O ex-residente do HCPA e atual diretor de Desenvolvimento de Produtos no Mass General Brigham Data Science Office (DSO), Marcio Aloisio Bezerra Cavalcanti Rockenbach, foi o palestrante do SinergIA: HCPA, Academia e IA para Saúde, realizado nesta sexta-feira, 22, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O Mass General/Brigham tem sede em Massachusetts, nos Estados Unidos, é composto por dois dos mais renomados e importantes hospitais do mundo. O complexo reúne outros 16 centros médicos e tem investimento anual de dois bilhões de dólares em pesquisa.
Usando como exemplo a criação de um algoritmo para identificar câncer de próstata a partir de exames de ressonância magnética, Rochenbach falou sobre as etapas de desenvolvimento de um modelo de IA. Também explicou as aplicações clínicas desses modelos, que podem auxiliar, por exemplo, a prever o desfecho mais provável para o paciente.
Mas segundo Rochenbach, desenvolver o modelo é só uma parte do processo. "É preciso pensar nas normas de qualidade e certificações que possam reduzir riscos e garantir a segurança do produto. E, depois disso, pensar no modelo de negócios. Nos EUA ainda tem muita discussão sobre isso", afirmou. A próxima parte, conforme ele, é a da implementação clínica do modelo e financiamento.
Atualizações - o evento também serviu para contextualizar o uso da Inteligência Artificial pelo HCPA. O coordenador da Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação, André Mena Ávila, apresentou os sistemas usados atualmente, como o AGHuse e o aplicativo Meu Clínicas. “Temos uma riqueza muito grande de dados coletados, e com o uso da IA vamos ter muito retorno”, afirmou.
Já o Centro de Ciência de Dados, recentemente criado, trabalha com os dados coletados no hospital para desenvolver projetos. O centro já está gerando painéis específicos para áreas como linha de cuidados para transplantados e na Emergência. Além disso, conforme o Assessor de Operações Assistenciais Rodrigo Pires Santos, o Centro tem usado a IA para criar um protocolo que permita futuramente prevenir casos de infecções por sepse, uma das maiores causas de morte em hospitais.
O evento pode ser assistido no link https://youtu.be/y0uBXLbEsgI.
Márcio Rochenback