Quantas profissões cabem num hospital? Para que tudo funcione perfeitamente, uma gama enorme de profissionais são necessários, até mesmo jornalista e fotógrafo, para contar e registrar o que acontece. No caso do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, são cerca de 11 mil pessoas atuando para atender à saúde da população, ensinar e desenvolver pesquisas.
Para mostrar como é o dia a dia de mães e pais que trabalham aqui, foi promovido o Conhecendo o HCPA, voltado a familiares de funcionárias/os com idades entre 7 e 17 anos. O evento foi dividido em dois turnos e reuniu mais de 200 pessoas. Por meio de sete estações montadas no Bloco C, foram apresentadas atividades e equipamentos das áreas de Engenharia, Processamento de Roupas, Nutrição, Higienização, Enfermagem, Reanimação Cardíaca e Sustentabilidade e Resíduos.
Confira neste vídeo como foi a visita.
Nesses locais, visitantes puderam simular o corte cirúrgico com um eletrocautério, testar um equipamento de videocirurgia, ver como é o cuidado de um bebê numa incubadora, como é realizada a higienização de uma cama hospitalar, saber o que é feito com os resíduos e os animais silvestres encontrados na área da instituição, medir a força da mão num dinamômetro, aprender a fazer uma massagem cardíaca, conhecer o caminho das roupas e enxovais e muito mais.
Após o lanche no Refeitório, também foi possível conhecer a cozinha do hospital, com panelas e utensílios muito maiores que os utilizados em casa. A programação contou também com a oficina de crachá, em que cada participante personalizou sua identificação, e a atividade do Programa Cuidar Também de Quem Cuida Tão Bem, que colocou os participantes em movimento. A animação do grupo ficou por conta dos Doutoriznhos.
Alice Falci, 11 anos, conta que gostou muito de conhecer a área da Nutrição. “É muito interessante conhecer novas áreas e aprender como se faz”, disse. Ela veio com o pai, Diego Rodrigues Falci, médico do Serviço de Infectologia, e o irmão Arthur, 9 anos. “É realmente emocionante estar aqui com eles”, afirmou Diego.
A diretora de Pesquisa, Úrsula da Silveira Matte, e a diretora Administrativa, Ana Paula Coutinho, agradeceram o empenho das equipes que se envolveram por semanas na organização do evento para mostrar, com muito orgulho, o que fazem aqui. “Nós somos um hospital, somos uma empresa, mas a gente tem também a sensação de que somos uma grande família. Em sendo uma grande família, a gente precisa de fato que o hospital pelo menos, num dia no ano, seja a extensão de todas as nossas casas”, falou Brasil Silva Neto, diretor-presidente do Clínicas.
A supervisora de Higienização, Ana Laura Nascimento da Silva, que estava mostrando o seu trabalho junto às colegas, falou sobre o orgulho da função que exerce. “Meu filho me pergunta: quantos pacientes a senhora ajudou hoje? E eu digo: muitos, porque higienizei muitos leitos e sempre com o pensamento que podia ser um familiar meu”, contou.

Turma da manhã

Turma da tarde


















