Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) iniciou, nesta quinta-feira (4), a capacitação de bolsistas negras e negros contemplados no Programa de Inclusão Científica do projeto Saúde da População Negra. A diretora de Pesquisa, Ursula Matte, apresentou os dez selecionados e os projetos nos quais irão atuar.

 

20250904_122528.jpg

 

O programa foi lançado em abril de 2025 em parceria com o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão, o Programa de Ações Antirracistas e a Fundação Médica (FundMed). Ao todo, 75 pessoas se inscreveram para disputar as dez bolsas oferecidas para profissionais de nível médio que têm como foco apoio em pesquisas voltadas à saúde da população negra. O diretor-presidente, professor Brasil Silva Neto, valorizou o empenho de todos e ressaltou o apoio institucional à proposta.

 

whatsapp_image_2025-09-04_at_14.21.14_copia_1.jpeg

 

Os bolsistas receberão qualificação para atuar em seis linhas temáticas: epidemiologia, acesso aos serviços de saúde e qualidade do cuidado, genética e ancestralidade, doenças infectocontagiosas, doenças crônicas e atenção integral à saúde da mulher negra. Além de integrarem os projetos, eles passam agora por um processo de formação para se tornarem futuros pesquisadores, ampliando a diversidade no campo científico.