Na manhã desta terça-feira (15/4), foi realizado o II Café da Manhã com o Banco de Tecidos Oculares, evento promovido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A cerimônia foi uma celebração para os profissionais da área de transplantes, que necessitam de muita empatia, humanidade e compromisso com cada etapa desse processo tão sensível e transformador. A confraternização reconheceu o esforço diário de quem acolhe famílias em momentos de dor, orienta com empatia, respeita decisões e, sobretudo, ajuda a devolver a luz aos olhos de quem necessita.
A bióloga Eduarda Correa Freitas, do banco de multitecidos do Hospital de Clínicas, destacou que no ano de 2024, a meta estabelecida de 216 doadores de tecidos oculares foi não apenas batida como ultrapassada, chegando a 251. Ela também enfatizou que 2025 será promissor, pois já foram atingidos mais de 122 doadores, cerca de 46% da meta total até o início do mês de abril.
A paciente Deise Zanin, transplantada bilateral de córneas, relatou sua experiência antes da cirurgia, dando destaque a rapidez com que foi chamada e como o transplante mudou sua vida. Deise também elogiou e agradeceu a equipe, relatando toda a qualidade do tratamento e atendimento, além de salientar a importância da doação e como esse ato sensível pode mudar a vida de uma pessoa completamente.
O diretor-presidente do hospital, Brasil Silva Neto, ressaltou a melhora e o aumento dos números de doadores e transplantes realizados, e que as dificuldades que surgiram durante a pandemia estão sendo superadas, porém, ele alerta que ainda existe uma grande fila de espera de receptores. No final da cerimônia, a chefe do Programa de Transplante de Córneas, Professora Diane Marinho, realizou a entrega de presentes e mimos para todas as equipes de diferentes hospitais e organizações que atuam em favor de transplantes. Você pode conferir as fotos do evento pelo link
Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza II Café da Manhã com o Banco de Tecidos Oculares
