Início do Conteúdo

Depois de 13 anos, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) voltou a quebrar seu recorde anual de transplantes. Em 2025 foram realizados 555 procedimentos, superando a marca anterior de 505, registrada em 2012. O novo resultado foi impulsionado principalmente pela expansão dos transplantes de córnea, fígado e rim.

O Clínicas vem ampliando e qualificando de forma contínua seus serviços na área, o que contribuiu para um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. 

Para o chefe do Serviço de Transplantes, professor Roberto Manfro, o marco é expressivo, mas também destaca a importância da doação de órgãos: “O Clínicas atingiu um patamar significativo nos transplantes, contribuindo no atendimento de uma grande necessidade da sociedade, e isso salva e melhora a qualidade de vida das pessoas.”

Espera

Atualmente, mais de 2 mil pessoas aguardam por um transplante no Rio Grande do Sul. Considerando os principais órgãos e tecidos analisados, o Hospital de Clínicas foi responsável por aproximadamente 27% dos procedimentos realizados no estado em 2025, evidenciando seu impacto na rede de transplantes.

Cada transplante representa uma nova chance de vida e impacta positivamente não apenas os pacientes, mas também nas suas famílias e na sociedade como um todo. O primeiro passo é simples: conversar com a família e manifestar o desejo de doar órgãos.

 recorde_de_transplantes.jpg

Foto: Divulgação/HCPA