Em um movimento para promover a diversidade e a equidade, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) lançou o Edital nº 7/2025 de Bolsas de Inclusão Científica. A iniciativa é parte do projeto Saúde da População Negra: pesquisa e inclusão, que busca fomentar a participação de funcionários negros do HCPA em projetos de pesquisa. O objetivo é promover melhorias nas condições de saúde destas pessoas, atuando na redução das desigualdades e na ampliação do acesso a cuidados de qualidade, ao mesmo tempo em que se consolida a inclusão de profissionais negras(os) do HCPA no cenário da pesquisa científica.
Com um montante total de R$ 201.600,00 disponível, o edital prevê a concessão de até 12 bolsas, cada uma no valor mensal de R$ 700,00, com duração máxima de 24 meses. As bolsas se destinam exclusivamente a funcionários de nível médio do HCPA que se autodeclarem negros (pretos ou pardos) e que atendam aos critérios de seleção. “A iniciativa busca contribuir para a iniciação, formação e engajamento desses funcionários em atividades de pesquisa, despertando a vocação científica e incentivando talentos”, explica a diretora de Pesquisa, professora Ursula Matte.
O processo seletivo detalhado, está disponível neste link e o período de inscrições vai até 2 de junho,às 17h. A Dipe, em parceria com o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão, o Programa de Ações Anti Racistas e com apoio da Fundação Médica (FundMed), busca transformar o cenário de desigualdades relacionadas ao racismo estrutural no âmbito da pesquisa acadêmica.