdade Mario Quintana (Famaqui), Artmed, Restaurante Mizu, Studio KA Salão de Beleza e Banho Maria Bistrô. 

Além disso, para a equipe vencedora foram entregues um troféu produzido pela equipe do Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Biomédica e ecobags confeccionadas pela equipe da Costura. O segundo lugar recebeu uma cesta de produtos orgânicos doada pelo Serviço de Nutrição e Dietética e todos receberam bloco de anotações, caneta, bottom e roller clip adquiridos pelo Serviço de Compras, Análise Técnica e Planejamento.  

O diretor Administrativo, Jorge Bajerski, destacou a capacidade de mobilização das equipes. “Nosso objetivo era ter uma atividade lúdica que buscasse a conscientização sobre um valor importante da instituição, que faz parte do nosso mapa estratégico. Foi muito bom ver que um assunto tão importante conseguiu mobilizar tanta gente”, frisou Bajerski. A atividade foi organizada pela Comissão de Sustentabilidade Ambiental do HCPA, que também atuou como comissão julgadora das tarefas. 

Participaram 26 equipes, num total de 241 integrantes, comprometidas em resolver as tarefas propostas, como adotar práticas sustentáveis nos locais de trabalho, demonstrar que a vacinação estava em dia, doar móveis sem uso, apresentar depoimentos sobre atitudes de inclusão e respeito à diversidade e responder um quiz sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS). Como critério de desempate das equipes, foram considerados o percentual de realização do curso EAD sobre Sustentabilidade entre os membros das equipes empatadas em terceiro lugar e, para definir a vencedora, a equipe que entregasse primeiro a tarefa de desempate proposta. Veja aqui como ficou a pontuação final. 

Confira os grandes números do game: 

> Cerca de 200 iniciativas implantadas     

> 94 móveis doados 

> 22 depoimentos

Clique aqui para conferir as fotos do evento e o vídeo com os gritos de guerra. 

Serviço de Contabilidade Fiscal implanta projeto que reduz consumo de papel

O Serviço de Contabilidade Fiscal finalizou a implantação do projeto de Ateste de Notas Fiscais com foco na sustentabilidade. Idealizado pela área com abrangência multisetorial, como Suprimentos, Nutrição e Financeiro, levou à redução de 7 mil impressões ao mês. A iniciativa foi desenvolvida ao longo de 2022 e disponibilizada para uso em janeiro de 2023 a partir do aperfeiçoamento das tecnologias existentes no HCPA. 

Utilizando a certificação digital foi possível substituir o processo físico pelo processo eletrônico das notas fiscais no trâmite de pagamento, eliminando inúmeras impressões. No primeiro semestre de 2023, foram atestadas mais de 27 mil notas fiscais com certificação digital por 200 gestores e almoxarifes diferentes. 

Como parte da implantação, foram realizados treinamentos com mais de 300 colaboradores entre gestores de contratos, almoxarifes e profissionais das áreas envolvidas no processo. Além de contribuir para a sustentabilidade ambiental e financeira, o projeto proporciona a evolução do hospital nos controles de gestão, obtendo maior rapidez e segurança das informações, entre outros benefícios.

Creche realiza Expo Meio Ambiente

A Creche do HCPA, nos dias 28 e 29 de junho, realizou a II Expo Meio Ambiente. Plantio, exposição de projetos relacionados ao tema e atividades lúdicas estiveram na programação, voltada para as crianças e seus familiares.

Serviço de Processamento de Roupas elimina o uso de copos plásticos

No dia do Profissional de Apoio, 13 de junho, os funcionários da Rouparia, Lavanderia e Costura foram presenteados com uma garrafa personalizada. A iniciativa buscou reduzir o número de copos descartáveis. À medida que os funcionários estavam adaptados ao novo cenário, os copos descartáveis foram retirados do setor. Além disso, cada funcionário novo que ingressa na área é contemplado com uma garrafa. 

Confira como foram as atividades da Semana do Meio Ambiente

Na Semana do Meio Ambiente do HCPA, realizada de 5 a 9 de junho, teve atividade de meditação, oficina de horta urbana, feira de troca de livros usados e palestra sobre a saúde planetária. Mais do que um tema estratégico, a sustentabilidade é um compromisso do hospital. Com o planeta e com você.

Nova diretriz para impressões em papel em prol da sustentabilidade

Buscando ampliar a conscientização e o controle sobre as impressões em papel realizadas no HCPA, a partir de 1º de junho, as páginas começaram a ser impressas com marca d´água da instituição e identificação no cabeçalho do usuário que fez a solicitação. A medida faz parte das iniciativas em prol da sustentabilidade econômica e ambiental

Confira os avanços obtidos com o Plano de Logística Sustentável

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) lançou, em setembro de 2022, o Plano de Logística Sustentável (PLS) para medir e reduzir os impactos negativos das suas atividades no meio ambiente e na sociedade. Ele indica ações, metas e objetivos que a instituição quer alcançar, além de definir responsabilidades, prazos de execução e mecanismos para monitorar e avaliar se o que é realizado está dentro do que foi proposto. Mas essas iniciativas não são apenas do hospital. Cada um pode contribuir para um HCPA mais sustentável apenas mudando hábitos do dia a dia.  


Conheça os resultados obtidos em 2022:

Além disso, foram realizados:



Para acessar o PLS, clique aqui e veja como contribuir.

HCPA é certificado por participar do Desafio Compras Sustentáveis no setor saúde

O HCPA foi certificado por completar a primeira etapa do Desafio Compras Sustentáveis no setor da saúde, ciclo 2021/2022, da organização não governamental Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). A iniciativa busca mobilizar organizações de saúde a adotarem políticas de compras sustentáveis alinhadas à defesa da saúde pública, aumentando a demanda por produtos e serviços mais sustentáveis e reduzindo o uso de produtos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.


