Início do Conteúdo

Com o objetivo de exigir clareza e transparência na rotulagem das informações nos produtos alimentícios, instituições gaúchas lançaram a campanha em defesa da revisão da norma de rotulagem nutricional brasileira, no último dia 16 de agosto. Após a abertura do evento, uma série de temáticas sobre o assunto foi abordada, entre elas o Guia alimentar para a população brasileira, que é instrumento essencial para uma alimentação saudável. O manual pode ser acessado aqui.

A coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância da UFRGS, professora Noemia Goldraich, ressaltou que a campanha quer mobilizar a população para uma consulta pública a ser promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda neste ano. “Nosso único compromisso é com a saúde pública. Sem informações claras e bem visíveis nos rótulos das embalagens, o consumidor não tem como fazer uma escolha consciente da sua alimentação”.

lancamento campanha

O diretor médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Milton Berger, também participou da atividade. “É fundamental que a sociedade se una em prol desta causa, porque vai trazer um reflexo direto na qualidade de vida, reduzindo a obesidade e a pressão alta”, alertou. Conforme os especialistas, esses problemas estão diretamente associados a uma alimentação com excesso de sal, açúcar e gorduras, encontradas em produtos como massas instantâneas, pizzas congeladas, refrigerantes e salsichas.

Além do HCPA e da UFRGS,  integram a campanha o Conselho Regional de Medicina (Cremers), o Conselho Regional de Nutricionistas da Segunda Região (CRN-2) e a Associação Gaúcha de Nutrição (Agan). Além deles, manifestaram apoio à iniciativa o Conselho Regional de Odontologia do RS, a Faculdade de Medicina da UFRGS, o Colégio Estadual Julio de Castilhos, o Colégio de Aplicação da UFRGS, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) e a ADUFRGS.