A diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell, assinou, nesta terça-feira (28), o termo de compromisso que marca a participação do hospital na 7ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do Trabalho e Emprego, a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O evento que formalizou a adesão de 103 empresas públicas e privadas ao programa ocorreu em Brasília (DF) com a presença de autoridades, como a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e representantes de empresas e organizações parceiras. A iniciativa busca fomentar práticas de equidade de gênero e raça na cultura organizacional, com foco nas áreas de gestão e recursos humanos.
As empresas que assinaram o termo comprometem-se em implementar as iniciativas apresentadas em seus planos de ação para os próximos dois anos. Ao fim do período, as instituições devem demonstrar os resultados alcançados para obter o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.
A participação do HCPA tem como objetivos reforçar o compromisso institucional com a promoção de relações de valorização e respeito às pessoas, com o fomento de um ambiente interno isento de preconceito e discriminação, promovendo e reconhecendo a diversidade.
A adesão ao programa integra as iniciativas do Movimento pelo Respeito, que, desde 2022, tem promovido ações para reforçar o combate a qualquer tipo de violação dos direitos humanos, preconceito, racismo, discriminação ou assédio. Saiba mais sobre o movimento clicando aqui.