Início do Conteúdo

Estudo revela que a medição da circunferência da panturrilha auxilia na avaliação de riscos clínicos em pacientes hospitalizados 

 

Uma pesquisa desenvolvida no Hospital de Clínicas de Porto Alegre apresentou resultados relevantes sobre a utilização da circunferência da panturrilha (CP) como indicador clínico em pacientes hospitalizados. O estudo demonstra a importância dessa medida na identificação precoce de complicações clínicas.

Foram avaliados 453 indivíduos, com idades entre 46 e 58 anos, considerando o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da panturrilha que foi analisada de duas formas: na forma bruta, ou seja, o valor direto da medida sem nenhum tipo de correção; e na forma ajustada, em que a CP foi analisada levando em conta a influência do IMC, para tornar a comparação mais precisa entre pessoas com diferentes tipos físicos. Os resultados mostraram que a redução da espessura, em ambas as maneiras de análise, está associada a um maior risco de complicações clínicas, como tempo prolongado de internação e aumento da mortalidade hospitalar.

Segundo a pesquisadora Larissa Maffini, “o ideal é que faça a circunferência de panturrilha tanto corrigida (pelo IMC) quanto não corrigida. As duas estão relacionadas a desfechos negativos como óbito intra-hospitalar e tempo de internação prolongado”.

Pacientes com valores reduzidos apresentaram maior probabilidade de permanecer internados por mais de cinco dias e de evoluírem para óbito durante a hospitalização. Entre as formas de avaliação analisadas, a medida bruta apresentou a melhor exatidão para prever a mortalidade hospitalar.

O impacto dos resultados:

De acordo com a pesquisadora, a medição da CP já vem sendo estudada e utilizada em alguns contextos clínicos. No entanto, ainda não havia pesquisas específicas à saúde de pacientes hospitalizados. Em indivíduos com sobrepeso ou obesidade, a medida se mostra especialmente útil diante das limitações de outros exames. A identificação precoce da perda de massa muscular por meio da circunferência da panturrilha pode orientar interven  ções nutricionais e de reabilitação, contribuindo para melhorar o prognóstico e reduzir complicações clínicas.

A pesquisa Calf circumference is a useful muscle mass marker for predicting length of stay and mortality: A secondary analysis of a cohort study in hospitalized individuals, de autoria de Larissa Farinha Maffini, Tatiana Pedroso de Paula, Gabrielle Maganha Viegas, Gabriela Correa Souza e Thais Steemburgo foi publicada na edição de outubro na revista Nutrition

 img_2551_1.jpg

Foto: Ana Carolina Rosa do Nascimento/HCPA