O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) recebeu nesta quinta-feira (20) a visita do secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, para apresentar o resultado da reforma realizada nas Emergências adulta e pediátrica no período de janeiro a março. O diretor-presidente do HCPA, Brasil Silva Neto, agradeceu ao chefe da pasta por apoiar a realização do projeto, que restringiu o funcionamento da unidade por dois meses, mas resultou em melhores condições de assistência aos pacientes e qualificou o ambiente de trabalho para os profissionais.
“Nosso compromisso era cumprir o planejamento à risca e a gente começou no primeiro dia do cronograma e encerrou no último dia conforme o previsto inicialmente. Esse sucesso de toda a operação só aconteceu também por uma contribuição significativa da secretaria e eu queria aqui fazer esse reconhecimento”, frisou Silva Neto.
Ritter destacou na sua fala o papel da instituição para a população, ressaltando que o hospital resolve mais de um terço dos problemas de alta complexidade. “As pessoas entendem o Hospital de Clínicas como uma grande mãe que não pode parar nunca, mas tem que parar para arrumar as coisas. Essa obra vai ajudar muito no processo de trabalho daqui”, afirmou, parabenizando ainda o trabalho das equipes das Emergências que mantiveram os atendimentos de forma contingencial.
Na sua visita, o secretário verificou as adequações feitas no piso, que trouxeram mais segurança para o transporte de pacientes, e conheceu a nova sala de triagem e o novo espaço para a conversa entre equipe médica e familiares. Os fluxos de atendimento no serviço foram apresentados pelas chefias da Emergência, que explicaram como é todo o processo de atendimento dos pacientes desde a chegada ao hospital. O encontro foi acompanhado pela diretora administrativa, Ana Paula Coutinho; pelo diretor médico, Luis Eduardo Rohde; e pela diretora de Enfermagem, Eneida Rejane Rabelo da Silva.