Início do Conteúdo

 

O momento político do Brasil traz um enorme risco ao que já foi conquistado em termos de seguridade social pela Constituição de 1988. O corte de direitos sociais foi elencado como um dos desafios à prática dos assistentes sociais, durante a  IX Jornada do Serviço Social do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que aconteceu no dia 6 de outubro. Segundo a professora do curso de Serviço Social da Pucrs, Berenice Rojas Couto, vivemos em um cenário de conservadorismo, privação de direitos do cidadão, individualismo e futuro incerto. “Precisamos pensar em tudo que foi conquistado na última Constituição e tudo que está sendo cortado. Há uma frase que define bem a situação: ‘estão tentando esburacar aquilo que já estava pavimentado’”, afirmou. 

A Constituição de 1988 foi a primeira a adotar medidas assistenciais para a proteção de pessoas em situação de necessidade. No entanto, de acordo com a professora, o que estamos vivendo no Brasil atualmente é mais uma lógica de desproteção do que de proteção. “Diariamente precisamos administrar a pobreza de recursos de uma população que precisa ser atendida e busca na proteção social uma possibilidade de se manter”, lamentou. 

Segundo a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Maria Inês Bravo, a crise que vivemos é uma crise estrutural do capitalismo e uma de suas principais características é o desmonte de políticas sociais. “E esse desmonte não é de agora, ele vem desde os anos 1990, com os governos Collor e FHC.” Na área da saúde, o receio é ainda maior, especialmente com as privatizações e diminuição do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a professora, é preciso resistência e união para que algumas medidas que ameaçam o sistema não sejam concretizadas.

Participaram da mesa de abertura da Jornada o vice-presidente médico do HCPA,  professor Milton Berger; o coordenador do Grupo de Ensino do HCPA, professor José Geraldo Lopes Ramos; a coordenadora do evento, Maria da Graça Lopes; a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-RS), Loiva Mara de Oliveira Machado; e a coordenadora do Grupo de Enfermagem do HCPA, professora Ninon Girardon da Rosa.

Conferência com Berenice Rojas CoutoMesa redonda sobre previdência socialApresentação do coralMesa redonda com Maria Inês Bravo e Rosa CastilhosMesa redonda com Maria Inês Bravo