O diretor-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil Silva Neto , foi um dos palestrantes do South Summit Brasil, evento sobre inovação e tecnologia que acontece em Porto Alegre. Ele participou de um talk chamado Health Industry Reshaped. O objetivo foi debater as mudanças no setor de saúde, a partir das tecnologias médicas de ponta e de novas abordagens em educação e gestão de pacientes. Também participaram a diretora no Brasil da Siemens Healthineers Adriana Costa e o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Fayeq Parrini Mutqlaq. A mediação foi de sócio fundador da Longex, Jurandi Bettio.
Os palestrantes iniciaram falando das dores que enfrentam na área da saúde. Brasil Neto citou a incerteza orçamentária e a falta de um planejamento de longo prazo. "Outra das nossas dores é almejar que o sistema seja mais inclusivo e que tenha acesso de melhor qualidade. Mas, ao mesmo tempo a gente se sente desafiado a buscar soluções", ponderou.
Os palestrantes também foram convidados a falar sobre como conduzir as instituições para os próximos anos. O diretor citou a integração com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul como um dos norteadores para a inovação. Para Brasil, o aplicativo Meu Clínicas, que realiza consultas e fornece o resultado de exames e o sistema de gestão hospitalar AGHUse são exemplos de integração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o hospital. "O AGHUse é acessível a todos da comunidade de desenvolvimento composta pelo HCPA e demais gestores, que dividem e compartilham conhecimento em tecnologia. Isso vem da Universidade e está no DNA do hospital", afirmou.
Por fim, o diretor falou sobre a formação de lideranças. Disse que um líder começa a ser formado na interação com os líderes atuais, onde a condução precisa ser clara e que também precisa haver a percepção de que nem sempre as lideranças estão completamente prontas, por isso precisam ser construídas e capacitadas. Segundo Silva Neto, o HCPA tem líderes com diferentes perfis. "Temos que olhar e trabalhar para identificar potenciais líderes a partir da cultura da instituição. Mas o importante é ter a noção de que se lidera pelo exemplo", finalizou.
Diretor Brasil Silva Neto durante palestra.
Foto Clóvis Prates/HCPA