Para participar, o HCPA respondeu ao questionário de governança sobre práticas sustentáveis adotadas na aquisição de produtos e na contratação de serviços, o que rendeu a participação como case no 15º Seminário Hospitais Saudáveis, realizado em dezembro. As etapas seguintes do desafio incluem acesso a ferramentas de avaliação das práticas relacionadas a produtos e fornecedores. O processo de compras sustentáveis do hospital engloba eletroeletrônicos, tintas, computadores e contratação de serviços.  

Desafio de sustentabilidade premia ideias vencedoras

A grande final do Desafio de Sustentabilidade foi realizada na tarde de 16 de novembro na sede do Instituto Caldeira, onde as ideias selecionadas durante a competição fizeram seu pitch, uma apresentação curta e direta sobre a proposta. Uma banca de especialistas avaliou as proposições e anunciou a colocação dos vencedores:

1º Lugar - SELIN: Separador de Lixo Inteligente. 

2º Lugar - GLUP: Aplicativo com monitoramento do fluxo de água em prédios

3º Lugar - GEPETI: Captando boas energias 

A diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Oliveira Clausell, prestigiou os competidores e apontou as oportunidades na aproximação do hospital com a sociedade, em parcerias como essa com o Instituto Caldeira. 

Projeto de centralização de cadeiras de rodas

Com foco na otimização de mobiliários e equipamentos, a Coordenadoria de Hotelaria realizou, no final de setembro,  um projeto - piloto de centralização de cadeira de rodas das unidades 6º, 7º e 8º andares Ala Norte. 

Quando as unidades necessitarem de uma cadeira de rodas para transportar pacientes em alta médica ou para exames, a equipe assistencial deve ligar para o ramal 7809. A cadeira será providenciada e entregue na unidade, agilizando o atendimento e qualificando o acolhimento ao paciente.

Lançamento do PLS

Pensando em potencializar a cultura de sustentabilidade dentro do hospital, foi lançado durante a 42ª Semana Científica, o Plano de Logística Sustentável (PLS). Este plano busca medir e reduzir os impactos negativos das nossas atividades no meio ambiente e na sociedade. Clique aqui e saiba mais.

Redução do uso de copos no Refeitório

Buscando reduzir o consumo de copos descartáveis, serão disponibilizadas canecas retornáveis em substituição aos copos descartáveis no café da tarde, no Refeitório. Após tomar o café, as pessoas entregam a caneca na lavagem de louças para que, após higienizadas, outros também possam usar.

Áreas suspendem o uso de propés

Durante o mês de agosto, mais uma medida sustentável foi adotada: diferentes áreas suspenderam o uso de propés -  Hemodinâmica, Centro Cirúrgico Ambulatorial, Centro Obstétrico, Centro de Materiais e Esterilização, Lactário, Central de Alimentação Enteral, Banco de Leite, Bloco Cirúrgico e na Sala de Recuperação Pós Anestésica.

O projeto, elaborado em parceria pela Comissão de Sustentabilidade Ambiental, Qualis, CCIH, SMO e Sesmt, tem impacto na redução do consumo de água, energia elétrica e carga de trabalho para a equipe da Lavanderia.

HCPA instala novas bituqueiras recicladas 

O consumo de cigarros não é permitido nas dependências do HCPA. Porém, compreendendo que o fumo é  uma questão de saúde pública, o Clínicas instalou duas novas bituqueiras recicladas na entrada do Bloco C, nesta segunda-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo. Além delas, também há equipamentos para descarte do cigarro na entrada do Bloco A.

Essa iniciativa faz parte das ações de sustentabilidade do Clínicas e beneficia duplamente o meio ambiente: utiliza um material reaproveitado na produção das bituqueiras e, com elas, evita que as baganas de cigarro sejam jogadas na natureza. 

Exposição sobre meio ambiente na creche 

No dia 30 de junho, a Creche realizou uma exposição sobre o meio ambiente, que contou com atividades lúdicas e interativas relacionadas à preservação ambiental. Através da brincadeira de “caça aos resíduos", feita em parceria com a área de gestão ambiental da Coordenadoria de Engenharia, as crianças demonstraram seus conhecimentos sobre reciclagem e responsabilidades com o descarte adequado de lixo.  

Práticas sustentáveis no dia a dia 

Durante a Semana de Enfermagem, realizada no mês de maio, os técnicos da Unidade de Recuperação Pós-Anestésica foram presenteados com copos reutilizáveis dados pela chefia e por enfermeiros da unidade, buscando valorizar o pensamento sustentável e os benefícios do consumo de água. A iniciativa foi motivada pela observação da prática do grupo, que tentava reutilizar o copo descartável durante o turno de trabalho, colocando o nome com caneta e mantendo o copo na Copa, o que nem sempre era viável. Agora, cada um dos copos reutilizáveis está identificado com o nome dos profissionais que atuam no setor

Lugar próprio para adornos 

Em 22 de junho, Dia do Profissional de Apoio - Higienização, a Coordenadoria de Hotelaria realizou a entrega de um porta - adornos para guardar anéis, brincos, pulseiras e relógios, durante o turno de trabalho. Esta ação contribui para o cumprimento da NR-32, quanto ao uso de acessórios nas áreas assistenciais.

 

Cabe destacar ainda que, em 2021, cada profissional do SH foi presenteado com um copo plástico reutilizável (Eco Copo), de modo a incentivar a redução do uso de copos descartáveis na área.