Uma gama de temas relacionados à diversidade foram debatidos no Clínicas na última semana, reforçando o compromisso da instituição com políticas públicas de inclusão e equidade. De 8 a 15 de setembro, palestras, mesas redondas e roda de conversa promoveram a reflexão sobre como tornar a inclusão e o respeito presentes no dia a dia, abordando ainda o papel das potências negras, as masculinidades, a equidade de gênero, o intraempreendedorismo feminino e a neurodiversidade.
A arte também teve espaço com a atividade cultural que reuniu música e poesia com talentos da casa: Everton Soares, Rosane Araújo e Tiago Dalcin, acompanhados do poeta, escritor e radialista Rony Moreira, que apresenta o programa Negros Encontros da rádio Negritude Web. A Semana da Diversidade foi organizada pelo Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão e pelo Programa de Ações Antirracistas e o conteúdo está disponível na playlist de Diversidade e Inclusão do canal do HCPA no Youtube (acesse aqui).
Na abertura da atividade, o diretor-presidente do HCPA, Brasil Silva Neto, destacou o quanto a iniciativa é importante para a instituição e que se soma às demais realizações que promovem a luta contra o preconceito. “Reforço o nosso compromisso institucional com o respeito, a diversidade, a equidade e a inclusão, e de não tolerar qualquer tipo de preconceito. A gente quer promover um ambiente feliz e afetivo de trabalho, valorizando as competências de cada um”, afirmou.
A programação contou com uma seleção especial de palestrantes: os representantes do Instituto Papo de Homem José Ricardo Ferreira de Oliveira e Rafael Muniz Stein; o fundador da Conexão Diversa, Matheus Felipe; o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Gustavo Borba; a CEO da Bee Touch, Ana Carolina Peuker; e a coordenadora do Programa de Incubação Starts-HCPA, Wendy Carraro.
O tema das potências negras foi apresentado pelo professor da Fadergs Claudio Soares dos Santos e pelo fundador da JG Consultoria, Treinamento e Soluções para Promoção da Igualdade Racial, Juliano de Castro Guedes, enquanto a neurodiversidade no trabalho foi abordada pela psiquiatra da Infância e Adolescência e professora do HCPA/UFRGS Ana Soledade Graeff Martins e pelo fundador da Girassol Exames Domiciliares, Márcio Costa.