Início do Conteúdo

Em cerimônia realizada no Salão Nobre do gabinete da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcia Barbosa, a nova direção da Faculdade de Medicina (Famed) foi empossada nesta quarta-feira (14) para o período de gestão de 2025 a 2029. Assumiram como diretora a professora Cristiane Bauermann Leitão e como vice-diretor o professor Leandro Meirelles Nunes, que também atuam no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) nos serviços de Endocrinologia e Metabologia e de Neonatologia, respectivamente.

O HCPA foi representado no evento pelo diretor-presidente, Brasil Silva Neto, pela diretora administrativa, Ana Paula Coutinho, pela diretora de Enfermagem, Eneida Rejane Rabelo da Silva, e pela chefe do Serviço de Pós-Graduação, Gabriela Corrêa Souza, que representou a diretora de Ensino, Luciana Stefani. O Clínicas, como hospital universitário, é vinculado academicamente à UFRGS, sendo campo de prática para 14 cursos da instituição. Em 2024, recebeu 1.280 estudantes para a realização de atividades acadêmicas.

Ao deixar o cargo que exerceu nos últimos oito anos, a professora Lúcia Kliemann recordou os desafios enfrentados, como a pandemia e a enchente de 2024, e as conquistas obtidas, como a nota máxima (5) na mais recente avaliação do Ministério da Educação, ressaltando o apoio que sempre recebeu do HCPA. “À nova gestão, desejo que trabalhem com harmonia, confiança, visando sempre ao bem comum, e jamais esquecendo que a nossa missão é a de formar profissionais competentes que possam melhorar a saúde e a qualidade de vida da nossa sociedade”, disse.

Cristiane falou sobre a sua trajetória na Universidade, desde o ingresso na faculdade em 1993, e das possibilidades que a instituição lhe proporcionou. “Vamos trabalhar com dedicação para que os estudantes da Famed recebam o que eu recebi: senso de pertencimento, orgulho de fazer parte dessa comunidade e todas as competências necessárias para alcançar os sonhos que eles ainda nem ousaram sonhar”, declarou.

A cerimônia encerrou com a fala da Reitora, destacando o protagonismo feminino na gestão que encerra e na que inicia e o que está por vir. “A aceleração das mudanças climáticas traz o desafio das incertezas do que vamos enfrentar daqui para diante, como temos que estar preparados como universidade e igualmente preparando a força de trabalho para enfrentar essas situações. E isso é uma grande responsabilidade”, afirmou Márcia.