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Os desafios do ano passado, como a enchente que atingiu o estado, não impediram o crescimento do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Em 2024, seguimos firmes no cumprimento daquilo que é a nossa essência: cuidar, ensinar e pesquisar, com a certeza de que devolvemos para a sociedade os recursos públicos que foram investidos aqui.

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Os principais indicadores do hospital, que constam no Relatório Integrado de Gestão (RIG) 2024, mostram que a instituição melhorou vários resultados, tanto na Assistência, quanto no Ensino, na Pesquisa e no estímulo à inovação.

O principal destaque é o da assistência ao cidadão. Houve crescimento no número de consultas, exames, partos, internações e procedimentos cirúrgicos e transplantes. Conforme o relatório, a maioria das linhas de cuidado tem cumprido os passos previstos para a implantação ou atingido metas importantes - a linha de cuidado do paciente cirúrgico ficou com o melhor status. Já a pesquisa de experiência do paciente mostrou que o HCPA está muito próximo de atingir a meta planejada (NPS 89 de 90 pontos). A saúde financeira do hospital explica a robustez dos números. A Receita Total LOA variou de R$100,7 milhões para R$148,3 milhões. Por outro lado, a renegociação de contratos evitou gastos de R$10,6 milhões. 

Os investimentos do hospital em 2024 atingiram R$74,6 milhões. Como exemplos, podemos citar o aprimoramento do parque tecnológico e da área física, a abertura de duas novas salas cirúrgicas, a aquisição de simuladores para o ensino, um novo angiógrafo e a ampliação de equipamentos para diagnóstico por imagem. O desempenho da Diretoria de Pesquisa em 2024 superou o ano anterior em número de projetos ativos (de 1.571 para 1.630), grupos de pesquisa (de 68 para 71) e artigos publicados (677 para 697) - mais de um terço em publicações que têm elevado número de citações por terceiros, como as revistas Nature e Lancet. No Ensino, destaque para a implantação dos cursos da American Heart Association (AHA) e da Especialização em Fisioterapia Hospitalar, e para a melhoria da estrutura do Centro de Simulação. 

A tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul ganhou um capítulo no RIG 2024. Ali estão destacadas as ações do HCPA desde os primeiros dias da enchente, como transporte fretado para funcionários, alojamento em parceria com a Associação dos Servidores (Ashclin), flexibilização do horário de trabalho e um brechó, com dez mil itens doados pelos funcionários para colegas atingidos pelas chuvas. O atendimento psicossocial também foi reforçado, com mais 1100 ações, entre atendimentos e avaliações. E mesmo com todas as dificuldades, equipes do hospital participaram da Força Nacional do SUS, apoiando a estruturação da assistência em regiões afetadas pelas enchentes. “A tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul colocou mais uma vez à prova a nossa capacidade de resiliência e resposta ao imprevisível. Foi com esse foco que cuidamos da população e da comunidade interna atingida pela enchente de maio. E também foi com esse objetivo que, apesar dos obstáculos trazidos por um ano muito difícil, controlamos nossas despesas e buscamos novas receitas para qualificar e expandir a nossa estrutura”, afirma o diretor-presidente, Brasil Silva Neto. 

 Os desafios citados no RIG são um estímulo para crescer mais e melhor. “Como uma instituição de referência, temos o compromisso de buscar sempre mais. Seguiremos perseguindo o protagonismo do HCPA, a partir de um novo Plano de Negócios e Gestão Estratégica (PNGE), alinhado a políticas públicas, buscando traduzir tudo o que fazemos em entregas para a população”, garante Silva Neto.

E tudo isso graças ao esforço e mobilização dos trabalhadores. Por isso dizemos: O teu trabalho está no RIG! O relatório mostra a força da nossa comunidade.

O documento completo pode ser acessado neste link.