Início do Conteúdo

A direção do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) recebeu, nesta quinta-feira (15), a visita de integrantes do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, o Fonajus Itinerante, iniciativa interinstitucional liderada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O fórum atua junto aos estados realizando visitas institucionais e reuniões com entidades do sistema de justiça e de saúde para estabelecer estratégias conjuntas para fortalecer e aprimorar as políticas públicas judiciárias de assistência à saúde.

“A nossa visita demonstra o interesse do Fonajus em conhecer de perto as iniciativas que impactam diretamente a assistência à saúde, especialmente no que tange às demandas envolvendo crianças”, disse a conselheira do CNJ Daiane Nogueira de Lira, destacando ainda a realização de capacitações de magistrados que trabalham na área. Regionalmente, a atuação do fórum se dá por meio dos Comitês Estaduais de Saúde, que é coordenado no Rio Grande do Sul pela desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, presente no encontro. 

O diretor-presidente do HCPA, Brasil Silva Neto, agradeceu a oportunidade de estreitar as relações e apresentou como o hospital se estrutura nas áreas de assistência, ensino e pesquisa. Um dos objetivos da visita era conhecer os projetos de apoio pedagógico voltados às crianças e, em especial, a Casa de Apoio. A estrutura, criada há 28 anos, é destinada à hospedagem de crianças e adolescentes de zero a 18 anos em tratamento de alta complexidade no hospital vindos de outras cidades e estados. São disponibilizadas 54 vagas e promovido o acompanhamento social de pacientes e familiares pelo Serviço Social integrado às equipes multiprofissionais da instituição. 

A assistente social Carla Cristine Costa, supervisora da Casa de Apoio, falou sobre a importância da estrutura para permitir a continuidade do tratamento de pacientes de outras localidades e otimizar o giro de leitos. No espaço humanizado, que oferece toda a estrutura de uma casa, são promovidos grupos de mães e familiares, atividades lúdicas e culturais e ações de educação em saúde para proporcionar o bem-estar das famílias. “A Casa de Apoio é essencial para não sobrecarregar ainda mais a internação pediátrica”, frisou Silva Neto. 

Participaram do encontro a diretora Administrativa do HCPA, Ana Paula Coutinho, representantes de diferentes áreas do hospital, do Tribunal de Justiça do RS, do Ministério da Saúde e da Procuradoria Regional da União.