Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre reforça o pedido por doadores de sangue para o período de carnaval. Em feriados prolongados, a tendência é de redução do número de doações, que são fundamentais para a continuidade dos atendimentos. Por isso, o ideal é que as doações sejam feitas ainda nesta semana anterior ao feriado.

O Banco de Sangue do HCPA estará aberto no sábado (10/2) das 8h às 12h e fechado na segunda e na terça-feira (12 e 13/2). A reabertura acontece na quarta-feira de cinzas (14/2), a partir das 14h. O endereço é Rua São Manoel 543, 2º andar. O telefone de contato é (51) 3359-8504. 

 O que é preciso para doar sangue:

• estar em boas condições de saúde; 
• ter idade entre 16 e 69 anos - candidatos a doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; 
• pesar no mínimo 50 kg (com desconto de vestimentas); 
• o limite de idade para a primeira doação é de 60 anos; 
• não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; 
• ter dormido pelo menos seis horas antes da doação; 
• não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; 
• não fumar pelo menos duas horas antes da doação;
• estar hidratado;
• apresentar documento oficial de identidade com foto. 

   doacao_de_sangue_carnaval_feed_2_1.jpg