Início do Conteúdo

Dois pesquisadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foram vencedores do II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell. A professora Sandra Fuchs, indicada na categoria “Doenças Emergentes: novas estratégias terapêuticas e alvos letais”, recebeu o título pela relevância do Estudo Prever, e foi a única gaúcha finalista em sua categoria. O professor Flavio Pereira Kapczinski foi o outro nome reconhecido, na categoria “Saúde Mental: descobertas que facilitam a vida”. 

Ambos fizeram parte dos 14 vencedores do concurso, que tinha uma lista inicial com cerca de 20 mil nomes, entre professores e alunos. Desses, apenas 39 passaram pela fase de voto popular on-line (foram registrados mais de 50 mil votos) e seguiram para a etapa final, onde uma comissão de avaliação composta por pesquisadores seniores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) escolheu os 14 vencedores. 

O Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell tem como objetivos valorizar, incentivar e divulgar trabalhos de inovação em ciências, educação e saúde pública, com foco em prevenção e educação, bem como trabalhos clínicos e outras iniciativas que proponham melhorias em gestão de saúde, ciência e educação públicas e privadas, políticas de prevenção, qualidade de atendimento e tratamento, além de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira. 

Professora Sandra Fuchs  prof. Flavio Kapczinski