O professor do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Luis Augusto Rohde foi o primeiro pesquisador baseado na América Lativa a receber o Ruane Child Psychiatry Award na categoria de Psiquiatria da Infância e Adolescência. O reconhecimento internacional concedido pela Brain & Behavior Research Foundation (BBRF), dos Estados Unidos, é considerado o “Oscar” da saúde mental.
Criado há mais de 25 anos, o prêmio é dividido em quatro áreas de destaque: Esquizofrenia, Transtornos de Humor, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Neurociência Cognitiva. Desde então, nenhum latino-americano havia sido selecionado em nenhuma dessas categorias. Os premiados são convidados a apresentar, em um seminário, um resumo de sua trajetória de pesquisa. A cerimônia de entrega ocorre no International Awards Dinner, em Nova York.
“O reconhecimento mostra que a pesquisa desenvolvida no Brasil tem impacto global, especialmente em um campo tão sensível e fundamental como a saúde mental de crianças e adolescentes”, destaca Rohde. O professor desenvolve suas pesquisas e atua no ensino de novos profissionais no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, apontado no ranking da IntelLat (Investigación de Mercados e Inteligencia de Negocios) como melhor Hospital Público da América Latina, e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A Brain & Behavior Research Foundation é referência mundial no incentivo a avanços científicos na área da psiquiatria e já apoiou mais de 5 mil pesquisadores em diversos países. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 24 de outubro.





















