Início do Conteúdo

Na copa do terceiro andar, o barulho e o cheirinho da carne fritando na chapa foi o primeiro sinal de que a tarde seria deliciosa. Queijo, pão e temperos completaram a receita, que tinha um ingrediente a mais: a solidariedade. No comando, o empresário Hélio de Campos Nelsis doou a tarde de trabalho e a empatia com quem enfrenta um câncer:

- Minha mãe está fazendo a última quimioterapia. Sei que é difícil, mas no final dá tudo certo.

Quando os hambúrgueres começaram a chegar na sala da recreação da Oncologia Pediátrica, Ben-Hur Rodrigues, de seis anos, era um dos mais animados. Enfrentando a quarta internação, ele manteve o apetite mesmo com as aftas que surgiram em decorrência da quimioterapia. Colocou o queijo, a alface, apertou o pão com as mãozinhas e entregou para a mãe, Jéssica Cardoso, o primeiro pedaço. Depois comeu o restante.

O momento também fez Catiane dos Santos, moradora da periferia de Porto Alegre, ter acesso a algo que raramente consome - enquanto o Yohan, de um ano, se deliciava apenas com a mamadeira. Também proporcionou que Pamela Lisboa e o filho Davi, de 12 anos, revivessem os finais de semana em Lajeado, quando ela fazia lanches para cada os três filhos:

- A gente tá longe da família, né… é uma forma de nos acolher.

O tratamento quimioterápico pode alterar o paladar e o olfato, além de tirar o apetite. Mas lanches assim são muito bem recebidos pelos pacientes. Além de estimular a fome, reforçam conexões:

- Isso aproxima os pacientes da equipe assistencial. Eles também percebem que são vistos como pessoas na sua integralidade, não como um corpo que precisa apenas de remédios -  explica a chefe da Unidade de Internação da Oncologia Pediátrica, Mariana Michalowski. 

Para uma ação assim acontecer, várias áreas do HCPA se envolveram: Nutrição, Medicina, Psicologia, Enfermagem e os profissionais da Educação Física e Terapia Ocupacional. Mas se a solidariedade não estiver na receita, nada se concretiza. Por isso, empresários interessados em doar porções generosas de alegria - oferecendo lanches como sorvetes, galetos e pizzas - são muito bem vindos. A sala de recreação da Oncologia Pediátrica, onde acontecem esses eventos, já tem um projeto de reforma pronto, e está arrecadando doações para executar a obra

Confira as fotos: