Os professores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Maria Inês Schmidt e Roberto Giugliani serão homenageados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs) no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025, que está na 15a edição.
Maria Inês será condecorada na categoria Pesquisador Destaque em Ciências da Saúde. Professora do Serviço de Pesquisa Clínica, ela é coordenadora do Centro de Investigação ELSA no Rio Grande do Sul (CI – RS), sigla para o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa), investigação multicêntrica de coorte composta por 15 mil funcionários de seis instituições públicas brasileiras.
Medalha- Roberto Giugliani receberá a Medalha Mérito Sylvio Torres. A condecoração máxima leva o nome do médico veterinário e cientista, um dos fundadores da Fapergs. Segundo a instituição, a honraria se dá pela "trajetória extraordinária na promoção da ciência e tecnologia do Estado”. Giugliani é fundador e membro do Serviço de Genética Médica. Também coordena o Grupo de Pesquisa Clínica em Genética Médica do Centro de Pesquisa Clínica (CPC), o Laboratório BioDiscovery, do Centro de Pesquisas Experimentais (CPE) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Multiômica Aplicada à Saúde de Precisão (INCT-IMASP), todos no HCPA.
A entrega acontece dia 21 de outubro, às 19h, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS.
Neste ano, o tema escolhido para o prêmio é “Ciência para a Reconstrução e Resiliência”, visando reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. Ao todo são 14 categorias de premiação.