O Hospital de Clínicas realizou as duas primeiras cirurgias robóticas de retirada de tumores malignos no pulmão de dois pacientes, em julho. Esse tipo de cirurgia foi a primeira dentro de um hospital universitário no Rio Grande do Sul e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos envolveram cerca de 20 profissionais da área cirúrgica, Enfermagem, anestesistas e residentes. As cirurgias só foram possíveis pelo SUS porque o HCPA recebeu o recurso financeiro para o custeio por meio de edital de pesquisa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O câncer de pulmão tem a maior taxa de mortalidade e, no Brasil, os homens são os mais afetados e, em segundo lugar, as mulheres, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Quando diagnosticado precocemente e tratado logo, a chance de cura é grande e o custo do tratamento mais barato. Nesta quarta-feira, 7 de agosto, o professor de Medicina da Universidade de Miami e diretor médico de programas internacionais de Oncologia, Gilberto de Lima Lopes Junior tratou das principais causas , mudanças nas terapias e as inovações tecnológicas para o tratamento do câncer de pulmão. “A mais recente descoberta é a imunoterapia, que estimula o sistema imunológico a combater as células cancerígenas, respondendo melhor do que a quimioterapia em cerca de 50% dos casos tratados, dependendo do estágio do tumor”, destacou.

csp 0286 1