O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está realizando até o fim de novembro um Treinamento Multiprofissional de Via Aérea Difícil, no Bloco Cirúrgico, voltado para situações críticas em que a comunicação e o trabalho em equipe são essenciais. A ação ocorreu por meio da Diretoria de Ensino, do Serviço de Anestesia e do Serviço de Enfermagem Cirúrgica.
O treinamento segue o modelo de manejo de crise, com simulações que estimulam habilidades de comunicação e compartilhamento de mapas mentais, permitindo uma atuação coordenada diante de emergências. Participam da atividade técnicos de Enfermagem, enfermeiros, cirurgiões, anestesistas e residentes, em uma experiência in situ — casos práticos simulados dentro do próprio ambiente de trabalho, aproximando o aprendizado da realidade hospitalar.
“Essa iniciativa mostra como integramos Ensino, Assistência e Inovação, reforçando nosso compromisso com a segurança do paciente e a formação de profissionais de excelência.”, ressalta a diretora de Ensino, professora Luciana Cadore Stefani.
Em parceria com o NITT/HCPA, foi desenvolvido um módulo móvel de via aérea difícil que organiza os planos de atendimento em três etapas: intubação, via aérea alternativa e via aérea cirúrgica. A iniciativa busca padronizar e otimizar o manejo da via aérea e será expandida para o Centro de Simulação, podendo atender outras instituições futuramente.