Início do Conteúdo

 

Público presente no eventoConsiderado um modo muito humanizado de atendimento a pacientes e familiares, os cuidados paliativos foram tema de dois importantes eventos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA): o IV Seminário de Cuidados Paliativos e a II Jornada Porto-alegrense de Cuidados Paliativos, que aconteceram na última sexta e sábado (25 e 26). Com enfoque em assuntos como diretivas antecipadas, desospitalização e interação com a Rede de Saúde, os eventos contaram com a participação de grande público, inclusive da comunidade leiga, que teve um espaço reservado no sábado para discussão e troca de conhecimentos.

“Este é um trabalho que gostamos muito de fazer e é um tema que nos é muito caro. Por isso fico imensamente feliz em ver tanta gente interessada”, disse a coordenadora do Programa de Cuidados Paliativos do HCPA e organizadora dos eventos, Lucia Miranda Moreira dos Santos. A ideia, segundo a médica, foi mostrar ao público uma nova forma de olhar para os cuidados paliativos, que deve iniciar já no diagnóstico da doença e não apenas na fase terminal.

Entre os palestrantes convidados, a geriatra e doutora em Bioética, Claudia Burlá - uma das referências na área -, falou sobre as diretivas antecipadas de vontade e a importância de, já no início da doença, o paciente expor os seus desejos. “As equipes devem buscar sempre as melhores condutas. Temos altas tecnologias disponíveis, que nos auxiliam sobremaneira, mas que infelizmente ainda são utilizadas com pouco pensamento crítico, pouco questionamento”, disse. A especialista também apresentou o jogo Go Wish® (Cartas na Mesa), que ela ajudou a traduzir e que ainda é novidade no país. Trata-se de um importante instrumento para a equipe e para a família, pois estabelece um diálogo para que todos conheçam os desejos do paciente.

Lucia Miranda Moreira dos Santos falando na abertura do evento

Mesa de abertura do evento

Claudia Burlá palestrando

Jornalista Larissa Rosso palestrando sobre o trabalho em ZH