Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) promoveu, nesta terça-feira (15), a palestra “O que o Dia da Discrimanção Racial representa na vida da população negra?”, integrando a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, em 3 de julho. O tema foi abordado pelo advogado especializado em compliance Fabiano Machado da Rosa, que também é escritor, professor e coordenador do Comitê de Auditoria da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

O convidado falou sobre situações de racismo e preconceito no dia a dia da população negra e também no âmbito profissional. Destacou que os tempos mudaram, não sendo mais aceitas atitudes desrespeitosas que antes eram normalizadas. “O desafio externo (às empresas) é aumentar o quanto for possível a pluralidade de pessoas. O desafio interno é melhorar a forma como nos relacionamos interpessoalmente”, frisou. 

Ele contou que, há 22 anos, quando conheceu sua esposa, que é enfermeira, entrou no mundo da saúde. “Passei a compreender o quanto aqui se vive no limite e o quanto precisamos respeitá-los e respeitá-las, compreender a jornada, que é difícil, sem que com isso se crie uma zona de exclusão e que, mesmo sendo difícil, não tenhamos que dar passos à frente”, afirmou. 

O diretor-presidente do Clínicas, Brasil Silva Neto, agradeceu a empatia do palestrante com o contexto de uma instituição de saúde. “A importância de ter um dia como hoje é fazer com que a gente pense em todos os dias da instituição, para que o respeito e o combate à discriminação sejam algo automático, direto e espontâneo das pessoas que vivem dentro da organização”, destacou. 

A diretora de Pesquisa, Ursula Matte, citou as ações afirmativas desenvolvidas pela instituição, como o edital de fomento à pesquisa em saúde da população negra e as bolsas de inclusão científica, ambas iniciativas voltadas a profissionais negras e negros da comunidade interna.

A  facilitação do evento foi feita pela fisioterapeuta do HCPA Janayna Rodembuch Borba, integrante do Programa de Ações Antirracistas (PAA), da Comissão de Aferição e do Grupo de Estudos Afro-Brasileiros do HCPA. A iniciativa foi organizada pelo PAA, pelo Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio e pelo programa Cuidar Também de Quem Cuida Tão Bem.  

A palestra está disponível no canal do HCPA no Youtube. Clique aqui para assistir.