A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Márcia Barbosa, visitou nesta quinta-feira (14) as obras do Centro Integrado de Tecnologia e Inovação (CITI), prédio que vai abrigar as áreas de Tecnologia da Informação da universidade e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A reitora visitou o quinto e o sexto andares, onde vão funcionar o datacenter, o Centro de Supercomputação (Cesup), o Centro de Processamento de Dados e o Centro de Operações de Rede (NOC) da UFRGS e do HCPA.
Além da modernização de equipamentos e serviços, o datacenter vai otimizar a área física usada pelas instituições no processamento de dados. O prédio possui piso elevado, adaptado para o manuseio de cabos de rede e servidores, quatro potentes geradores e teto impermeabilizado.
As obras iniciaram em 2013, foram paralisadas em 2018 e retomadas no início deste ano. A obra do datacenter, no sexto andar, tem previsão de ser finalizada até outubro.
A visita foi acompanhada pelo diretor-presidente do HCPA, Brasil Silva Neto, membros da Diretoria Executiva e pela presidente do Conselho de Administração do HCPA, Lúcia Kliemann. A reitora também conheceu o segundo andar do prédio, que vai sediar o parque tecnológico HCPATec. Os dirigentes destacaram a importância da parceria. “Vir até aqui foi importante para ver como a obra está se encaminhando e para ver o tipo de ciência e de projetos que vamos desenvolver aqui”, disse Márcia. “É um esforço conjunto para implementar o datacenter, que é estratégico para as duas instituições”, finalizou Silva Neto.
Lúcia, Brasil e Márcia durante a visita
Fotos: Clóvis Prates/HCPA