Journal of Biomedical Informatics publica artigo referente a análise de desempenho informatizado de registros pessoais de saúde. Entre os autores da publicação produzida por um grupo de pesquisadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Unisinos e da Universidade Vanderbilt, dos Estados Unidos, estão o aluno do Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica do HCPA (MPPC), Valter Ferreira da Silva, chefe da Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação, e o professor José Roberto Goldim, chefe do Serviço de Bioética.

CSP_4802 (1).jpg

No desenvolvimento, foi implementado um protótipo chamado de OmniPHR, baseado na tecnologia blockchain, que criptografa e dá segurança às informações. Posteriormente foi avaliada a integração e o desempenho do uso de registros médicos de diferentes bancos de dados. A análise contemplou informações de mais de 40 mil pacientes, testando a distribuição e reintegração dos dados para compor uma visão única dos registros de saúde.

Os resultados mostraram que a blockchain é eficaz na recuperação de dados, com baixa média de tempo de resposta e alta efetividade nos cenários testados.  O estudo também demonstrou como o modelo OmniPHR pode integrar dados de diferentes sistemas, unificando dos registros de saúde.

Confira o artigo Analyzing the performance of a blockchain-based personal health record implementation no link.

O tema do artigo faz parte da Dissertação de Mestrado do aluno Valter, que tem como orientador José R. Goldim e como co-orientador Cristiano André da Costa, coordenador do Unisinos Software Innovation Lab.