Início do Conteúdo

A formatura da Residência Multi e Uniprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que aconteceu nesta quarta-feira (28), foi marcada por demonstrações de emoção e compromisso com o serviço público. Longos abraços e pulos com o certificado recebido demonstraram a alegria dos cinquenta residentes que finalizaram a etapa.

Em sua última formatura como diretora-presidente do Hospital, a professora Nadine Clausell disse ter orgulho da trajetória do HCPA na integração dos profissionais de diferentes áreas para o cuidado com os pacientes. “Nos países com sistemas públicos mais robustos é assim”, disse ela. Citou como exemplo os rounds (encontros técnicos) multidisciplinares, em que várias especialidades se reúnem para discutir casos complexos. A Residência Multiprofissional está completando 15 anos. “É simbólico ver o crescimento e a maturidade da Residência Multi. Ela é a cara de um hospital que precisou se modernizar, é uma formação extremamente necessária”, completou.

O Coordenador da Comissão de Residência Multi e Uniprofissional em Saúde do Clínicas (Coremu), professor Luiz Fernando Alvarenga, disse esperar que os formandos levem o que o HCPA tem de melhor e mais humano. “As vidas que vocês cuidaram desejam muita saúde para vocês. Vocês são o resultado do investimento público para e pelo Sistema Único de Saúde” lembrou ele, despedindo-se com um “abraSUS”. 

A Diretora de Ensino, Luciana Cadore Stefani, reforçou o compromisso do HCPA com a qualificação dos profissionais, a partir da criação formal da Diretoria, em 2022. E fez um pedido: “Construam um sistema de saúde melhor. Vocês podem melhorar o lugar onde vão trabalhar”, disse ela. 

A solicitação foi compreendida pelos formandos. Na mensagem final da formatura, os oradores Aléxia Aires e Gabriel da Motta relembraram os desafios para a conclusão dos estudos, mas garantiram: “Nos encontraremos onde o nosso povo mais precisar”.

Durante a solenidade houve também um momento de homenagem à ex-coordenadora da Coremu, que assumiu a chefia de serviço de pós-graduação do HCPA, Gabriela Corrêa Souza. Emocionada, ela agradeceu a todos da equipe responsável pela Residência.

As fotos do evento estão disponíveis neste link.

 

24-2-28_formatura_dos_residentes_multi-6.jpg