Início do Conteúdo

Nesta terça-feira (15), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) recebeu desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para conferir o andamento das obras do novo Centro Integrado de Oncologia (Cionco). A comitiva foi liderada pelo presidente do Poder Judiciário, desembargador Alberto Delgado Neto, e foi recebida pela diretoria do hospital. A agenda incluiu uma prestação de contas e a vistoria da área em obras.

whatsapp_image_2025-07-15_at_12.24.41.jpeg

O projeto do Cionco conta com R$ 20 milhões destinados pelo Tribunal de Justiça, em alinhamento com as secretarias da Saúde do Estado e do município de Porto Alegre, para investimentos em estrutura, mobiliário e equipamentos. Quando concluído, o centro permitirá ampliar de forma significativa o número de consultas oncológicas e oferecer um novo modelo de assistência integrada. 

Durante a visita, o professor Brasil destacou a importância do apoio recebido. “Agradecemos porque este projeto traz um novo tipo de atendimento oncológico e um novo modelo assistencial. O paciente estará bem acompanhado e terá acesso a todos os especialistas, permitindo decisões mais ágeis e menos tempo entre o diagnóstico e o tratamento. O apoio do Tribunal de Justiça desta forma transforma paradigmas.”

O presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, também ressaltou a motivação da iniciativa.  “Tudo começou na gestão da desembargadora Iris, com o objetivo de investir recursos em algo que efetivamente ajudasse as pessoas. Escolhemos a área Oncológica porque o prazo é determinante. O Poder Judiciário não faz justiça apenas nos processos, por isso iniciamos este projeto e ficamos felizes com o que vimos aqui.”, comentou.

Acompanharam a visita a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira;  a juíza corregedora Nádja mara Zanella; o assessor especial do TJRS Ivandre Medeiros; o diretor médico, professor Luis Eduardo Rohde; a diretora administrativa, Ana Paula Coutinho; a diretora de Enfermagem, professora Eneida Rabelo da Silva; a diretora de Pesquisa, professora Ursula Matte; e os assessores Guilherme Geib e Paulo Kalil.