O Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre ficou movimentado neste sábado (25) ao receber dois mutirões de doadores. Um deles, considerado recorde pela Secretaria Municipal de Saúde pela abrangência da ação, contou com a participação de 300 integrantes do grupo Trilha da Vida, formado por jipeiros e praticantes de trilhas off road. Após se encontrarem na orla do Guaíba, os membros saíram em comboio para seis instituições de saúde da cidade. O Clínicas recebeu cerca de 25 doadores.
Organizador da iniciativa, Rafael Polipo, conta que recebeu a pronta adesão dos companheiros de trilhas off road. “Às vezes as pessoas não são doadoras frequentes e precisam de uma ação como esta para incentivar”, disse. As ações são feitas anualmente e a ideia é ampliar o número de ações.
Quem veio dar o exemplo para as filhas Maitê, 6 anos, e Esther, 8, foi o Guilherme Farina Florence, de Guaíba. Junto à esposa Patrícia Perrone Florence, quiseram mostrar às filhas a importância de gestos como estes.
Outra iniciativa foi promovida pelo grupo Amor nas Veias, de Guaíba, que mensalmente organiza mutirões de doação e busca promover essa cultura, inclusive levando a mensagem da importância desse gesto às escolas. Neste sábado, 60 mulheres vieram para a capital fazer a doação em três instituições e 12 delas foram para o Clínicas.
“Quem está com familiar no hospital já tem tantos problemas e a doação de sangue é mais um deles. Então estamos aqui para ajudar a amenizar esse momento”, conta Claudia Jardim Lopes, que organizou o grupo que veio ao Clínicas doar para dois pacientes internados.
Para manter o atendimento adequado às demandas do HCPA, são necessárias 80 doações por dia, mas este número nem sempre é alcançado. Por isso, é importante incentivar a cultura doadora para que o estoque se mantenha no nível necessário. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h, na rua São Manoel, 543, 2º andar. A doação também pode ser agendada pelo site www.hcpa.edu.br.


















