Início do Conteúdo

Em 11 de março de 2020, Tedros Adhanom, diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarava que o aumento de casos de infectados pelo coronavírus configurava uma pandemia. Apenas cinco dias após, em 16 de março, foi confirmado o primeiro caso de covid-19 no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Até março de 2025, foram atendidas 9.597 pessoas com covid-19 no hospital.

Para o diretor-presidente, professor Brasil Silva Neto cabe um reconhecimento a todos os profissionais, professores, pesquisadores, estudantes, parceiros, voluntários, de todas as áreas que compõem o HCPA, por sua contribuição. “O principal legado da pandemia é a certeza que temos de ter atuado corajosamente pela saúde da população, empregando todos os esforços para atendimento dos casos mais graves da doença, entregando qualidade de excelência a todos”, afirma. 

 A primeira paciente foi uma mulher que ingressou no HCPA pela Emergência e foi internada no 6º Sul. Na época, o Clínicas emitia diariamente o Boletim Coronavírus que, na edição do dia 17 de março, compartilhava com toda comunidade interna a informação de que o primeiro caso positivo havia sido confirmado no dia 16. Foi o início de uma longa e difícil jornada em que o Clínicas, um hospital público e universitário, emergiu ainda mais forte e firme em seu propósito.

Em 2021, ainda antes dos piores momentos da pandemia, a Coordenadoria de Comunicação produziu o documentário Covid.Doc - Uma jornada pela vida, que deu voz ao grupo que liderava o combate à Covid, organizando as ações do hospital em diferentes frentes. Confira o material neste link.